Sobre o Prêmio
O Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), focado na saúde da criança e do adolescente, chega à sua terceira edição para promover, junto aos meios de comunicação e mídias sociais, esse tema de tanta relevância para nossa sociedade. Com este Prêmio pretende-se ampliar a percepção sobre a saúde da criança e do adolescente entre jornalistas, produtores de conteúdo, comunicadores, agentes e gestores públicos, profissionais da sociedade civil, estudantes e professores universitários, bem como expandir e qualificar o debate sobre a prevenção e a mitigação de problemas de forma individual e coletiva.
A FJLES acredita no poder da informação para que a sociedade, em especial pais, cuidadores e tomadores de decisão, consigam garantir o desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes. Entendemos que a população deve estar consciente da importância da procedência das informações às quais tem acesso, valorizando o caráter científico e a democratização da divulgação de conteúdos relevantes.
Categorias
A premiação contém 5 categorias
As categorias contemplam profissionais já formados e, dentro de cada uma, há uma subcategoria para estudantes de graduação. A divisão segue o padrão abaixo:
Texto
Iniciativas em texto, reportagens ou séries de reportagens em meio impresso ou digital.
Áudio
Iniciativas em áudio, reportagens ou séries de reportagens produzidas para rádio ou no formato podcast.
Vídeo
Iniciativas em vídeo, reportagens ou séries de reportagens para a TV em geral ou em plataformas de vídeos como o YouTube ou Vimeo.
Iniciativas Digitais
Conteúdos para plataformas de mídias sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter, Linkedin, dentre outras, produzidas por jornalistas, comunicadores em geral, profissionais da área de saúde, produtores de conteúdo, estudantes universitários e/ou coletivos de mídia.
Campanhas de Comunicação
Iniciativas que visem à disseminação de informações de saúde, para o bem-estar da comunidade em geral*, com produção de materiais e/ou propagandas digitais, impressos, de áudio ou vídeo que busquem informar, engajar ou transformar a sociedade.
(*) Campanhas de comunicação interna, com foco nos colaboradores das organizações, não são aceitas para esta premiação.
Como Participar
Confira abaixo como você pode participar:
1
Leia o regulamento
Leia o regulamento completo sobre o prêmio para saber todas as regras necessárias para a inscrição e tire todas as suas dúvidas na seção de Dúvidas Frequentes.
2
Organize os materiais necessários
Organize todos os materiais necessários e não se esqueça de checar a data limite para inscrição.
Faça a sua inscrição
Acesse a página da inscrição, preencha todos os campos e confira se todos os dados foram escritos corretamente antes de enviar o formulário.
Premiação
Como a premiação
será distribuída:
Total de R$ 85 mil em Prêmios (55 mil para profissionais de comunicação e 30 mil para estudantes universitários):
- R$ 11.000,00 (onze mil reais) para os profissionais vencedores;
- R$ 6.000,00 (seis mil reais) para os estudantes universitários vencedores*;
(*) Valor fixo de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para cada vencedor do PÚBLICO ESTUDANTE será distribuído da seguinte forma: R$ 4.000,00 para os alunos e R$ 2.000,00 para o professor orientador. Confira todas as regras no regulamento.
Cronograma
Confira as principais datas do prêmio abaixo:
27 de Abril de 2023
Lançamento do prêmio e abertura das inscrições.
30 de Junho de 2023
Término das Inscrições.
Agosto de 2023
Divulgação dos finalistas.
Setembro de 2023
Evento de premiação/anúncio dos vencedores.
Conheça nosso time de jurados
Conheça nosso
time de jurados
José Luiz Setúbal
Pediatra, atualmente é presidente e instituidor da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, vice-presidente do Instituto PENSI, e presidente do conselho da Associação Fundo Areguá. Também integra o conselho deliberativo da Associação Paulista de Fundações. Foi provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Fátima Fernandes
Pediatra, mestre em Alergologia e Imunologia. É diretora-executiva do Instituto PENSI e também atua como Diretora-Médica do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.
