Sobre o Prêmio

O Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), focado na saúde da criança e do adolescente, chega à sua quarta edição para promover, junto aos meios de comunicação e mídias sociais, esse tema de tanta relevância para nossa sociedade. Com este Prêmio pretende-se ampliar a percepção sobre a saúde da criança e do adolescente entre jornalistas, produtores de conteúdo, comunicadores, agentes e gestores públicos, profissionais da sociedade civil, estudantes e professores universitários, bem como expandir e qualificar o debate sobre a prevenção e a mitigação de problemas de forma individual e coletiva.

A FJLES acredita no poder da informação para que a sociedade, em especial pais, cuidadores e tomadores de decisão, consigam garantir o desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes. Entendemos que a população deve estar consciente da importância da procedência das informações às quais tem acesso, valorizando o caráter científico e a democratização da divulgação de conteúdos relevantes.

Vencedores

Evento de Premiação

Confira abaixo fotos da premiação:

Como Participar

Confira abaixo como você pode participar:

1

Leia o regulamento

Leia o regulamento completo sobre o prêmio para saber todas as regras necessárias para a inscrição e tire todas as suas dúvidas na seção de Dúvidas Frequentes.

2

Organize os materiais necessários

Organize todos os materiais necessários e não se esqueça de checar a data limite para inscrição! Caso queira ver as perguntas que terá que submeter e preparar as respostas antecipadamente, baixe o arquivo com o questionário aqui.

3

Faça a sua inscrição

Acesse a página da inscrição, preencha todos os campos e confira se todos os dados foram escritos corretamente antes de enviar o formulário.

Premiação

Como a premiação
será distribuída:

Total de R$ 92 mil em Prêmios (68 mil para profissionais de comunicação e produtores de conteúdo e 24 mil para estudantes universitários):

  • R$ 12.000,00 (doze mil reais) para os profissionais vencedores e R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para os segundo lugares;
  • R$ 8.000,00 (oito mil reais) para os estudantes universitários vencedores* e R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para os segundo lugares**;

(*) Valor fixo de R$ 8.000,00 (oito mil reais) para cada VENCEDOR do PÚBLICO ESTUDANTE será distribuído da seguinte forma: R$ 5.000,00 para os alunos e R$ 3.000,00 para o(a) professor(a) orientador(a).

(**) Valor fixo de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para cada SEGUNDO COLOCADO  do PÚBLICO ESTUDANTE será distribuído da seguinte forma: R$ 2.500,00 para os alunos e R$ 1.500,00 para o(a) professor(a) orientador(a).

Confira todas as regras no regulamento.

Cronograma

Confira as principais datas do prêmio abaixo:

20 de Maio de 2024

Lançamento do prêmio e abertura das inscrições.

26 de Julho de 2024

Término das Inscrições.

Setembro de 2024

Divulgação dos finalistas.

Novembro de 2024

Evento de premiação/anúncio dos vencedores.

Conheça nosso time de jurados

Conheça nosso
time de jurados

José Luiz Setúbal

Pediatra, atualmente é presidente e instituidor da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, vice-presidente do Instituto PENSI, e presidente do conselho da Associação Fundo Areguá. Também integra o conselho deliberativo da Associação Paulista de Fundações. Foi provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Fátima Fernandes

Pediatra, mestre em Alergologia e Imunologia. Diretora-executiva do Instituto PENSI e Diretora-Médica do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Vice-presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e membro do Departamento Científico de Imunizações.

Márcia Woods

Comunicadora social, tem 20 anos de experiência em programa e projetos de filantropia e investimento social e gestão de organizações da sociedade civil. É assessora da FJLES desde 2019, e membro das coordenações colegiadas da Coalizão Brasileiro pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes e do Movimento Agenda 227.

Gabriela Fujita

Comunicadora social, tem 23 anos de experiência como jornalista em redações da grande imprensa nacional, com passagens por funções variadas (reportagem, apresentação, edição e outras) em afiliadas da Rede Globo no Paraná e em São Paulo, e no portal UOL em São Paulo. É assessora de comunicação na FJLES desde janeiro de 2024.

Ana Luiza Navas

Fonoaudióloga, professora titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Associada fundadora do Instituto ABCD (iABCD). Membro do Conselho Superior da Fundação José Luiz Egydio Setubal (FJLES). Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação. Editora Chefe, Revista CoDAS.

