

Sobre o Prêmio
O Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Setúbal (FJLS), focado na saúde da criança e do adolescente, chega à sua quinta edição para promover, junto aos meios de comunicação e mídias sociais, esse tema de tanta relevância para nossa sociedade.
Com este Prêmio pretende-se ampliar a percepção sobre a saúde da criança e do adolescente entre jornalistas, produtores de conteúdo, comunicadores, agentes e gestores públicos, profissionais da sociedade civil, estudantes e professores universitários, bem como expandir e qualificar o debate sobre a prevenção e a mitigação de problemas de forma individual e coletiva.
Acreditamos que defender o direito das crianças e adolescentes ao desenvolvimento saudável passa por assegurar que a sociedade em geral, em especial pais, cuidadores e tomadores de decisão, tenha acesso à informação de qualidade, baseada em evidências, ferramenta capaz de contribuir para a construção de argumentos, incidência em políticas públicas e mudanças de comportamento.


Categorias
A premiação contém 4 categorias profissionais e
2 categorias para estudantes universitários
Profissionais de Comunicação
e Produtores de Conteúdo
Texto
Reportagens escritas e publicadas em meio impresso ou digital.
Áudio
Reportagens produzidas para rádio ou no formato podcast.
Vídeo
Reportagens produzidas para a TV em geral ou palestras do TEDx
Redes Sociais
Iniciativas em redes sociais, como Instagram, Pinterest, TikTok, YouTube, LinkedIn, entre outras. Os perfis podem ser pessoais ou profissionais, devem estar ativos há pelo menos seis meses e conter, no mínimo, 5 mil seguidores. Serão solicitadas três publicações que estejam alinhadas aos objetivos do prêmio dentro do período de 6 meses no mesmo perfil para avaliação em conjunto.
Estudantes Universitários
Texto
Reportagens escritas e publicadas em meio impresso ou digital
Áudio
Reportagens produzidas para rádio ou no formato podcast.
Como Participar
Confira abaixo como você pode participar:
1
Leia o regulamento
Leia o regulamento completo sobre o prêmio para saber todas as regras necessárias para a inscrição e tire todas as suas dúvidas na seção de Dúvidas Frequentes.
2
Organize os materiais necessários
Organize todos os materiais necessários e não se esqueça de checar a data limite para inscrição! Caso queira ver as perguntas que terá que submeter e preparar as respostas antecipadamente, baixe o arquivo com o questionário aqui.
Faça a sua inscrição
Acesse a página da inscrição, preencha todos os campos e confira se todos os dados foram escritos corretamente antes de enviar o formulário.
Premiação
Como a premiação
será distribuída:
Total de R$ 97.200,00 mil em Prêmios (72 mil para profissionais de comunicação e produtores de conteúdo e 25.200 mil para estudantes universitários):
- R$ 12.500,00 para os profissionais vencedores e R$ 5.500,00 para os segundos lugares;
- R$ 8.400,00 para os estudantes universitários vencedores* e R$ 4.200,00 para os segundos lugares**;
(*) O valor fixo de R$8.400,00 (oito mil e quatrocentos reais) para cada VENCEDOR do PÚBLICO ESTUDANTE será distribuído da seguinte forma: R$5.200,00 para os alunos e R$3.200,00 para o(a) professor(a) orientador(a).
(**) O valor fixo de R$4.200,00 (quatro mil e duzentos reais) para cada SEGUNDO COLOCADO do PÚBLICO ESTUDANTE será distribuído da seguinte forma: R$2.600,00 para os alunos e R$1.600,00 para o(a) professor(a) orientador(a).
Cronograma
Confira as principais datas do prêmio abaixo:

29 de Abril de 2025
Lançamento da 5ª edição do Prêmio e abertura das inscrições.

11 de Julho de 2025
Término das Inscrições.

Setembro de 2025
Divulgação dos finalistas e abertura de votação popular.