Márcia Woods
Comunicadora social, tem 20 anos de experiência em programa e projetos de filantropia e investimento social e gestão de organizações da sociedade civil. É assessora da FJLES desde 2019, presidente do Conselho Deliberativo da ABCR, e do comitê coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação.
Luciana Munaretti
Jornalista, atuou nas principais emissoras de TV do país, e vem se dedicando à comunicação corporativa nos últimos 20 anos. Foi diretora em agências de Marketing e Relações Públicas, e coordena a área de Comunicação da FJLES desde 2018.
Ana Luiza Navas
Fonoaudióloga, professora titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Associada fundadora do Instituto ABCD (iABCD). Membro do Conselho Superior da Fundação José Luiz Egydio Setubal (FJLES). Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação. Editora Chefe, Revista CoDAS.
Paulo Saldiva
Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Concentra atividades de pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP até março de 2020.
Andrea Wolffenbüttel
Jornalista, trabalhou em televisão, jornais e revistas. Migrou para o Terceiro Setor em 2007. Coordenou a Comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e do IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. É membro do Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação.
Elânia Francisca
Elânia Francisca é psicóloga, especialista em Gênero e sexualidade e sexualidade humana, mestra em Educação Sexual, doutoranda em Direitos, humanidades e outras legitimidades. Fundadora do Espaço Puberê de promoção de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Atua como psicóloga clínica, supervisora e consultora nas temáticas de saúde, direitos humanos e adolescências. Colunista no VivaBem UOL desde 2020. Ganhadora do prêmio Viva da Revista Marie Claire e Instituto Avon no ano de 2019 na categoria Saúde.
Natália Paiva
Natalia é cofundadora da Alandar Consultoria em Políticas Públicas, escritora e mãe de três. Já foi head de políticas públicas do Instagram para a América Latina, consultora do setor público na McKinsey & Company, diretora-executiva da organização Transparência Brasil e jornalista do caderno de Economia da Folha de São Paulo. Natália é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, tem mestrado em comunicação pela PUC-SP e MBA pelo IE Business School de Madrid.
Thales A. de Oliveira
Pediatra, com formação em Gestão de Saúde pela FGV, com mais de 10 anos de prática em gestão hospitalar. Desde 2021 ocupa o cargo de Gerente do Pronto Socorro e do Ambulatório do Sabará Hospital Infantil.
Vencedores
Conheça os vencedores:
Regulamento
Confira os principais pontos do regulamento abaixo:
Objetivos
- Contribuir para a democratização de informações relevantes para a sociedade no que tange à saúde de forma sistêmica, principalmente com enfoque na prevenção e mitigação de problemas relacionados à criança e ao adolescente.
- Fomentar a produção de conteúdos de comunicação de qualidade nas mais diversas plataformas, sejam estritamente jornalísticas ou de formatos alternativos, desde que baseado em ciência e com profundidade, sobre temas que envolvem saúde da criança e adolescente.
- Reconhecer iniciativas que possuem alto nível de qualidade técnica e/ou criatividade, independentemente do tamanho do veículo utilizado e da região em que ele atua.
- Promover advocacy por meio do apoio a iniciativas que abordem o tema em veículos e em mídias digitais e que possam influenciar tomadores de decisão, e em campanhas que possam contribuir para o fortalecimento de políticas públicas.
- Incentivar produção de pautas no meio acadêmico sobre saúde de crianças e adolescentes em todo o Brasil e em todos os cursos de graduação, reconhecendo o potencial que a conscientização e o envolvimento do público universitário (professores e alunos) com esta temática tem para causar mudanças relevantes na forma como se produz, processa e dissemina informações para a sociedade – tanto no presente quanto no futuro.
