A Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.
Todas as iniciativas da FJLES buscam contribuir com os 17 ODS. Para tanto, definimos que, durante a atual década (2020-2030), participaremos, prioritariamente, dos seguintes:
2 – Fome zero e agricultura sustentável – “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”
3 – Saúde e bem-estar – “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”
4 – Educação de qualidade – “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”
16.2 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes – “Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças”
De forma complementar, co-participamos ainda das ODSs 1 (Erradicação da pobreza), 6 (Água potável e saneamento), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e 11 (Cidades e comunidades sustentáveis).
Já a ODS 17 (Parcerias e meios de implementação), que prevê “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”, será transversal às nossas ações.
Nosso programa de compliance, criado em abril de 2023, colabora para disseminar boas práticas anticorrupção no nosso terceiro setor e, em especial, para nossa cadeia de fornecedores.
Em 2023, a FJLES investiu R$ 6,5 milhões em 52 iniciativas no Brasil (sendo 13 no Norte ou Nordeste), distribuídos em três programas, da seguinte forma:
Programa Saúde Infantil
Recebeu a maior parte do recurso (80%), envolvendo iniciativas que lidam diretamente com crianças e adolescentes. São exemplos o Busca Ativa Vacinal, do UNICEF, e o edital Territórios Clínicos, com a Fundação Tide Setubal, para atendimento psicológico em periferias de São Paulo.
Nesse programa, o investimento foi repartido em diferentes áreas:
- 26% para segurança alimentar
- 25% para temas transversais
- 13% para prevenção e combate à violência
- 11% para imunização
- 5% para saúde mental
Programa Estímulo à Cultura de Filantropia
Recebeu 14% dos investimentos, com apoio a associações, institutos e movimentos voltados ao fortalecimento institucional do terceiro setor.
Programa Comunidades Saudáveis
Com 6% dos recursos, investiu em melhorias de espaços verdes urbanos em São Paulo e no trabalho voluntário em prol de crianças hospitalizadas ou em serviços de acolhimento institucional.
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org
Ao integrar o Pacto Global, nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos Dez Princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br
O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003 e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br