Home 9 Nosso Trabalho 9 Estímulo à Cultura da Filantropia

Estímulo à Cultura da Filantropia

Na nossa jornada pela melhoria da saúde infantil no país, entendemos que entidades privadas, organizações sociais e a população como um todo têm, sim, um grande potencial de influenciar o poder público e de concretizar mudanças. Além da atuação em conjunto para a realização de projetos, identificamos a necessidade de promover a cultura da filantropia, ainda muito ligada a esforços pontuais em casos de calamidades.

Mudar isso demanda um esforço coletivo contínuo de instituições idôneas, e é por isso que atuamos em parceria com organizações do setor para fortalecer a filantropia no Brasil.

Apoio a organizações e iniciativas de infraestrutura do setor

IDIS

Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social: apoiamos e patrocinamos iniciativas do IDIS desde 2015, tendo como destaques o Fórum de Filantropos e Investidores Sociais, a Pesquisa Doação Brasil e a Coalizão pelos Fundos Filantrópicos.

ABCR – Associação Brasileira do Captadores de Recursos

Apoiamos seu programa de advocacy desde sua criação em 2018 que tem em seu escopo o fim do ITCMD (imposto sobre doação de interesse público), o Dia de Doar, a Coalizão de OSCs para o GAFI, Marco Bancário da Doação, entre outros assuntos relacionados a doação e seu processamento.

MCD – Movimento por uma Cultura de Doação

Apoiamos o fortalecimento do movimento, a força tarefa que estabeleceu as diretrizes para o desenvolvimento da cultura de doação no país, bem como integramos o comitê coordenador do movimento. Mais informações em www.doar.org.br.

Estudo Econômico da Contribuição Econômica do Terceiro Setor (SITAWI e MCD)

Apoio para a realização de um estudo a ser conduzido pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisa Econômica para estimar os impactos iniciais, diretos, indiretos e induzidos das atividades do terceiro setor, para o Brasil e para as 27 Unidades da Federação, nas seguintes variáveis: Produto Interno Bruto (PIB); Valor bruto da produção; Valor adicionado; Empregos; Geração de renda; Impostos indiretos arrecadados (inclui IPI, ICMS, ISS e outros).

Somos Associados

GIFE (Grupo de Fundações, Institutos e Empresas)

APF (Associação Paulista de Fundações)

WINGS (Worldwide Initiative for Grantmaking Support)

Catalyst 2030 – Collaborating to achieve the SDGs

SYNERGOS

Núcleo de Pesquisa

Antes de conseguirmos traçar o caminho do fortalecimento da cultura de doação, percebemos uma lacuna nos dados sobre o setor. Esta falta nos sinalizou uma oportunidade: criar então um grupo de pesquisa dedicado a analisar o cenário da filantropia brasileira, com o objetivo de as identificar barreiras e possíveis atalhos da nossa jornada.

Quem Somos

Saiba Mais

Biblioteca

Saiba Mais

Notícias

Saiba Mais