Perfil dos inscritos
Quem pode participar:
- Jornalistas, comunicadores em geral, produtores de conteúdo (“creators*”);
- Sociedades médicas, organizações da sociedade civil, coletivos de comunicação que tenham iniciativas na área;
- Entidades governamentais de qualquer nível federativo (municipal, estadual, federal) e representante de qualquer tipo de poder (executivo, legislativo, judiciário);
- Entidades privadas ou filantrópicas da área da saúde como hospitais, planos de saúde ou clínicas que tenham produzido conteúdos em prol da saúde coletiva de crianças e adolescentes e que não sejam comerciais (visando venda ou promoção de serviços próprios);
- Alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo**) preferencialmente das áreas de saúde, comunicação e gestão pública, em inscrições individuais ou em grupo***. O(s) aluno(s) deve(m) ser oficialmente orientado(s) por algum professor de sua instituição de ensino.
Para o público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO, são aceitas inscrições de pessoas físicas e jurídicas, de forma individual ou coletiva.
Para público de ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, são aceitas inscrições somente de pessoas físicas, também de forma individual ou coletiva. No caso de inscrições coletivas, o valor final da premiação não muda.
Quem NÃO pode participar:
- Agências de publicidade;
- Assessorias de imprensa;
- Pessoas que tenham menos de 16 anos (até a data do fechamento das inscrições).
—
(*) Creators são produtores de conteúdo. A palavra “creators” remete a “criadores” porque eles, de fato e em geral, criam conteúdo original, com algum grau de autoria e criatividade. Fonte: Meio e Mensagem.
(**) Tecnólogo é um curso de nível superior voltado para o mercado de trabalho. Também é conhecido como curso de tecnologia ou graduação tecnológica e tem duração menor que os cursos de bacharelado ou licenciatura: de dois a três anos.
(***) No caso de inscrições coletivas, os alunos não precisam ser da mesma instituição de ensino superior, mas o professor orientador deverá ser da mesma instituição de ensino de pelo menos um dos alunos do grupo.
Categorias
A premiação possui cinco categorias para iniciativas/reportagens de conteúdo informativo, conforme apresentado a seguir:
- Texto: iniciativas em texto, reportagens ou séries de reportagens em meio impresso ou digital.
- Áudio: iniciativas em áudio, reportagens ou séries de reportagens produzidas para rádio ou no formato podcast.
- Vídeo: iniciativas em vídeo, reportagens ou séries de reportagens para a TV em geral ou em plataformas de vídeos como o YouTube ou Vimeo.
- Iniciativas digitais: conteúdos para plataformas de mídias sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter, Linkedin, dentre outras, produzidas por jornalistas, comunicadores em geral, profissionais da área de saúde, produtores de conteúdo, estudantes universitários e/ou coletivos de mídia.
- Campanhas de comunicação: iniciativas que visem à disseminação de informações de saúde, para o bem-estar da comunidade em geral , com produção de materiais e/ou propagandas digitais, impressos, de áudio ou vídeo que busquem informar, engajar ou transformar a sociedade.
Critérios de elegibilidade
Para PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO, espera-se iniciativas com as seguintes características:
- As reportagens, campanhas de comunicação ou conteúdos multimídia devem focar na Saúde da Criança e/ou do Adolescente como tema principal e devem ter sido publicadas/veiculadas entre junho de 2022 e junho de 2023;
- As iniciativas/reportagens devem ter sido publicadas ou transmitidas em veículos reconhecidos como sendo um veículo de mídia (não podem ser páginas pessoais, exceto se for um perfil exclusivo dedicado ao tema);
- As iniciativas precisam estar em vigor ou concluídas, não sendo aceitas apenas ideias ou protótipos;
- No caso de séries de reportagens/áudios/vídeos/posts, o candidato deve selecionar um conteúdo dentro da produção a ser destacado para avaliação, não sendo possível inscrever a série completa.