10 de Novembro de 2025
Evento de premiação/anúncio dos vencedores.
Regulamento
Confira os principais pontos do regulamento abaixo:
Objetivos
- Promover a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes por meio do levantamento, reconhecimento e divulgação de conteúdos de qualidade relacionados à temática, sejam estritamente jornalísticos ou com formatos alternativos, desde que baseado em ciência e discutidos com profundidade;
- Contribuir para a democratização de informações relevantes para a sociedade em geral e tomadores de decisão no que tange à saúde de forma sistêmica, principalmente com enfoque na prevenção e mitigação de problemas relacionados à criança e ao adolescente;
- Mapear e valorizar iniciativas que possuem alto nível de qualidade técnica e/ou criatividade, independentemente do tamanho do veículo utilizado e da região em que ele atua, incentivando que profissionais de comunicação de todo o país continuem a se engajar com pautas relacionadas ao tema da saúde e bem-estar infantojuvenil;
- Incentivar produção de pautas no meio acadêmico sobre saúde de crianças e adolescentes em todo o Brasil e em todos os cursos de graduação, reconhecendo o potencial que a conscientização e o envolvimento do público universitário (professores e alunos) com esta temática tem para causar mudanças relevantes na forma como se produz, processa e dissemina informações para a sociedade – tanto no presente quanto no futuro.
Perfil dos inscritos
O prêmio é direcionado para dois tipos de público:
- PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e PRODUTORES DE CONTEÚDO;
- ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS.
São aceitas inscrições somente de pessoas físicas, de forma individual ou em grupo, e cada proponente pode submeter até três inscrições.
Quem pode se inscrever:
- Jornalistas, comunicadores em geral, produtores de conteúdo;
- Sociedades médicas, organizações da sociedade civil, coletivos de comunicação que tenham iniciativas na área;
- Entidades governamentais de qualquer nível federativo (municipal, estadual, federal) e representante de qualquer tipo de poder (executivo, legislativo, judiciário);
- Entidades privadas ou filantrópicas da área da saúde, como hospitais, planos de saúde ou clínicas que tenham produzido conteúdos em prol da saúde coletiva de crianças e adolescentes e que não sejam comerciais (visando venda ou promoção de serviços próprios);
- Alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, preferencialmente das áreas de saúde, comunicação pública e gestão pública, de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo), em inscrições individuais ou em grupo. O(s) aluno(s) deve(m) ser oficialmente orientado(s) por algum(a) professor(a) de sua instituição de ensino
Quem NÃO pode se inscrever:
- Agências de publicidade;
- Assessorias de imprensa;
- Pessoas que tenham menos de 16 anos até a data do fechamento das inscrições;
- Pessoas, iniciativas, organizações ou empresas vinculadas à Fundação José Luiz Setúbal, com qualquer relação que aponte conflito de interesses;
- Pessoas, iniciativas, organizações ou empresas que façam parte do quadro de colaboradores, diretoria e/ou de conselhos dos patrocinadores, parceiros, apoiadores institucionais, conselho consultivo ou das demais organizações vinculadas a esta chamada, inclusive a ponteAponte.
Categorias
Para PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e PRODUTORES DE CONTEÚDO, a premiação possui quatro categorias, conforme apresentado a seguir:
- Texto: reportagens escritas e publicadas em meio impresso ou digital;
- Áudio: reportagens produzidas para rádio ou no formato podcast;
- Vídeo: reportagens produzidas para a TV em geral ou palestras do TEDx;
- Redes Sociais: iniciativas em redes sociais, como Instagram, Pinterest, TikTok, YouTube, LinkedIn, entre outras. Os perfis podem ser pessoais ou profissionais, devem estar ativos há pelo menos seis meses e conter, no mínimo, 5 mil seguidores. Serão solicitadas três publicações que estejam alinhadas aos objetivos do prêmio dentro do período de 6 meses no mesmo perfil para avaliação em conjunto.