Paulo Saldiva

Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Concentra atividades de pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. Membro do Comitê Científico da Sociedade Internacional de Saúde Urbana e da Academia Nacional de Medicina.

Andrea Wolffenbüttel

Jornalista, trabalhou em televisão, jornais e revistas. Migrou para o Terceiro Setor em 2007. Coordenou a Comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e do IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. É membro do Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação.

Elânia Francisca

Elânia Francisca é psicóloga, especialista em Gênero e sexualidade e sexualidade humana, mestra em Educação Sexual, doutoranda em Direitos, humanidades e outras legitimidades. Fundadora do Espaço Puberê de promoção de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Atua como psicóloga clínica, supervisora e consultora nas temáticas de saúde, direitos humanos e adolescências. Colunista no VivaBem UOL desde 2020. Ganhadora do prêmio Viva da Revista Marie Claire e Instituto Avon no ano de 2019 na categoria Saúde.

Eliane de Souza Almeida
(Makota Mwana Tembwa Nkulu)

Jornalista, Doutoranda em Mudança Social e Participação Política pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH/USP), Mestre em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisadora de assuntos relacionados à população afro-brasileira, Teatro Negro, Censura e Liberdade de Expressão, Mídia, Política e Intelectualidade Negra. Ativista da Rede Antirracista Quilombação e da Rede de Comunicadores pela Diversidade – Rede JP (Rede Jornalistas Pretos).

Thales A. de Oliveira

Pediatra, com formação em Gestão de Saúde pela FGV, com mais de 10 anos de prática em gestão hospitalar. Desde 2021 ocupa o cargo de Gerente do Pronto Socorro e do Ambulatório do Sabará Hospital Infantil.

Nathália Braga

Jornalista e criadora de conteúdo, já colaborou como apresentadora e repórter no Intercept Brasil, MultiRio e Canal Futura. Atualmente dirige o documentário Infância em Caixa, que aborda o uso comercial da presença de crianças e adolescentes na internet. Além disso, é membro do YouTube Criadores de Impacto, fellow do Dart Center for Journalism and Trauma e co-fundadora do Influência Negra

Regulamento

Confira os principais pontos do regulamento abaixo:

Objetivos
  • Promover a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes por meio do levantamento, reconhecimento e divulgação de conteúdos de qualidade relacionados à temática, sejam estritamente jornalísticos ou com formatos alternativos, desde que baseado em ciência e com profundidade;
  • Contribuir para a democratização de informações relevantes para a sociedade em geral e tomadores de decisão no que tange à saúde de forma sistêmica, principalmente com enfoque na prevenção e mitigação de problemas relacionados à criança e ao adolescente;
  • Mapear e valorizar iniciativas que possuem alto nível de qualidade técnica e/ou criatividade, independentemente do tamanho do veículo utilizado e da região em que ele atua, incentivando que profissionais de comunicação de todo o país continuem a se engajar com pautas relacionadas ao tema da saúde e bem estar infantojuvenil;
  • Incentivar produção de pautas no meio acadêmico sobre saúde de crianças e adolescentes em todo o Brasil e em todos os cursos de graduação, reconhecendo o potencial que a conscientização e o envolvimento do público universitário (professores e alunos) com esta temática tem para causar mudanças relevantes na forma como se produz, processa e dissemina informações para a sociedade – tanto no presente quanto no futuro.
Perfil dos inscritos

Quem pode se inscrever:

  • Jornalistas, comunicadores em geral, produtores de conteúdo;
  • Sociedades médicas, organizações da sociedade civil, coletivos de comunicação que tenham iniciativas na área;
  • Entidades governamentais de qualquer nível federativo (municipal, estadual, federal) e representante de qualquer tipo de poder (executivo, legislativo, judiciário);
  • Entidades privadas ou filantrópicas da área da saúde, como hospitais, planos de saúde ou clínicas que tenham produzido conteúdos em prol da saúde coletiva de crianças e adolescentes e que não sejam comerciais (visando venda ou promoção de serviços próprios);
  • Alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, preferencialmente das áreas de saúde, comunicação pública e gestão pública, de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo*), em inscrições individuais ou em grupo**. O(s) aluno(s) deve(m) ser oficialmente orientado(s) por algum(a) professor(a) de sua instituição de ensino.