Para ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, espera-se iniciativas com as seguintes características:
- Conteúdos/pautas nas categorias acima citadas, produzidos entre junho de 2022 e junho de 2023, não sendo necessária a sua publicação em nenhuma mídia/veículo de comunicação oficial;
- Para vídeos e áudios, caso as iniciativas a serem inscritas ainda não tenham sido publicadas, elas devem ao menos ter sido produzidas, mesmo que num formato piloto (em casa, no estúdio da faculdade etc.). A qualidade técnica da produção não será levada em conta, mas sim a qualidade do conteúdo proposto. Ambos os formatos (vídeo e áudio) devem ter entre 4 e 10 minutos;
- Já no caso de campanhas, as mesmas não precisam ter sido veiculadas, porém devem conter os seguintes elementos: público-alvo da comunicação, peças com textos e artes (cartazes, banners, outdoors etc.), propostas de veículos/regiões onde seriam veiculados;
- Os alunos que forem finalistas – ou seja, que forem aprovados para a fase final do processo de seleção, deverão apresentar comprovante de matrícula do primeiro semestre do ano de 2023 e o professor orientador um atestado de vínculo com a IES.
Não são elegíveis:
- Reportagens ou iniciativas que não foquem no tema da Saúde da Criança e do Adolescente como tema prioritário, abordando o assunto apenas tangencialmente;
- Reportagens ou iniciativas que firam os princípios éticos ou que explorem de qualquer forma crianças ou adolescentes;
- Campanhas publicitárias ou institucionais que sejam comerciais, com foco na venda de qualquer produto ou serviço;
- Perfis, blogs ou sites de caráter personalista que não sejam focados na Saúde da Criança ou do Adolescente;
- Iniciativas ou reportagens de caráter religioso;
- Organizações de mídias ou empresas internacionais sem atuação no Brasil (organizações internacionais podem participar desde que tenham atuação no Brasil);
- Iniciativas ligadas a partidos políticos ou qualquer ação político-partidária;
- No caso do público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO: pessoas, iniciativas, organizações ou empresas que tenham apenas uma ideia ou projeto que ainda não foram publicados ou colocados em prática;
- Pessoas, iniciativas, organizações ou empresas vinculadas à Fundação José Luiz Egydio Setúbal, com qualquer relação que aponte conflito de interesses;
- Pessoas, iniciativas, organizações ou empresas que façam parte do quadro de colaboradores, diretoria e/ou de conselhos dos patrocinadores, parceiros, apoiadores institucionais, conselho consultivo ou das demais organizações vinculadas a esta chamada, inclusive a ponteAponte.
Processo de seleção
O processo seletivo acontecerá em duas etapas:
1ª etapa: avaliação dos formulários e das reportagens/iniciativas enviadas, de acordo com os critérios de elegibilidade e de avaliação acima mencionados, realizada pela equipe da ponteAponte.
2ª etapa: avaliação das iniciativas finalistas aprovadas na 1ª etapa por um júri multissetorial, apontado pela ponteAponte e pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que definirá os vencedores de cada categoria, em reunião presencial ou online, levando em conta os critérios de avaliação acima mencionados.
Premiação
A premiação distribuirá no total R$ 85.000,00 (oitenta e cinco mil reais) entre todos os vencedores, sendo R$ 55.000,00 para o público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO e R$ 30.000,00 para o público de ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, de acordo com o que está descrito abaixo:
Valores da premiação – PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO:
- Premiação individual para a categoria “áudio” – R$ 11.000,00
- Premiação individual para a categoria “texto” – R$ 11.000,00
- Premiação individual para a categoria “vídeo” – R$ 11.000,00
- Premiação individual para a categoria “iniciativas digitais” – R$ 11.000,00
- Premiação individual para a categoria “campanhas de comunicação” – R$ 11.000,00
Valores da premiação – ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS**:
- Premiação individual para a categoria “áudio” – R$ 6.000,00
- Premiação individual para a categoria “texto” – R$ 6.000,00
- Premiação individual para a categoria “vídeo” – R$ 6.000,00
- Premiação individual para a categoria “iniciativas digitais” – R$ 6.000,00
- Premiação individual para a categoria “campanhas de comunicação” – R$ 6.000,00
** O valor fixo de R$6.000,00 (seis mil reais) para cada vencedor do PÚBLICO ESTUDANTE será distribuído da seguinte forma: R$4.000,00 para os alunos e R$2.000,00 para o professor orientador.
