A Fundação José Luiz Egydio Setúbal respeita as regras de governança recomendadas pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) para fundações, tendo uma diretoria executiva, um diretor e um Conselho Superior e um Conselho Fiscal independente.
A Diretoria é formada por um presidente e um diretor administrativo, escolhidos pelo instituidor ou por sua família, com a função de controladoria das administrações do Hospital Infantil Sabará, do Instituto Pensi e do Autismo e Realidade. Está sob sua responsabilidade o alinhamento da comunicação, as relações estratégicas da FJLES e projetos especiais.
O Conselho Superior é composto por até 11 membros, sendo metade externos e metade representando a família do instituidor. Dos membros do Conselho Superior um é o Presidente e um é o Vice-Presidente, eleitos na forma do disposto no regimento interno para cumprir mandato de seis anos, não coincidentes, de modo a permitir renovação parcial dos mandatos de seus membros a cada três anos. Os membros do Conselho Superior serão escolhidos pelo instituidor da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. No caso de renúncia, impedimento ou falecimento do instituidor, suas atribuições serão exercidas pelos seus filhos. Neste caso, cada um escolherá um membro do Conselho Superior e, para as vagas remanescentes, a escolha se dará por consenso entre os mesmos.
O conselho Fiscal é composto por 5 membros e atua independentemente, reportando suas análises ao Conselho Superior.
O Hospital Infantil Sabará tem um Conselho Deliberativo com 7 membros, sendo 3 do Conselho Superior e 4 independentes.
Diretoria e Conselho Superior
Conselho Superior FJLES
Familiar
Alfredo Egydio Setúbal
Alfredo Egydio Setúbal
Na Itaúsa S/A é Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores desde maio/2015 e Membro do Conselho de Administração desde setembro/2008; Coordenador da Comissão de Investimentos e Membro das Comissões de Finanças, de Pessoas e Ética, de Sustentabilidade e Riscos desde abril/2017 e Membro da Comissão de Governança Corporativa desde julho/2020. Na Alpargatas S/A é Membro do Conselho de Administração desde setembro/2017 e do Comitê de Estratégia desde outubro/2017. Na Duratex é Presidente do Conselho desde abril/2021; e Membro do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação desde julho/2015. No Itaú Unibanco Holding S/A é Membro do Conselho de Administração desde junho/2007; Membro do Comitê de Divulgação e Negociação desde novembro/2008; Membro dos Comitês de Nomeação e Governança Corporativa desde agosto/2009; Membro do Comitê de Pessoas e do Comitê de Gestão de Risco e de Capital desde abril/2015 e Membro do Comitê de Responsabilidade Social desde janeiro/2019. No Instituto Brasileiro de Relações com Investidores – IBRI é Membro do Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética desde janeiro/2010. No Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM é Membro do Conselho desde 2019. No MASP é membro do Conselho Deliberativo desde setembro de 2014, e preside o Conselho desde outubro/2018. Na Bienal de São Paulo é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação desde junho/2009.
Familiar
Beatriz de Mattos Setúbal da Fonseca
Beatriz de Mattos Setúbal
Formada em comunicação e cinema, atuou na área de fotografia por um curto espaço de tempo até se dedicar integralmente à confeitaria. Criou a Big Bang Candy Lab e aos poucos deixou de ser confeiteira para ser empresária e hoje se dedica a projetos socioambientais e de autoconhecimento. Vem desenvolvendo um projeto voltado para jovens em situação de abrigo envolvendo ressignificação de traumas através do poder das próprias histórias com uma abordagem lúdica para crianças.
Familiar
Gabriel de Mattos Setúbal
Gabriel de Mattos Setúbal
Formado em licenciatura em música pela faculdade Santa Marcelina, completou os cursos de arranjo, harmonização e harmonia modal do professor Claudio Leal. Atuou como compositor e instrumentista no grupo Pitanga em Pé de Amora, e professor na escola de música Domus, no ateliê da Escola Viva e na Escola Vila Alpha. Atualmente desenvolve um trabalho de canções solo e atua como professor particular de violão, guitarra e trompete.