    Para o público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e PRODUTORES DE CONTEÚDO, são aceitas inscrições de pessoas físicas e jurídicas, de forma individual ou em grupo.

    Para público de ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, são aceitas inscrições somente de pessoas físicas, também de forma individual ou em grupo.

    Quem NÃO pode se inscrever:

    • Agências de publicidade;
    • Assessorias de imprensa;
    • Pessoas que tenham menos de 16 anos até a data do fechamento das inscrições;
    • Pessoas, iniciativas, organizações ou empresas vinculadas à Fundação José Luiz Egydio Setúbal, com qualquer relação que aponte conflito de interesses;

    (*) Tecnólogo é um curso de nível superior voltado para o mercado de trabalho. Também é conhecido como curso de tecnologia ou graduação tecnológica e tem duração menor que os cursos de bacharelado ou licenciatura: de dois a três anos.

    (**) No caso de inscrições coletivas, os alunos não precisam ser da mesma instituição de ensino superior, mas o(a) professor(a) orientador(a) deverá ser da mesma instituição de ensino de pelo menos um dos alunos do grupo.

    Categorias

    Para iniciativas/ reportagens/ posts de conteúdo informativo produzidos pelo público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e PRODUTORES DE CONTEÚDO, a premiação possui quatro categorias, conforme apresentado a seguir:

    Observação: ao clicar no link do nome de cada categoria é possível verificar exemplos dos vencedores e vencedoras da edição de 2023 do Prêmio.

    • Texto: iniciativas em texto, reportagens ou séries de reportagens em meio impresso ou digital.
    • Áudio: iniciativas em áudio, reportagens ou séries de reportagens produzidas para rádio ou no formato podcast.
    • Vídeo: iniciativas em vídeo, reportagens ou séries de reportagens para a TV em geral ou em plataformas de vídeos como o YouTube ou Vimeo.
    • Redes Sociais*: iniciativas relacionadas à temtática da saúde e bem-estar em redes sociais (como Instagram, TikTok, Youtube, Linkedin, Kawaii** etc.) ou sites/ blogs pessoais ou institucionais com mais de 1 ano de pessoas físicas ou jurídicas (incluindo hospitais, organizações da sociedade civil, médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores parentais, dentre outros).

    Para iniciativas/reportagens de conteúdo informativo produzidos pelo público de ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, a premiação possui duas categorias, conforme apresentado a seguir:

    Observação: ao clicar no link do nome de cada categoria é possível verificar exemplos dos vencedores e vencedoras da edição de 2023 do Prêmio.

    • Texto: iniciativas em texto, reportagens ou séries de reportagens em meio impresso ou digital;
    • Audiovisual***: iniciativas em áudio ou vídeo, reportagens ou séries de reportagens produzidas para rádio, podcasts ou televisão em geral (incluindo plataformas de vídeos como o YouTube ou Vimeo).

    Enquadram-se nas categorias do prêmio produções como:

    • Reportagens: conteúdo jornalístico em texto, áudio ou vídeo que consista em transmitir informações objetivas e precisas sobre fatos, personagens, ideias e produtos relevantes, a partir de investigação jornalística;
    • Publicações em plataformas online/ portais / perfis ou canais de mídias sociais sobre saúde da criança e do adolescente;
    • Publicações que façam parte de séries de publicações em redes sociais;
    • Editorias especializadas na temática criadas em jornais ou revistas;
    • Cadernos, edições especiais, gibis temáticos;
    • Parcerias entre organizações da sociedade civil e empresas de comunicação para estímulo ao debate sobre o tema.

    Observação: Para uma categoria ser considerada válida, o número mínimo de iniciativas inscritas por categoria e por perfil (profissional/ produtor de conteúdo e estudante) deverá ser de pelo menos 5 (cinco) inscrições, com 5 (cinco) proponentes diferentes.

    (*) No ano passado havia a categoria de iniciativas digitais, que foi remodelada para esse ano com esta nova nomenclatura e configuração. Fazemos referência ao vencedor da edição passada pois é um perfil que está aderente à nova categoria.

    (**) Lista não exaustiva – são aceitas todas as redes sociais.