Todos os finalistas, vencedores e equipes envolvidas receberão um certificado por sua participação no Prêmio, desde que cadastrados formalmente no formulário de inscrição. Não serão aceitas solicitações posteriores de novos certificados ao final do processo da premiação.
Além da premiação financeira e dos certificados, a Fundação oferecerá visibilidade para as iniciativas finalistas e vencedoras, por meio de divulgação em seus canais de comunicação, bem como na avaliação pelos jurados e na cerimônia de entrega dos prêmios, que será realizada em São Paulo e contará com convidados de destaque no campo da saúde da criança e do adolescente.
Cronograma
- Lançamento do prêmio e abertura das inscrições: 27 de abril de 2023.
- Término das inscrições: 30 de junho de 2023.
- Processo de avaliação da 1ª Fase: julho de 2023.
- Divulgação dos finalistas: agosto de 2023.
- Processo de avaliação do Júri: agosto de 2023.
- Evento de premiação/anúncio dos vencedores: setembro de 2023.
OBS: Acima estão as principais informações relacionadas ao prêmio, no entanto recomendamos a leitura do regulamento completo para o conhecimento aprofundado e detalhado das bases e condições estabelecidas.
Ajuda
Tire suas dúvidas sobre o prêmio
Quem pode se inscrever ao Prêmio?
Quem não pode se inscrever?
Agências de publicidade, assessorias de imprensa e pessoas que tenham menos de 16 anos até a data de fechamento das inscrições.
Em que categoria devo me inscrever?
A premiação possui cinco categorias para iniciativas/reportagens de conteúdo informativo, conforme apresentado a seguir: Texto, Áudio, Vídeo, Iniciativas Digitais e Campanhas de Comunicação. A inscrição deve ser feita na categoria que a iniciativa se enquadre. Para mais informações sobre cada categoria, consulte o regulamento. Para ver os vencedores de edições anteriores, consulte o nosso site.
Devo me inscrever como Profissional ou Estudante?
Para o público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO, são aceitas inscrições de pessoas físicas e jurídicas, de forma individual ou coletiva. Espera-se iniciativas que já tenham sido publicadas ou transmitidas em veículos reconhecidos como sendo um veículo de mídia (não podem ser páginas pessoais, exceto se for um perfil exclusivo dedicado ao tema).
Para o público de ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, são aceitas inscrições somente de pessoas físicas, de forma individual ou coletiva (grupos de alunos). Espera-se conteúdos/pautas desenvolvidas nas categorias descritas no regulamento, produzidos entre junho de 2022 e junho de 2023, não sendo necessária a sua publicação em nenhuma mídia/veículo de comunicação oficial.
O que eu ganho se for o vencedor?
Além do reconhecimento em dinheiro para cada categoria, todos os finalistas, vencedores e equipes envolvidas receberão um certificado por sua participação na premiação. Além da premiação financeira e dos certificados, a Fundação oferecerá visibilidade para as iniciativas finalistas e vencedoras, por meio de divulgação em seus canais de comunicação, bem como na avaliação pelos jurados e na cerimônia de entrega dos prêmios, que será realizada em São Paulo e contará com convidados de destaque no campo da saúde da criança e do adolescente.
Qual o valor do Prêmio?
O(A) vencedor(a) de cada categoria do público de PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO receberá R$ 11.000,00 e o(a) vencedor(a) de cada categoria do público de ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS receberá R$ 6.000,00, sendo R$4.000,00 para o aluno responsável pela inscrição e R$2.000,00 para o professor orientador.