Para ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, a premiação possui duas categorias, conforme apresentado a seguir:
- Texto: reportagens escritas e publicadas em meio impresso ou digital;
- Áudio: reportagens produzidas para rádio ou no formato podcast.
* Ao clicar nos nomes das categorias você acessa os vencedores da edição anterior do prêmio.
Critérios de elegibilidade
Para o público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e PRODUTORES DE CONTEÚDO são esperadas iniciativas com as seguintes características:
- As reportagens, campanhas de comunicação ou conteúdos multimídia devem focar na Saúde da Criança e/ou do Adolescente como tema principal e devem ter sido publicadas/ veiculadas entre julho de 2024 e o prazo final das inscrições desta edição, previsto para 11 de julho de 2025;
- No caso das categorias “Texto, Vídeo e Áudio”, as iniciativas/ reportagens devem ter sido publicadas ou transmitidas em veículos reconhecidos como sendo um veículo de mídia;
- No caso da categoria “Redes sociais”, as iniciativas/ reportagens podem ter sido publicadas em perfis pessoais ou profissionais ativos há pelo menos seis meses que contenham, no mínimo, 5 mil seguidores, e que tenham publicado pelo menos 3 (três) conteúdos relacionados à temática do prêmio neste período (6 meses);
- No caso de séries de reportagens/ áudios/ vídeos/ posts, o candidato deve selecionar um conteúdo dentro da produção a ser destacado para avaliação, não sendo possível inscrever a série completa numa inscrição. Vale lembrar que cada participante pode inscrever até 3 (três) conteúdos, então é possível submeter cada reportagem da série em uma inscrição diferente, caso assim desejar. Se a pessoa proponente ainda assim disponibilizar vários conteúdos numa única inscrição, sem indicar qual deverá ser avaliada, a organização do prêmio irá selecionar aleatoriamente um deles.
Para os(as) ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, são esperadas iniciativas com as seguintes características:
- Conteúdos /pautas nas categorias já mencionadas, produzidos entre julho de 2024 e o prazo final das inscrições desta edição, previsto para o dia 11 de julho de 2025, sendo necessária a sua publicação em alguma mídia/ veículo de comunicação oficial (como um site da universidade, por exemplo);
- Para áudios, caso as iniciativas a serem inscritas ainda não tenham sido publicadas, elas devem ao menos ter sido produzidas, mesmo que num formato piloto (em casa, no estúdio da faculdade, etc.). A qualidade técnica da produção não será levada em conta, mas sim a qualidade do conteúdo proposto;
- Os alunos finalistas, ou seja, aqueles aprovados para a fase final do processo seletivo, deverão apresentar o comprovante de matrícula do primeiro semestre de 2025. Além disso, o(a) professor(a) orientador(a) deverá fornecer um atestado de vínculo com a Instituição de Ensino Superior (IES).
Não são elegíveis:
- Reportagens ou iniciativas que não foquem na Saúde da Criança e do Adolescente como tema prioritário, abordando o assunto apenas tangencialmente;
- Reportagens ou iniciativas que firam os princípios éticos ou que explorem de qualquer forma crianças ou adolescentes;
- Posts com viés de campanhas publicitárias ou institucionais que sejam comerciais, com foco na venda de qualquer produto ou serviço;
- Iniciativas ou reportagens de caráter religioso;
- Organizações de mídias ou empresas internacionais sem atuação no Brasil (organizações internacionais podem participar desde que tenham atuação no Brasil);
- Iniciativas ligadas a partidos políticos ou qualquer ação político-partidária;
- No caso do público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e PRODUTORES DE CONTEÚDO, iniciativas que sejam apenas uma ideia de pauta ou projeto que ainda não foi publicado ou colocado em prática.
Processo de seleção
As inscrições ficarão abertas de 29 de abril de 2025 a 11 de julho de 2025, até às 17h59. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.