    (***) No ano passado o público de estudantes podia fazer inscrição nas mesmas categorias que os profissionais. Este ano as categorias de áudio e vídeo foram reunidas. O vencedor da edição passada é uma iniciativa em áudio, aderente à nova configuração da categoria deste ano.

    Critérios de elegibilidade

    Para o público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e PRODUTORES DE CONTEÚDO espera-se iniciativas com as seguintes características:

    • As reportagens, campanhas de comunicação ou conteúdos multimídia devem focar na Saúde da Criança e/ou do Adolescente como tema principal e devem ter sido publicadas/ veiculadas entre junho de 2023 e o prazo final das inscrições desta edição, previsto para 26 de julho de 2024;
    • No caso das categorias “Texto, Vídeo e Áudio”, as iniciativas/ reportagens devem ter sido publicadas ou transmitidas em veículos reconhecidos como sendo um veículo de mídia;
    • No caso da categoria “Redes sociais” as iniciativas/ reportagens podem ter sido publicadas ou transmitidas em páginas pessoais ou institucionais (como a página corporativa de um hospital, por exemplo);
    • No caso de séries de reportagens/ áudios/ vídeos/ posts, o candidato deve selecionar um conteúdo dentro da produção a ser destacado para avaliação, não sendo possível inscrever a série completa.

    Para os(as) ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, espera-se iniciativas com as seguintes características:

    • Conteúdos /pautas nas categorias já mencionadas, produzidos entre junho de 2023 e o prazo final das inscrições desta edição, previsto para o dia 26 de julho de 2024, não sendo necessária a sua publicação em nenhuma mídia/ veículo de comunicação oficial;
    • Para vídeos e áudios, caso as iniciativas a serem inscritas ainda não tenham sido publicadas, elas devem ao menos ter sido produzidas, mesmo que num formato piloto (em casa, no estúdio da faculdade etc.). A qualidade técnica da produção não será levada em conta, mas sim a qualidade do conteúdo proposto;
    • Os alunos que forem finalistas – ou seja, que forem aprovados para a fase final do processo de seleção, deverão apresentar comprovante de matrícula do primeiro semestre do ano de 2024 e o(a) professor(a) orientador(a) um atestado de vínculo com a IES.

    Não são elegíveis:

    • Reportagens ou iniciativas que não foquem no tema da Saúde da Criança e do Adolescente como tema prioritário, abordando o assunto apenas tangencialmente;
    • Reportagens ou iniciativas que firam os princípios éticos ou que explorem de qualquer forma crianças ou adolescentes;
    • Posts com viés de campanhas publicitárias ou institucionais que sejam comerciais, com foco na venda de qualquer produto ou serviço;
    • Iniciativas ou reportagens de caráter religioso;
    • Organizações de mídias ou empresas internacionais sem atuação no Brasil (organizações internacionais podem participar desde que tenham atuação no Brasil);
    • Iniciativas ligadas a partidos políticos ou qualquer ação político-partidária;
    • No caso do público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e PRODUTORES DE CONTEÚDO, iniciativas que sejam apenas uma ideia de pauta ou projeto que ainda não foi publicado ou colocado em prática.

     

    Processo de seleção

    O processo seletivo acontecerá em duas etapas:

    1ª etapa: avaliação dos formulários e das reportagens/ iniciativas enviadas, de acordo com os critérios de elegibilidade e de avaliação (descritos abaixo), realizada pela equipe da ponteAponte.

    2ª etapa: avaliação das iniciativas finalistas aprovadas na 1ª etapa por um júri multissetorial, apontado pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal e pela ponteAponte, que definirá os vencedores de cada categoria levando em conta os critérios de avaliação.

    Premiação

    A premiação total será de R$ 92.000,00 (noventa e dois mil reais), distribuída entre todos os vencedores, sendo R$ 68.000,00 para o público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e PRODUTORES DE CONTEÚDO e R$ 24.000,00 para o público de ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, de acordo com os quadros resumo abaixo.

    Todos os finalistas e vencedores (e as equipes envolvidas, se for o caso) receberão um certificado por sua participação no Prêmio, desde que cadastrados formalmente no formulário de inscrição. Não serão aceitas solicitações posteriores de inserção de novos participantes ao final do processo da premiação. Os vencedores também receberão troféus feitos exclusivamente para o prêmio.