Se eu for o vencedor terei minhas despesas pagas para participar da cerimônia de premiação?
O evento de premiação acontecerá em São Paulo no mês de setembro de 2023, em data a ser definida oportunamente. A participação será facultativa para vencedores e finalistas e as despesas logísticas são de responsabilidade de cada participante.
Estou inscrevendo uma iniciativa em equipe, o valor da premiação será o mesmo para cada participante?
Caso a reportagem ou iniciativa tenha sido produzida por uma equipe, não cabe à organização do Prêmio a divisão do valor entre os eventuais autores do trabalho premiado, ficando isso a cargo do responsável pela inscrição. Vale ressaltar que o valor do prêmio é fixo, independentemente do número de pessoas inscritas.
Ao fazer sua inscrição, o candidato PROFISSIONAL assume que tem autorização do veículo ou da organização da qual faz parte para a divulgação da reportagem ou iniciativa. Da mesma forma, no caso de ESTUDANTES, o candidato que se inscrever assume que tem autorização do professor, de sua IES e dos demais colegas do grupo (se for inscrição coletiva) para fazer a inscrição e enviar a produção.
Posso inscrever mais de uma iniciativa?
Sim, cada proponente pode inscrever até 3 (três) reportagens ou iniciativas.
Posso me inscrever em mais de uma categoria?
Sim, cada proponente pode inscrever até 3 (três) reportagens ou iniciativas, numa mesma categoria ou em categorias diferentes.
Qualquer estudante pode participar?
Podem se inscrever estudantes de graduação de qualquer curso universitário (bacharelado, licenciatura e tecnólogo), desde que supervisionados por um docente e que tenham no mínimo 16 anos completos.
Os alunos que forem aprovados como finalistas no processo de avaliação deverão apresentar comprovante de matrícula do primeiro semestre do ano de 2023 e o professor orientador um atestado de vínculo com a IES.
Sou estudante do ensino médio, posso me candidatar?
Nesta edição o Prêmio é aberto somente para estudantes de graduação.
Sou estudante universitário, mas publiquei uma matéria num veículo de imprensa. Em qual categoria devo me inscrever?
Reportagens publicadas em veículos do mercado de mídia devem se inscrever na categoria profissional, mesmo se o autor for estudante. A categoria Estudante é apenas para iniciativas realizadas no âmbito da Instituição de Ensino Superior, podendo ter sido publicadas ou não nas mídias universitárias.
Sou aluno de EAD, posso me inscrever?
Sim, desde que tenha a supervisão de um professor, e a reportagem ou iniciativa tenha sido realizada no âmbito da Instituição de Ensino Superior.
Posso inscrever meu TCC (trabalho de conclusão de curso)?
Nesta edição, o Prêmio não aceita trabalhos acadêmicos (TCCs e artigos). Podem ser inscritas reportagens publicadas em jornais-laboratório, trabalhos realizados durante as disciplinas ou trabalhos realizados especificamente para esse prêmio, desde que com apoio/orientação da faculdade/universidade.
Posso fazer uma inscrição em grupo?
Toda inscrição deve ser feita por uma pessoa física, que será o responsável pela submissão das informações. Porém, a iniciativa pode ter sido produzida por uma organização ou grupo de pessoas. Vale pontuar que, no caso de inscrições coletivas, o valor final da premiação não muda, e que não cabe à organização do Prêmio a divisão do valor entre os eventuais autores do trabalho premiado, ficando isso a cargo do responsável pela inscrição. O valor do prêmio é fixo, independentemente do número de pessoas inscritas.
Somente alunos de Jornalismo podem se inscrever?
Podem se inscrever alunos de qualquer curso universitário, desde que a reportagem ou iniciativa tenha foco na saúde de crianças e adolescentes e seja orientada por um professor responsável, realizada no âmbito da faculdade/universidade.
Agências de publicidade podem se inscrever?