A submissão dos conteúdos deve ser realizada exclusivamente por meio do preenchimento e envio do formulário de inscrição on-line disponível no site do Prêmio. São solicitados dados cadastrais da pessoa proponente, contexto da reportagem ou iniciativa e envio de link para o material online e um PDF com a matéria publicada (no caso de mídia impressa). Cada proponente pode inscrever até 3 (três) reportagens ou iniciativas no total, em quaisquer categorias, desde que atendam aos critérios de elegibilidade. Para fazer mais de uma inscrição, é necessário preencher o formulário novamente.
No caso de inscrições de coletivos, movimentos, iniciativas multissetoriais ou reportagens/ trabalhos acadêmicos com mais de um autor, é necessário haver a indicação de um profissional/ aluno responsável (editor, coordenador, redator-chefe etc.), que será o ponto de contato durante o processo de seleção. Nesses casos, a inscrição deve ser feita como pessoa física, sendo que na inscrição será possível mencionar todos os responsáveis pelas matérias/ iniciativas/ trabalhos que serão também reconhecidos e receberão os certificados de participação/ premiação.
Importante pontuar que, ao fazer sua inscrição, o candidato está assumindo que tem autorização do veículo ou da organização da qual faz parte para a divulgação da reportagem ou iniciativa, além do consentimento dos demais colegas que participaram da produção do material.
Da mesma forma, no caso de ESTUDANTES, o candidato que se inscrever assume que tem autorização do(a) professor(a), de sua IES e dos demais colegas do grupo (se a inscrição for coletiva) para fazer a inscrição.
O processo seletivo acontecerá em duas etapas:
1ª etapa: avaliação dos formulários e das reportagens/ iniciativas enviadas, de acordo com os critérios de elegibilidade e de avaliação (descritos abaixo), realizada pela equipe da ponteAponte. Cada iniciativa é avaliada por duas pessoas. Após essa etapa, serão divulgadas as 5 pessoas finalistas de cada categoria.
2ª etapa: avaliação das iniciativas finalistas aprovadas na 1ª etapa por um júri multissetorial, apontado pela Fundação José Luiz Setúbal e pela ponteAponte, que definirá os vencedores de cada categoria levando em conta os critérios de avaliação. Cada iniciativa é avaliada por 3 jurados especializados nas temáticas da saúde, infância e comunicação.
3ª etapa (novidade!): todas as iniciativas finalistas também concorrerão a um reconhecimento especial vindo do público amplo, por meio de votação popular. A votação ocorrerá por meio de formulário on-line e será divulgada nas redes sociais relacionadas ao prêmio.
Importante: Todas as pessoas inscritas serão informadas sobre os resultados de cada fase por e-mail. Por isso é de extrema importância garantir que os dados cadastrais estejam corretos no momento da inscrição.
Premiação
A premiação total será de R$97.200,00 (noventa e sete mil e duzentos reais), distribuída entre todos os vencedores de cada categoria, de acordo com os quadros resumo abaixo.
Todos os finalistas e vencedores (e as equipes envolvidas, se for o caso) receberão um certificado por sua participação no Prêmio, desde que cadastrados formalmente no formulário de inscrição. Não serão aceitas solicitações posteriores de inserção de novos participantes ao final do processo da premiação. Os vencedores também receberão troféus feitos exclusivamente para o prêmio.
Além da premiação financeira, dos certificados e troféus, a Fundação oferecerá visibilidade para as iniciativas finalistas e vencedoras, por meio de divulgação em seus canais de comunicação, bem como na avaliação pelos jurados e na cerimônia de entrega dos prêmios, que será realizada em São Paulo e contará com convidados de destaque no campo da saúde da criança e do adolescente.