    Além da premiação financeira, dos certificados e troféus, a Fundação oferecerá visibilidade para as iniciativas finalistas e vencedoras, por meio de divulgação em seus canais de comunicação, bem como na avaliação pelos jurados e na cerimônia de entrega dos prêmios, que será realizada em São Paulo e contará com convidados de destaque no campo da saúde da criança e do adolescente.

    Valores da premiação – PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e PRODUTORES DE CONTEÚDO:

    • Premiação individual para a categoria:
      • “Texto” – 1º Lugar – R$ 12.000,00
      • “Texto” – 2º Lugar – R$ 5.000,00
      • “Áudio” – 1º Lugar – R$ 12.000,00
      • “Áudio” – 2º Lugar – R$ 5.000,00
      • “Vídeo” – 1º Lugar – R$ 12.000,00
      • “Vídeo” – 2º Lugar – R$ 5.000,00
      • “Redes Sociais” – 1º Lugar – R$ 12.000,00
      • “Redes Sociais” – 2º Lugar – R$ 5.000,00

    Valores da premiação – ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS:

    • Premiação individual para a categoria:
      • “Texto” – 1º Lugar* – R$ 8.000,00
      • “Texto” – 2º Lugar** – R$ 4.000,00
      • “Audiovisual” – 1º Lugar* – R$ 8.000,00
      • “Audiovisual” – 2º Lugar** – R$ 4.000,00

    (*) O valor fixo de R$8.000,00 (oito mil reais) para cada VENCEDOR do PÚBLICO ESTUDANTE será distribuído da seguinte forma: R$5.000,00 para os alunos e R$3.000,00 para o(a) professor(a) orientador(a).

    (**) O valor fixo de R$4.000,00 (quatro mil reais) para cada SEGUNDO COLOCADO do PÚBLICO ESTUDANTE será distribuído da seguinte forma: R$2.500,00 para os alunos e R$1.500,00 para o(a) professor(a) orientador(a).

    Cronograma
    • Lançamento do prêmio e abertura das inscrições: 20 de maio de 2024.
    • Término das inscrições: 26 de julho de 2024.
    • Processo de avaliação da 1ª Fase: julho/agosto de 2024.
    • Divulgação dos finalistas: agosto de 2024.
    • Processo de avaliação do Júri: agosto/setembro de 2024.
    • Evento de premiação/anúncio dos vencedores: novembro de 2024.

    OBS: Acima estão as principais informações relacionadas ao prêmio, no entanto recomendamos a leitura do regulamento completo para o conhecimento aprofundado e detalhado das bases e condições estabelecidas.

    Ajuda

    Tire suas dúvidas sobre o prêmio

    Quem pode se inscrever ao Prêmio?

    Jornalistas, comunicadores em geral, produtores de conteúdo, entidades governamentais de qualquer nível federativo (municipal, estadual, federal) e representante de qualquer tipo de poder (executivo, legislativo, judiciário), Sociedades médicas, organizações da sociedade civil, coletivos de comunicação que tenham iniciativas na área; Entidades privadas ou filantrópicas da área da saúde, como hospitais, planos de saúde ou clínicas que tenham produzido conteúdos em prol da saúde coletiva de crianças e adolescentes e que não sejam comerciais (visando venda ou promoção de serviços próprios); e estudantes de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo), desde que orientados por um(a) professor(a). Para maior detalhamento, consulte regulamento no tópico 2.1.

    Quem não pode se inscrever?

    Agências de publicidade, assessorias de imprensa e pessoas que tenham menos de 16 anos até a data de fechamento das inscrições.

    Pessoas, iniciativas, organizações ou empresas vinculadas à Fundação José Luiz Egydio Setúbal, com qualquer relação que aponte conflito de interesses.

    Pessoas, iniciativas, organizações ou empresas que façam parte do quadro de colaboradores, diretoria e/ou de conselhos dos patrocinadores, parceiros, apoiadores institucionais, conselho consultivo ou das demais organizações vinculadas a esta chamada, inclusive a ponteAponte.

    Em que categoria devo me inscrever?