Familiar
Olavo Egydio Mutarelli Setúbal
Olavo Egydio Mutarelli Setúbal
É graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, onde atuou com estudos de desenvolvimento e relações internacionais. No último ano da graduação foi premiado como Melhor Trabalho de Iniciação Científica por sua pesquisa sobre a influência da mídia impressa nas pesquisas de opinião pública do governo do prefeito Fernando Haddad. Trabalhou no Itaú Unibanco por dois anos e meio no programa de trainees. Fez um trabalho juntando-se ao time Primavera X com Edgard Gouveia Jr em busca de soluções tecnológicas para aprimorar a experiência do jogo Jornada X para expandir o impacto restaurador no meio ambiente. Atualmente é parte da equipe de produtos da QuintoAndar.
Externo
Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas
Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo com Mestrado e Doutorado em Psicolinguística pela University of Connecticut. Possui Pós-doutorado em Linguística pelo IEL, UNICAMP. Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Orientadora do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana. Associada fundadora do Instituto ABCD (iABCD). Coordenadora do Conselho Científico da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA). Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação. Editora Chefe, Revista científica CoDAS. Coordenadora adjunta dos programas Profissionais da área 21 (Educação Física, Fisiologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) da CAPES (2018-2021).
Externo
Frederico Octávio Sabatel Bourroul
Frederico Octávio Sabatel Bourroul
Administrador de Empresas. Possui experiência de mais de 30 anos em Consultoria de Gestão e no Mercado Financeiro. Participa, como membro independente, de Conselhos de Administração e Fiscal em instituições do Terceiro Setor.
Externo
Henri Penchas
Henri Penchas
É Presidente do Conselho de Administração da Itaúsa S/A. Além disso, foi Diretor Presidente da Duratex S/A e Itautec S.A, e também Diretor Vice-Presidente Sênior do Itaú Unibanco Holding S/A responsável pela contabilidade legal e gerencial, planejamento fiscal, gestão de risco e planejamento estratégico do Conglomerado. Atualmente, exerce também cargos em algumas empresas do Conglomerado Itaúsa, como Presidente do Comitê de Finanças da Alpargatas S/A e Presidente do Comitê de Auditoria da Copagaz Distribuidora de Gás S/A, além de ser Presidente do Conselho da Fundação Itaúsa Industrial. Exerce também os cargos de Conselheiro do Conselho Consultivo da Empresa H.I.G. Capital Brasil e de Conselheiro Fiscal no Instituto ALANA. É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie, com Pós-Graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas.
Externo
Maria Alice de Toledo Damasceno Saiki
Maria Alice de Toledo Damasceno Saiki
Iniciou sua carreira na Promon nas áreas de engenharia, telecomunicações e tecnologia. Posteriormente, migrou para o setor de investimento social e responsabilidade corporativa, onde serviu o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Trabalhou também no Instituto Ibi de Desenvolvimento Social, Porticus, Instituto Península e Fundação Cargill. Desde janeiro de 2020 é responsável pela Lenovo Foundation para América Latina, com a missão de promover o acesso à tecnologia e à educação científica e tecnológica (STEM education). Também e faz parte do comitê de filantropia da Umane. É engenheira formada pela Escola Politécnica da USP e possui MBA da University of Michigan Business School.
Externo
Marco Tulio Leite Rodrigues
Marco Tulio Leite Rodrigues
É formado em engenharia de produção e em economia pela Universidade de São Paulo e tem um MBA (finanças) pela University of Chicago. Atualmente, é membro do conselho fiscal da Itaúsa (desde jul/20), do comitê de estratégia da Tupi (desde jul/19), (desde dez/17) e é sócio e conselheiro da Peter Graber Monitoramento (desde out/19). Previamente, de 2004 a 2013, foi membro ou assessor dos conselhos de administração da Irmandade Santa Casa de São Paulo, Brasmetal Waelzholz, Graber, Papaiz, Bematech, Cremer, Tigre e outras empresas. Como executivo, foi CEO da Mapri-Textron Fastening Systems (1992-1999), TotalNet/Tradecom(2000-2004) e Sensormatic do Brasil (2006-2007), além de consultor da Booz, Allen & Hamilton (1987-1992) e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1982-1985). Institucionalmente, foi vice-presidente do Sindipeças (1993-1999) e membro do comitê de economia da CIESP (2004-2007).