VALORES DA PREMIAÇÃO
PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e PRODUTORES DE CONTEÚDO:
Premiação individual para a categoria: | 1º lugar | 2º lugar |
Texto | R$ 12.500,00 | R$ 5.500,00 |
Áudio | R$ 12.5000,00 | R$ 5.5000,00 |
Vídeo | R$ 12.5000,00 | R$ 5.5000,00 |
Redes Sociais | R$ 12.5000,00 | R$ 5.5000,00 |
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS:
Premiação individual para a categoria: | 1º lugar | 2º lugar |
Texto | R$ 8.400,00 | R$ 4.200,00 |
Audiovisual | R$ 8.400,00 | R$ 4.200,00 |
O valor fixo de R$8.400,00 (oito mil e quatrocentos reais) para cada VENCEDOR do PÚBLICO ESTUDANTE será distribuído da seguinte forma: R$5.200,00 para os alunos e R$3.200,00 para o(a) professor(a) orientador(a).
O valor fixo de R$4.200,00 (quatro mil e duzentos reais) para cada SEGUNDO COLOCADO do PÚBLICO ESTUDANTE será distribuído da seguinte forma: R$2.600,00 para os alunos e R$1.600,00 para o(a) professor(a) orientador(a).
Cronograma
- Abertura das inscrições: 29/abril
- Término das inscrições: 11/julho
- Processo de avaliação da 1ª Fase: entre julho e agosto de 2025.
- Divulgação dos finalistas: entre agosto e setembro de 2025.
- Processo de avaliação do Júri: setembro de 2025.
- Processo de votação popular: entre setembro e outubro de 2025
- Evento de premiação/anúncio dos vencedores: 10 de novembro de 2025.
OBS: Acima estão as principais informações relacionadas ao Prêmio, no entanto, recomendamos a leitura do regulamento completo para o conhecimento aprofundado e detalhado das bases e condições estabelecidas.
Tire suas dúvidas sobre o prêmio
O que é o Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Setúbal (FJLS)?
O Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Setúbal (FJLS) tem como objetivo ampliar a percepção sobre a saúde da criança e do adolescente entre jornalistas, produtores de conteúdo, comunicadores, agentes e gestores públicos, profissionais da sociedade civil, estudantes e professores universitários, bem como expandir e qualificar o debate sobre a prevenção e a mitigação de problemas de forma individual e coletiva.
Quem pode se inscrever ao Prêmio?
Jornalistas, comunicadores em geral, produtores de conteúdo;
Sociedades médicas, organizações da sociedade civil, coletivos de comunicação que tenham iniciativas na área;
Entidades governamentais de qualquer nível federativo (municipal, estadual, federal) e representante de qualquer tipo de poder (executivo, legislativo, judiciário);
Entidades privadas ou filantrópicas da área da saúde, como hospitais, planos de saúde ou clínicas que tenham produzido conteúdos em prol da saúde coletiva de crianças e adolescentes e que não sejam comerciais (visando venda ou promoção de serviços próprios);
Alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, preferencialmente das áreas de saúde, comunicação pública e gestão pública, de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo), em inscrições individuais ou em grupo. O(s) aluno(s) deve(m) ser oficialmente orientado(s) por algum(a) professor(a) de sua instituição de ensino.
Quem não pode se inscrever?
Agências de publicidade, assessorias de imprensa e pessoas que tenham menos de 16 anos até a data de fechamento das inscrições.
Pessoas, iniciativas, organizações ou empresas vinculadas à Fundação José Luiz Setúbal, com qualquer relação que aponte conflito de interesses.
Pessoas, iniciativas, organizações ou empresas que façam parte do quadro de colaboradores, diretoria e/ou de conselhos dos patrocinadores, parceiros, apoiadores institucionais, conselho consultivo ou das demais organizações vinculadas a esta chamada, inclusive a ponteAponte.
Em que categoria devo me inscrever?
Para o público de estudantes universitários, a premiação possui 2 (duas) categorias para iniciativas/ reportagens de conteúdo informativo: Texto e Áudio.
A inscrição deve ser feita na categoria que a iniciativa se enquadre. Para mais informações sobre cada categoria, consulte o regulamento. Para ver os vencedores de edições anteriores, consulte o site do Prêmio ou clique aqui para o Prêmio de 2021, aqui para o Prêmio de 2022, aqui para o Prêmio de 2023 e aqui para o Prêmio de 2024).