Não é permitida a inscrição de nenhuma campanha publicitária comercial ou de agências. Todas as campanhas devem ser meramente informativas sobre temas relacionados à causa da saúde de crianças e adolescentes. Pode haver uma agência (de comunicação, de publicidade) responsável por produzir a campanha, mas a inscrição deve ser feita por uma entidade de classe de saúde, uma organização da sociedade civil, coletivo de comunicação ou governos locais
Não sou jornalista, mas tenho um blog/site/perfil no Instagram (ou outra rede social) sobre Saúde da Criança, posso me inscrever?
Profissionais que produzem conteúdo digital focado no tema do Prêmio devem se inscrever na categoria Iniciativas Digitais, desde que atendam aos critérios de elegibilidade.
Posso inscrever somente uma ideia de pauta?
Podem ser inscritas somente reportagens/iniciativas/campanhas comprovadamente publicadas/veiculadas entre junho de 2022 e junho de 2023. No caso de estudantes, aceita-se que as iniciativas não tenham sido publicadas em nenhum veículo, porém elas devem estar produzidas.
Que tipos de iniciativas podem ser inscritas além de reportagens?
Plataformas online/portais específicos sobre saúde da criança e do adolescente, perfis de mídias sociais dedicados ao tema da saúde da criança e do adolescente, editorias especializadas na temática criadas em jornais ou revistas, cadernos ou edições especiais, gibis temáticos, parcerias entre organizações da sociedade civil e empresas de comunicação para estímulo ao tema, games ou aplicativos de distribuição gratuita, entre outras. No caso de séries de reportagens/áudios/vídeos/posts, o candidato deve selecionar um conteúdo dentro da produção a ser destacado para avaliação, não sendo possível inscrever a série completa.
Quais os critérios de avaliação das iniciativas?
Tanto para estudantes quanto para profissionais serão usados quatro critérios de avaliação que têm pesos iguais.
Relevância do tema abordado: em que medida a reportagem ou iniciativa aborda questões importantes na temática e contribui para um debate com informações relevantes, genuínas e conectadas com a realidade brasileira.
Qualidade do conteúdo: será avaliada a qualidade da apuração, uso de fontes confiáveis e clareza na escrita.
Linguagem acessível: será analisada como foi construída a iniciativa, que tipo de informações foram utilizadas, se ela é didática e acessível, permitindo assim ser entendida por um grande público.
Criatividade: utilização de novos recursos visuais ou sonoros, inovação e ousadia na abordagem, conteúdo ou produto midiático final.
Gostaria de participar, mas não tenho ideias de pautas - como faço?
Para apoiar os candidatos em relação às possibilidades de pautas a serem inscritas, sugerimos a consulta dos finalistas e vencedores dos anos anteriores, disponíveis no site da FJLES (clique aqui para o prêmio de 2021 e aqui para o prêmio de 2022). A página da Fundação no Youtube também é uma ótima fonte de ideias.
Por fim, abaixo citamos alguns exemplos de temas que podem ser explorados nas iniciativas inscritas. Ressaltamos que as inscrições não precisam necessariamente estar relacionadas aos exemplos listados.
- Saúde mental e integridade física na infância e adolescência: Excesso de telas, Bullying, Autoestima, Ansiedade, Prevenção contra maus-tratos e violência
- Insegurança alimentar: Fome, Consumo de ultraprocessados, Promoção de bons hábitos alimentares
- Imunização: Importância da vacinação, Queda na cobertura vacinal, Retorno de doenças erradicadas no Brasil
Não encontrou a sua dúvida?
Entre em contato conosco através do email projetos@ponteaponte.com.br
ou pelo WhatsApp (11) 91360-3203.
O atendimento será realizado apenas em dias úteis e horário comercial (9h às 17h).
Os contatos serão respondidos em até 24h após o recebimento, exceto em fins de semana e feriados.
Sobre os Realizadores
Este prêmio é uma realização da Fundação José Luiz Egydio Setúbal com o apoio técnico da ponteAponte.