    Para o público de profissionais de comunicação e produtores de conteúdo, a premiação possui quatro categorias para iniciativas/ reportagens de conteúdo informativo: Texto, Áudio, Vídeo, Redes sociais.

    Para o público de estudantes universitários, a premiação possui duas categorias para iniciativas/ reportagens de conteúdo informativo: Texto e Audiovisual.

    A inscrição deve ser feita na categoria que a iniciativa se enquadre. Para mais informações sobre cada categoria, consulte o regulamento. Para ver os vencedores de edições anteriores, consulte o nosso site.

    Como funcionará a nova categoria de Redes Sociais?

    Podem se inscrever Iniciativas relacionadas à saúde e bem-estar em redes sociais (como Instagram, TikTok, Youtube, Linkedin, Threads, Kawaii – lista não exaustiva) ou sites/blogs pessoais ou institucionais com mais de 1 ano de pessoas físicas ou jurídicas (Hospitais, organizações da sociedade civil, médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores parentais – lista não exaustiva). O proponente deverá escolher 1 conteúdo do último ano relacionado à saúde infantil e somente esse conteúdo será avaliado.

    Devo me inscrever como Profissional ou Estudante?

    Para o público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO, são aceitas inscrições de pessoas físicas e jurídicas, de forma individual ou em grupos. Espera-se iniciativas que já tenham sido publicadas ou transmitidas em veículos reconhecidos como sendo um veículo de mídia.

    Para o público de ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, são aceitas inscrições somente de pessoas físicas, de forma individual ou em grupos. Espera-se conteúdos/ pautas desenvolvidas nas categorias descritas no regulamento, não sendo necessária a sua publicação em nenhuma mídia/veículo de comunicação oficial.

    Que tipos de iniciativas podem ser inscritas?

    Publicações em texto e conteúdos em áudio ou vídeo publicados em veículos de mídia, plataformas online/ portais específicos sobre saúde da criança e do adolescente, publicações em perfis ou canais de mídias sociais dedicados ao tema da saúde da criança e do adolescente, publicações que façam parte de séries de publicações em mídias sociais, editorias especializadas na temática criadas em jornais ou revistas, cadernos, edições especiais, gibis temáticos, parcerias entre organizações da sociedade civil e empresas de comunicação para estímulo ao tema.

    No caso de séries de reportagens/ áudios/ vídeos/ posts, o candidato deve selecionar um conteúdo dentro da produção a ser destacado para avaliação, não sendo possível inscrever a série completa.

    Quais os critérios de avaliação das iniciativas?

    Tanto para estudantes quanto para profissionais serão usados quatro critérios de avaliação que têm pesos iguais:

    Relevância do tema abordado: em que medida a reportagem ou iniciativa aborda questões de interesse público relacionados à temática e contribui para um debate com informações relevantes, genuínas e conectadas com a realidade brasileira, buscando promover o bem-estar, prevenir enfermidades e garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde.

    Qualidade do conteúdo: será avaliada a qualidade da apuração, uso de fontes confiáveis, objetividade e clareza na escrita.

    Linguagem acessível: será analisada como foi construída a iniciativa,  que tipo de informações foram utilizadas, se ela é didática e acessível e assim permite  ser compreendida por um grande público.

    Criatividade: utilização de novos recursos visuais ou sonoros, inovação e ousadia na abordagem, conteúdo ou produto midiático final.

    Como é o processo de seleção?

    O processo seletivo acontecerá em duas etapas:

    1ª etapa: avaliação dos formulários e das reportagens/ iniciativas enviadas, de acordo com os critérios de elegibilidade e de avaliação descritos no regulamento, realizada pela equipe da ponteAponte. 

    2ª etapa: avaliação das iniciativas finalistas aprovadas na 1ª etapa por um júri multissetorial, apontado pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal e pela ponteAponte, que definirá os vencedores de cada categoria levando em conta os critérios de avaliação acima mencionados.

    Como faço para me inscrever?

    Leia o regulamento com atenção e depois acesse o formulário online para preencher os dados de sua iniciativa. Caso queira ver as perguntas e elaborar as respostas num arquivo offline antes de fazer a inscrição oficial, acesse o documento do formulário offline disponibilizado no site, faça download no seu computador ou salve uma cópia no seu Google Drive. Não se esqueça de passar as respostas para o formulário online depois. Todos os links para os documentos citados podem ser encontrados no site e no regulamento.

