Home 9 Nosso Trabalho 9 Investimento na Saúde Infantil

Investimento na Saúde Infantil

Sabemos que a melhoria da saúde das crianças e adolescentes brasileiros é uma questão complexa – e para a qual não cabem, portanto, soluções rápidas ou pela metade. O que precisamos é de um conjunto diverso de medidas capazes de combater efetivamente os diferentes fatores que impedem nossos pequenos de desenvolverem plenamente o próprio potencial.

Nossas Iniciativas

Fórum de Políticas Públicas

Principal iniciativa de advocacy da Fundação, o evento tem como objetivo disseminar conhecimento técnico-científico para contribuir com a criação e adoção de normas, políticas públicas e boas práticas que gerem um impacto relevante na saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Prêmio de Comunicação

A informação de qualidade tem o poder de ajudar a sociedade – em especial famílias, cuidadores e tomadores de decisão – a garantir o desenvolvimento saudável dos nossos jovens. Por isso, a população deve estar consciente da importância das fontes de informação à sua volta, valorizando o caráter científico e o acesso democrático a conteúdos relevantes.

Este é o espírito do Prêmio de Comunicação da FJLES. Com 4 categorias, a iniciativa é voltada a jornalistas, produtores de conteúdo, sociedades médicas, organizações da sociedade civil e estudantes de Jornalismo que retratam a saúde infantil no nosso país. Na 1ª edição, foram mais de 180 reportagens inscritas de todos os cantos do país.

Child Life Specialist

Uma nova profissão chega ao Brasil por meio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. O trabalho consiste em trazer mais leveza para a experiência da criança e de sua família no hospital por meio de intervenções baseadas no desenvolvimento e com base em evidências.

As brincadeiras terapêuticas, a preparação e a educação sobre procedimentos ajudam a reduzir o medo, a ansiedade e a dor em bebês, crianças e adolescentes. O projeto piloto está em andamento no Hospital Infantil Sabará e o próximo passo para implementação do programa é a capacitação de mais profissionais. Pensando nisso, foi lançada a pós-graduação em Psicologia e Saúde da Criança.

Apoio a Projetos

Segurança Alimentar

Prato Cheio

Apoio à organização que tem como objetivo promover o acesso à alimentação adequada para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, através do combate ao desperdício de alimentos e da educação nutricional, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental. Nosso apoio possibilita ampliar a distribuição de alimento frescos (legumes, verduras e frutas) adquiridas de hortas urbanas, além do acompanhamento antropométrico de crianças e adolescentes. Nossa parceria se iniciou em 2021 e continua em 2022.

Violência

Fórum de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito, Sociedade de Pediatria de São Paulo

Anualmente patrocinamos a realização deste Fórum, organizado pelo Núcleo de Estudos da Violência contra Crianças e Adolescentes da SPSP e pela Câmara Municipal de São Paulo. O Fórum faz parte da campanha da SPSP Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes: somos todos iguais.

Violência

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Doação para a produção de relatórios sobre violência contra a criança e adolescentes. Em 2021 foi produzido o relatório Violência Contra as Crianças e Adolescentes 2019-2021. Em 2022, em conjunto com o Instituto Galo da Manhã estamos apoiando a ampliação do capítulo sobre violência contra a criança e adolescentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Saúde Mental

Prêmio Criança da Fundação ABRINQ em Saúde Mental

Apoio às edições de 2020 e 2022 que têm como tema a Saúde Mental, uma das nossas prioridades para a década. Com nosso apoio, foi possível premiar 3 iniciativas vencedoras da edição de 2020. Saiba mais no site da Fundação ABRINQ.

Quem Somos

Saiba Mais

Biblioteca

Saiba Mais

Notícias

Saiba Mais