Como funcionará a categoria de Redes Sociais?
Podem ser inscritas iniciativas voltadas à temática da saúde e bem-estar infantojuvenil em redes sociais como Instagram, TikTok, YouTube, LinkedIn, Kwai, entre outras. Os perfis podem ser pessoais ou profissionais, devem estar ativos há pelo menos seis meses e conter, no mínimo, 5 mil seguidores. Serão solicitadas três publicações que estejam alinhadas aos objetivos do prêmio dentro do período de 6 meses no mesmo perfil para avaliação em conjunto.
Que tipos de iniciativas podem ser inscritas?
Publicações em texto e conteúdos em áudio ou vídeo publicados em veículos de mídia, plataformas online e/ou portais específicos sobre saúde da criança e do adolescente, publicações em perfis ou canais de mídias sociais dedicados ao tema da saúde da criança e do adolescente, publicações que façam parte de séries de publicações em mídias sociais, editorias especializadas na temática criadas em jornais ou revistas, cadernos, edições especiais, gibis temáticos, parcerias entre organizações da sociedade civil e empresas de comunicação para estímulo ao tema.
No caso de reportagens em série (tanto em texto quanto em áudio ou vídeo), é necessário escolher somente um dos conteúdos para cada inscrição. Vale lembrar que cada participante pode inscrever até 3 (três) conteúdos, então é possível submeter cada reportagem da série em uma inscrição diferente, caso assim desejar.
Já no caso da categoria Redes Sociais, serão solicitadas três publicações que estejam alinhadas aos objetivos do prêmio dentro do período de 6 meses no mesmo perfil para avaliação em conjunto.
Quais os critérios de avaliação das iniciativas?
Tanto para estudantes quanto para profissionais serão usados quatro critérios de avaliação que têm pesos iguais:
Relevância do tema abordado: em que medida a reportagem ou iniciativa aborda questões de interesse público relacionados à temática e contribui para um debate com informações relevantes, genuínas e conectadas com a realidade brasileira, buscando promover o bem-estar, prevenir enfermidades e garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde.
Qualidade do conteúdo: será avaliada a qualidade da apuração, uso de fontes confiáveis, objetividade e clareza na escrita.
Acessibilidade da informação: será analisada como foi construída a iniciativa e se ela é didática e acessível, permitindo, assim, ser compreendida por um público amplo e diverso.
Criatividade: utilização de novos recursos visuais ou sonoros, inovação e ousadia na abordagem, conteúdo ou produto midiático final.
Como é o processo de seleção?
O processo seletivo acontecerá em três etapas:
1ª etapa: avaliação dos formulários e das reportagens/ iniciativas enviadas, de acordo com os critérios de elegibilidade e de avaliação (descritos abaixo), realizada pela equipe da ponteAponte. Cada iniciativa é avaliada por dois especialistas em premiação da ponteAponte. Após essa etapa, serão divulgadas as 5 pessoas finalistas de cada categoria.
2ª etapa: avaliação das iniciativas finalistas aprovadas na 1ª etapa por um júri multissetorial qualificado, apontado pela Fundação José Luiz Setúbal e pela ponteAponte, que definirá os vencedores de cada categoria levando em conta os critérios de avaliação. Cada iniciativa é avaliada por 3 jurados especializados nas temáticas da saúde, infância e comunicação.
3ª etapa (novidade em 2025!): todas as iniciativas finalistas também concorrerão a um reconhecimento especial vindo do público amplo, por meio de votação popular. A votação ocorrerá por meio de formulário on-line, que será divulgado no site e nas redes sociais relacionadas ao Prêmio.
Como faço para me inscrever?
Todos os links para os documentos citados também podem ser encontrados no site do Prêmio.
Posso inscrever mais de uma iniciativa?