    Posso inscrever mais de uma iniciativa?

    Sim, cada proponente pode inscrever até 3 (três) reportagens ou iniciativas. Para cada iniciativa será necessário preencher um formulário.

    Posso me inscrever em mais de uma categoria?

    Sim, cada proponente pode inscrever até 3 (três) reportagens ou iniciativas, numa mesma categoria ou em categorias diferentes. Para cada iniciativa será necessário preencher um formulário.

    O que eu ganho se for o vencedor?

    Além do reconhecimento em dinheiro para cada categoria, todos os finalistas, vencedores e equipes envolvidas receberão um certificado por sua participação na premiação. Os vencedores ganharão troféus feitos exclusivamente para o prêmio. Além da premiação financeira e dos certificados, a Fundação oferecerá visibilidade para as iniciativas finalistas e vencedoras, por meio de divulgação em seus canais de comunicação, bem como na avaliação pelos jurados e na cerimônia de entrega dos prêmios, que será realizada em São Paulo e contará com convidados de destaque no campo da saúde da criança e do adolescente.

    Qual o valor do Prêmio?

    O(A) vencedor(a) de cada categoria do público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO E PRODUTORES DE CONTEÚDO receberá R$12.000,00 (doze mil reais), e o(a) segundo(a) colocado(a) receberá R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

    O(a) vencedor(a) de cada categoria do público de ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS receberá R$ 8.000,00 (oito mil reais), sendo R$5.000,00 para o aluno responsável pela inscrição e R$3.000,00 para o(a) professor(a) orientador(a). O(a) segundo(a) colocado(a) receberá R$ 4.000,00 (quatro mil reais), sendo R$ 2.500,00 para o aluno responsável pela inscrição e R$ 1.500,00 para o(a) professor(a) orientador(a) .

    Quando sai o resultado?

    Os finalistas serão anunciados entre setembro e outubro e o vencedor será conhecido na cerimônia de premiação, que acontecerá em São Paulo, em novembro de 2024, em data a ser definida oportunamente.

    Se eu for o vencedor terei minhas despesas pagas para participar da cerimônia de premiação?

    O evento de premiação acontecerá em São Paulo no mês de novembro de 2024, em data a ser definida oportunamente. A participação será facultativa para todos os finalistas e as despesas logísticas são de responsabilidade de cada participante.

    Estou inscrevendo uma iniciativa em equipe, o valor da premiação será o mesmo para cada participante?

    Caso a reportagem ou iniciativa tenha sido produzida por uma equipe, não cabe à organização do Prêmio a divisão do valor entre os eventuais autores do trabalho premiado, ficando isso a cargo do responsável pela inscrição. Vale ressaltar que o valor do prêmio é fixo, independentemente do número de pessoas inscritas.

    Ao fazer sua inscrição, o candidato PROFISSIONAL assume que tem autorização do veículo ou da organização da qual faz parte para a divulgação da reportagem ou iniciativa. Da mesma forma, no caso de ESTUDANTES, o candidato que se inscrever assume que tem autorização do(a) professor(a), de sua IES e dos demais colegas do grupo (se for inscrição coletiva) para fazer a inscrição e enviar a produção.

    Qualquer estudante pode participar?

    Podem se inscrever estudantes de graduação de qualquer curso universitário (bacharelado, licenciatura e tecnólogo), desde que supervisionados por um docente e que tenham no mínimo 16 anos completos.

    Os alunos que forem aprovados como finalistas no processo de avaliação deverão apresentar comprovante de matrícula do primeiro semestre do ano de 2024 e o(a) professor(a) orientador(a) um atestado de vínculo com a IES.

    Sou estudante do ensino médio, posso me candidatar?

    Nesta edição o Prêmio é aberto somente para estudantes de graduação.

    Sou estudante universitário, mas publiquei uma matéria num veículo de imprensa. Em qual categoria devo me inscrever?

    Reportagens publicadas em veículos do mercado de mídia devem se inscrever na categoria profissional, mesmo se o autor for estudante. A categoria Estudante é apenas para iniciativas realizadas no âmbito da Instituição de Ensino Superior, podendo ter sido publicadas ou não nas mídias universitárias.

