Relatório de

Atividades 2019

Sabará Hospital Infantil

Sabará em Números

Conheça um pouco mais sobre a nossa capacidade hospitalar.

Crianças Atendidas

Consultas Realizadas

Exames Gerados

Cirurgias

Leitos de Pronto-Socorro

Leitos de UTI

Unidades de Internação

Salas Cirúrgicas

Cirurgias de Alta Complexidade

Ao longo de 2019, a equipe do Sabará protagonizou diversas
cirurgias de alta complexidade. Entre elas, destaque para estas duas:

Principais Melhorias de Infraestrutura

Revitalização da UTI do 5° andar e modernização de 32 apartamentos da UI.

Retrofit no prédio Oregon para transferência de equipe administrativa.

Reforma de novos conjuntos no Centro de Excelência.

Manutenção

Substituição do tanque de oxigênio, triplicando a capacidade de reserva.

Migração para o mercado livre de energia elétrica gerou economia e promoveu o consumo de energia renovável.

Hotelaria

Substituição do contrato de higiene com incremento de mão de obra e equipamentos.

Melhoria nos produtos utilizados e com proposta compatível ao público infantil.

Fofura! Implantação de crachá para os cachorros do projeto Cão Terapeuta

Treinamentos e Desenvolvimento Humano

Cuidadores Internamente Treinados

Treinamentos Externos

Horas para Capacitação do Time

32 Horas

Desenvolvendo Lideranças

Sabará é reacreditado pela JCI

O Sabará Hospital Infantil recebeu a reacreditação pela Joint Commission International (JCI), principal certificadora de serviços de saúde do mundo. A JCI avalia a qualidade e a segurança do serviço por meio de um rigoroso processo que envolve diversos itens, incluindo atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional. Esta conquista reafirma a excelência do Sabará Hospital Infantil e a dedicação de sua equipe em busca das melhores práticas, garantindo sempre a segurança do paciente e a qualidade do serviço prestado.

ECMO Team conquista Prêmio ELSO de Excelência em Suporte Extracorpóreo de Vida – Prata

Durante o 8° Congresso Extracorporeal Life Support Organization (EURO ELSO), em Barcelona, o Sabará Hospital Infantil recebeu o Prêmio ELSO de Excelência em Suporte Extracorpóreio de Vida-Prata, sendo reconhecido como o único Centro de Excelência em ECMO no Brasil.

Sabará recebe prêmio RH Diamante

A equipe de Desenvolvimento Humano recebeu o Prêmio RH Diamante no 1º Fórum Internacional RH & Liderança – criado para incentivar e reconhecer as melhores práticas de gestão de pessoas por competências nos clientes brasileiros e do Mercosul que adotam a metodologia desenvolvida pela FATOR RH.

Sabará inicia parceria com hospital americano

Em parceria com o Children’s National Health, hospital referência no tratamento de recém nascidos, o Sabará passou a utilizar ferramentas como telemedicina para realização de reuniões periódicas e discussões de casos com o hospital norte-americano, colaborando para nosso processo de melhoria contínua.

Carrinhos elétricos levam crianças até centro cirúrgico

O Sabará passou a utilizar carrinhos elétricos personalizados para transportar as crianças até o centro cirúrgico. Essa é uma iniciativa para humanizar e individualizar cada vez mais o cuidado com as crianças.

Novas tecnologias reforçam excelência do Hospital

Em 2019, o Sabará incorporou o aparelho VeinViewer em todas as unidades. Usado para puncionar veias mais profundas, que não são identificadas à palpação, esta tecnologia é ideal para casos de pacientes com difícil acesso venoso. Além deste novo equipamento, o Sabará melhorou significativamente seu parque tecnológico em 2019, com aquisições importantes como um novo tomógrafo, um novo ecocardiograma e um novo ultrassom beira-leito.

História de Pacientes

Miguel

Era janeiro e o pequeno Miguel, com apenas 8 meses, chegou pela primeira vez ao Sabará após passar meses aos cuidados de outro serviço de saúde. O que era apenas uma visita para exames de rotina, se transformou em internação e cirurgia, pois finalmente Miguel fora diagnosticado com broncoaspiração.

Heitor

Heitor e Mariana são irmãos gêmeos que nasceram prematuros, com 35 semanas. No momento do parto se constatou que Heitor tinha extrofia vesical - uma má-formação em que a bexiga fica exposta para fora do abdome. Esta é uma condição tão rara que a cirurgia virou aula para 15 médicos de vários estados do Brasil.

Benício

Benício nasceu com Doença de Hirschsprung (Megacólon Congênito). Após três cirurgias, uma colostomia e com o corpo já debilitado, os pais Milena e Fabio, encontraram o Programa Avançado de Tratamento da Insuficiência Intestinal do Sabará. Mesmo morando na Bahia, decidiram entrar em contato com o hospital.

Sabará tem nova liderança

Desde outubro de 2019, o Sabará Hospital Infantil tem novo CEO (Chief Executive Officer), o Dr. Ary Ribeiro. Médico, com especialização em Cardiologia e Fisiologia Clínica, e PhD em Ciências Médicas pelo Instituto Karolinska, de Estocolmo, Suécia, ele chega para dar continuidade na missão do Hospital de excelência em saúde por meio da assistência e, assim, construir uma infância saudável para uma sociedade melhor.

© 2024 Fundação José Luiz Egydio Setúbal.
Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Collabs / Barracuda Conteúdo.