Sim, cada proponente pode inscrever até 3 (três) reportagens ou iniciativas. Para cada iniciativa será necessário preencher um formulário.
Posso me inscrever em mais de uma categoria?
Sim, cada proponente pode inscrever até 3 (três) reportagens ou iniciativas, numa mesma categoria ou em categorias diferentes. Para cada iniciativa será necessário preencher um formulário.
O que eu ganho se for o vencedor?
Além do reconhecimento em dinheiro para cada categoria, todos os finalistas, vencedores e equipes envolvidas receberão um certificado por sua participação na premiação. Os vencedores ganharão troféus feitos exclusivamente para o Prêmio. Além da premiação financeira e dos certificados, a Fundação José Luiz Setúbal oferecerá visibilidade para as iniciativas finalistas e vencedoras, por meio de divulgação em seus canais de comunicação, bem como na avaliação pelos jurados e na cerimônia de entrega dos prêmios, que será realizada em São Paulo e contará com convidados de destaque no campo da saúde da criança e do adolescente. O vencedor da votação popular não receberá premiação financeira.
Qual o valor do Prêmio?
A pessoa vencedora de cada categoria do público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO E PRODUTORES DE CONTEÚDO receberá R$12.500,00 (doze mil e quinhentos reais), e a pessoa que ficar com a segunda colocação receberá R$ 5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais).
A pessoa vencedora de cada categoria do público de ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS receberá R$ 8.400,00 (oito mil e quatrocentos reais), sendo R$5.200,00 (cinco mil e duzentos reais) para o(a) aluno(a) responsável pela inscrição e R$3.200,00 (três mil e duzentos reais) para o(a) professor(a) orientador(a). A pessoa que ficar com a segunda colocação receberá R$ 4.200,00 (quatro mil e duzentos reais), sendo R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais) para o(a) aluno(a) responsável pela inscrição e R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) para o(a) professor(a) orientador(a).
Quando sai o resultado?
As pessoas finalistas serão anunciadas entre setembro e outubro de 2025 e as pessoas vencedoras serão conhecidas na cerimônia de premiação, que acontecerá em São Paulo (SP), no dia 10 de novembro de 2025.
Se eu for o vencedor terei minhas despesas pagas para participar da cerimônia de premiação?
A participação é facultativa para todas as pessoas finalistas e as despesas logísticas são de responsabilidade de cada participante.
Estou inscrevendo uma iniciativa em equipe, o valor da premiação será o mesmo para cada participante?
Caso a reportagem ou iniciativa tenha sido produzida por uma equipe, não cabe à organização do Prêmio a divisão do valor entre os eventuais autores do trabalho premiado, ficando isso a cargo do responsável pela inscrição. Vale ressaltar que o valor do prêmio é fixo, independentemente do número de pessoas inscritas.
Ao fazer sua inscrição, o candidato PROFISSIONAL assume que tem autorização do veículo ou da organização da qual faz parte para a divulgação da reportagem ou iniciativa. Da mesma forma, no caso de ESTUDANTES, o candidato que se inscrever assume que tem autorização do(a) professor(a), de sua IES e dos demais colegas do grupo (se for inscrição coletiva) para fazer a inscrição.
Qualquer estudante pode participar?
Podem se inscrever estudantes de graduação de qualquer curso universitário (bacharelado, licenciatura e tecnólogo), desde que supervisionados por um docente e que tenham no mínimo 16 anos completos.
Os(as) alunos(as) que forem aprovados como finalistas no processo de avaliação deverão apresentar comprovante de matrícula do primeiro semestre do ano de 2025 e o(a) professor(a) orientador(a) um atestado de vínculo com a IES.
Sou estudante do ensino médio, posso me candidatar?
Nesta edição o Prêmio é aberto somente para estudantes de graduação.
Sou estudante universitário, mas publiquei uma matéria num veículo de imprensa. Em qual categoria devo me inscrever?
Se você ainda é estudante deve se inscrever na categoria de estudantes junto com um(a) professor(a) orientador(a), independente de onde estiver publicado o seu conteúdo.
