Censo

Em 2020, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal avançou com as suas estratégias de atuação em programas que serão desenvolvidos ao longo da próxima década, contribuindo com o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes e com o fortalecimento da filantropia no Brasil.

Programa de Diversidade e Inclusão – Para conhecer melhor nosso público interno e implantar políticas de valorização da diversidade dentro da nossa instituição, estabelecemos uma parceria com o CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades. Dentre as várias atividades realizadas no novo programa, foram estabelecidos:

Também realizamos um censo para, pela primeira vez, ter uma radiografia social da nossa equipe:

Entre os próximos passos para aumentar a diversidade dentro da instituição estão:

• Ampliação da divulgação de vagas por meio da internet, sites e redes sociais, para ampliar a diversidade da equipe;
  • Ampliação da divulgação de vagas em canais populares entre o público LGBTQIA+;
  • Aprimorar as narrativas utilizadas em mensagens na divulgação de vagas, evidenciando a intenção da FJLES de ampliar a diversidade das equipes.

Capital Humano

Tempo de Emprego

Além de compor a maioria do corpo profissional, as mulheres são o grupo com maior tempo de casa.

Escolaridade

Mulheres também são contratadas com maior escolarização, especialmente nos níveis técnico, MBA/Latu Sensu e Doutorado.

Progressão na Carreira

Quase 30% dos profissionais tiveram progressões por promoções ou méritos, com os negros se destacando neste quesito.

Progressão Funcional

Os profissionais negros também registraram um maior índice de alterações nos salários ao longo da carreira na instituição.

2º Fórum de Políticas Públicas em Saúde na Infância

+ de 248

participantes on-line no dia do evento. Três publicações serão lançadas em 2021 com base nas discussões do Fórum.

Realizado em dezembro de 2020, o evento contou com três apresentações e debates nos temas, baseados em white-papers:

Imunizações:

Dr. Juarez Cunha e Dr. Renato Kfouri

Saúde Mental:

Dr. Jair Mari e
Dr. Christian Kieling

Segurança Alimentar:

Dr. Mauro Fisberg

Criação do Núcleo de Pesquisa em Filantropia da FJLES, para a produção de conhecimento acadêmico.

Estruturação do programa de advocacy, com foco em saúde mental, imunizações e segurança alimentar, temas que foram abordados no 2º Fórum de Políticas Públicas em Saúde na Infância.

Apoio a ações de advocacy como as que focaram no Projeto de Emenda Constitucional 14/2020 para acabar com o imposto sobre doações filantrópicas, campanhas como o Dia de Doar, e eventos como o Fórum de Filantropos e Investidores Sociais, o Prêmio Criança da Fundação Abrinq, dedicado à saúde mental, e o 14º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Todas as iniciativas da FJLES buscam contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Em 2020 definimos que nos próximos 10 anos seremos copartícipes das ODS 2, 3, 4 e 5 prioritariamente, e as ODS 1, 6, 8, 11 e 16 de forma complementar e a ODS 17 sendo transversal às nossas ações.

Reforma de Praças

Temos por meta reformar uma pracinha da cidade por ano. Pouco antes do início da pandemia, em janeiro, entregamos para a comunidade – com uma festa animada – mais um parque infantil revitalizado em uma praça da cidade. Desta vez, foi no Espaço Verde da Alameda Jaú.

Outras Ações

Cirurgia de Estrabismo

Entre os meses de julho e agosto, em parceria com o Instituto Strabos, foram realizadas 26 cirurgias gratuitas de estrabismo em crianças no Sabará Hospital Infantil, com apoio do Instituto PENSI. Em 2021, haverá uma nova rodada de cirurgias. O resultado pode ser percebido na alegria das crianças operadas.

Doação de 12 computadores para a SAJ – Sociedade Amigos da Juventude de Águas da Prata.