    Sou aluno de EAD, posso me inscrever?

    Sim, desde que tenha a supervisão de um professor, e a reportagem ou iniciativa tenha sido realizada no âmbito da Instituição de Ensino Superior.

    Posso inscrever meu TCC (trabalho de conclusão de curso)?

    Nesta edição, o Prêmio não aceita trabalhos acadêmicos (TCCs e artigos). Podem ser inscritas reportagens publicadas em jornais-laboratório, trabalhos realizados durante as disciplinas ou trabalhos realizados especificamente para esse prêmio, desde que com apoio/ orientação da faculdade/ universidade. Caso seu TCC tenha gerado uma reportagem, esta última poderá ser inscrita.

    Posso fazer uma inscrição em grupo?

    Toda inscrição deve ser feita por uma pessoa física, que será o responsável pela submissão das informações. Porém, a iniciativa pode ter sido produzida por uma organização ou grupo de até 10 pessoas. Vale pontuar que, no caso de inscrições coletivas, o valor final da premiação não muda, e que não cabe à organização do Prêmio a divisão do valor entre os eventuais autores do trabalho premiado, ficando isso a cargo do responsável pela inscrição. O valor do prêmio é fixo, independentemente do número de pessoas inscritas.

    Somente alunos de Jornalismo podem se inscrever?

    Podem se inscrever alunos de qualquer curso universitário, desde que a reportagem ou iniciativa tenha foco na saúde de crianças e adolescentes e seja orientada por um professor responsável, realizada no âmbito da faculdade/universidade.

    Agências de publicidade podem se inscrever?

    Não é permitida a inscrição de nenhuma campanha publicitária comercial ou de agências.

    Não sou jornalista, mas tenho um blog/ site/ perfil em rede social sobre Saúde da Criança, posso me inscrever?

    Profissionais que produzem conteúdo digital que versem sobre o tema do Prêmio devem se inscrever na categoria “Redes Sociais”, desde que atendam aos critérios de elegibilidade.

    Posso inscrever somente uma ideia de pauta?

    Podem ser inscritas somente reportagens/iniciativas/campanhas comprovadamente publicadas/ veiculadas entre junho de 2023 e o prazo final das inscrições desta edição, previsto para 26 de julho de 2024. No caso de estudantes, aceita-se que as iniciativas não tenham sido publicadas em nenhum veículo, porém elas devem estar produzidas.

    Gostaria de participar, mas não tenho ideias de pautas - como faço?

    Para apoiar os candidatos em relação às possibilidades de pautas a serem inscritas, sugerimos a consulta dos finalistas e vencedores dos anos anteriores, disponíveis no site da FJLES (clique aqui para o prêmio de 2022 e aqui para o prêmio de 2023). A página da Fundação no Youtube também é uma ótima fonte de ideias.

    Por fim, abaixo citamos alguns exemplos de temas que podem ser explorados nas iniciativas inscritas. Ressaltamos que as inscrições não precisam necessariamente estar relacionadas aos exemplos listados.

    Saúde mental e integridade física na infância e adolescência: Excesso de telas, Bullying, Autoestima, Ansiedade, Prevenção contra maus-tratos e violência.

    Insegurança alimentar: Fome, Consumo de ultraprocessados, Promoção de bons hábitos alimentares.

    Imunização: Importância da vacinação, Queda na cobertura vacinal, Retorno de doenças erradicadas no Brasil.

    Ainda tenho dúvidas, com quem posso falar?

    Em caso de dúvidas sobre este Prêmio, envie um e-mail para premiofjles@ponteaponte.com.br ou mensagem para o whatsapp (11) 91360-3230 (se preferir, clique https://wa.me/5511913603203).

    Não encontrou a sua dúvida?
    Entre em contato conosco através do email premiofjles@ponteaponte.com.br
    ou pelo WhatsApp (11) 91360-3203.

    O atendimento será realizado apenas em dias úteis e horário comercial (9h às 17h).
    Os contatos serão respondidos em até 24h após o recebimento, exceto em fins de semana e feriados.

    Sobre os Realizadores

    Este prêmio é uma realização da Fundação José Luiz Egydio Setúbal com o apoio técnico da ponteAponte.

    Copyright © 2024 – Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Collabs.

    Translate »