Sou aluno de EAD, posso me inscrever?
Sim, desde que tenha a supervisão de um(a) professor(a), e a reportagem ou iniciativa tenha sido realizada no âmbito da Instituição de Ensino Superior.
Posso inscrever meu TCC (trabalho de conclusão de curso)?
Nesta edição o Prêmio não aceita trabalhos acadêmicos (TCCs e artigos). Podem ser inscritas reportagens publicadas em jornais-laboratório, trabalhos realizados durante as disciplinas ou trabalhos realizados especificamente para o Prêmio Fundação José Luiz Setúbal, desde que com apoio/ orientação da faculdade/ universidade e de que estejam publicados em algum veículo de mídia/ comunicação (o site da universidade, por exemplo). Caso seu TCC tenha gerado uma reportagem, esta última poderá ser inscrita.
Posso fazer uma inscrição em grupo?
Toda inscrição deve ser feita por uma pessoa física, que será o responsável pela submissão das informações. Porém, a iniciativa pode ter sido produzida por uma organização ou grupo de até 10 pessoas. Vale pontuar que, no caso de inscrições coletivas, o valor final da premiação não muda, e que não cabe à organização do Prêmio a divisão do valor entre os eventuais autores do trabalho premiado, ficando isso a cargo do responsável pela inscrição. O valor do prêmio é fixo, independentemente do número de pessoas inscritas.
Somente alunos de Jornalismo podem se inscrever?
Podem se inscrever alunos de qualquer curso universitário, desde que a reportagem ou iniciativa tenha foco na saúde de crianças e adolescentes e seja orientada por um(a) professor(a) responsável, realizada no âmbito da faculdade/ universidade.
Agências de publicidade podem se inscrever?
Não é permitida a inscrição de nenhuma campanha publicitária comercial ou de agências.
Não sou jornalista, mas tenho um perfil em rede social sobre Saúde da Criança, posso me inscrever?
Profissionais que produzem conteúdo digital que versem sobre o tema do Prêmio devem se inscrever na categoria “Redes Sociais”, desde que atendam aos critérios de elegibilidade: as iniciativas/ reportagens podem ter sido publicadas em perfis pessoais ou profissionais ativos em alguma rede social há pelo menos seis meses que contenham, no mínimo, 5 mil seguidores, e que tenham publicado pelo menos 3 (três) conteúdos relacionados à temática do Prêmio neste período de 6 meses.
Posso inscrever somente uma ideia de pauta?
Podem ser inscritas somente reportagens/ iniciativas comprovadamente publicadas/ veiculadas entre julho de 2024 e o prazo final das inscrições desta edição, previsto para 11 de julho de 2025.
Gostaria de participar, mas não tenho ideias de pautas - como faço?
Por fim, abaixo citamos alguns exemplos de temas que podem ser explorados nas iniciativas inscritas. Ressaltamos que as inscrições não precisam necessariamente estar relacionadas aos exemplos listados.
Saúde mental e integridade física na infância e adolescência: Excesso de telas, Bullying, Autoestima, Ansiedade, Prevenção contra maus-tratos e violência.
Insegurança alimentar: Fome, Consumo de ultraprocessados, Promoção de bons hábitos alimentares.
Imunização: Importância da vacinação, Queda na cobertura vacinal, Retorno de doenças erradicadas no Brasil.
Ainda tenho dúvidas, com quem posso falar?
Não encontrou a sua dúvida?
Entre em contato conosco através do email premiofjles@ponteaponte.com.br
ou pelo WhatsApp (11) 91360-3203.
O atendimento será realizado apenas em dias úteis e horário comercial (9h às 17h).
Os contatos serão respondidos em até 24h após o recebimento, exceto em fins de semana e feriados.
Sobre os Realizadores
Este prêmio é uma realização da Fundação José Luiz Setúbal com o apoio técnico da ponteAponte.
