Home 9 Clipping 9 Uso do Pix gera nova fonte de arrecadação de doações para entidades

Uso do Pix gera nova fonte de arrecadação de doações para entidades

Publicado em: 02/10/2022

Por: Equipe FJLES

Meio de pagamento instantâneo foi amplamente usado nas chuvas que afetaram Petrópolis (RJ), e os estados da Bahia e Minas Gerais. Entidades avaliam que serviço pode gerar mais impactos positivos, mas ainda mantêm lacunas.

Nessa semana, Petrópolis, na região Serrana do Rio, foi atingida por uma forte chuva que causou perdas materiais a famílias e ao comércio, e também óbitos. Tudo aconteceu rapidamente, assim como há um mês, quando a cidade sofreu a maior e mais devastadora catástrofe já registrada na região e uma das maiores do país. As duas ocorrências geradas pelas tempestades guardam inúmeras semelhanças. A reação aos danos, também. Uma delas é o uso do Pix como forma de mobilizar recursos para amparar as famílias vítimas.

O meio de pagamento instantâneo lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central como um serviço inovador do Sistema Financeiro Aberto, o Open Finance, foi amplamente usado por Defesa Civil e entidades que atuaram nas enchentes nos estados da Bahia e Minas Gerais no início do ano.

Leia a matéria completa no site do Valor Investe.