Conselho Fiscal FJLES e IP
Presidente / Externo
Oswaldo Arantes Nogueira Neto
Oswaldo Arantes Nogueira Neto
Graduado em Administração de Empresas pela FAAP, em 1998, e com MBA Executivo no INSPER, concluído em 2007. Desde 2006, é o Vice Presidente de Negócios da Cisa Trading S.A., empresa onde iniciou a sua carreira como Gerente Comercial. Também atuou como Diretor Geral da Baculere Agroindustrial, focando na renegociação de passivos e reestruturação da parte fabril e comercial relacionadas ao mercado exterior e local.
Externo
Edison Tayar
Edison Tayar
Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí em 1976. Pós-graduação em administração hospitalar pela EAESP/FGV,1978. Pós-graduação em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, 1983. Assessor da Divisão Nacional de Organização de Serviços de Saúde do Ministério da Saúde de 1980 a 1984. Diretor Executivo do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Saúde da Fundação Getúlio Vargas (PROAHSA) entre 1984 e 1986. Superintendente do Hospital Sírio Libanês de São Paulo de 1986 a 2005. Secretário de Saúde do município de Jundiaí entre 2007 e 2008. Diretor Executivo do Instituto do Coração do HCFMUSP de 2008 a janeiro de 2020.
Externo
Ricardo Lemos
Ricardo Lemos
Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, mestre em Administração de Empresas (FGV), MBA em Controladoria (Fipecafi-USP) e graduado em Administração de Empresas (FGV), Ciências Contábeis (UNIP) e em Estudos Teológicos (SBPV-Seminário Bíblico Palavra da Vida). Mais de 30 anos de experiência e carreira desenvolvida a partir da Arthur Andersen, com atuação nas áreas de Auditoria, Business Consulting e Business Risk Consulting. Em 2006, foi um dos diretores fundadores da Protiviti Brasil, mentor e líder da fusão com a ICTS Global Ltda, em 2010. Exerceu na CTI (2012 a 2016) e na Parker Russell (desde 2017) a posição de sócio-diretor responsável pela execução e gestão de trabalhos relativos à governança, risco e compliance. Atualmente, é o diretor financeiro da W12 e membro da Comissão de Ética na Governança e da Comissão de Conselho do Futuro do IBGC. É professor em cursos de pós-graduação/MBA, lecionando governança corporativa, gestão de riscos, compliance e controles internos no Instituto ARC, IBGC, IBMEC, ENS, entre outras instituições.
Externo
Rogério Pecchini
Rogério Pecchini
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1994 (27ª turma). Concluiu os cursos de Pós Graduação em nível Mestrado, área de concentração em Pediatria, em 2008 e em nível Doutorado, Ciências da Saúde, em 2011. Realizou o Curso de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde na EAESP – FGV. Foi Diretor do Departamento de Pediatria e Puericultura da Santa Casa de São Paulo, e exerceu a Presidência da Comissão de Residência Médica. Atualmente, é Médico Chefe de Clínica e Diretor Técnico do Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Também atua como Professor Assistente pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Externo
Rodolfo Henrique Fischer
Rodolfo Henrique Fischer
Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP e Mestre em Negócios pela Sloan School – Massachusetts Institute of Tecnology (MIT). Idealizador e diretor da Associação Anna Laura (parques acessíveis, auxílio ao luto, logística social). Investidor sócio e conselheiro em startups (Eureka Coworking, Rentbrella, Robobanker, Talent Academy, Elas Bank). Membro dos conselhos do MAM de São Paulo, do Instituto Gerando Falcões, do MSLAO (MIT Sloan Latin America Office), do MIT Clube do Brasil, da CAS Tecnologia, da Associação Comunitária Despertar, do IPGG (Instituto Pequenos Grandes Guerreiros). Membro do conselho curador da Fundação Everis. Membro do comitê de ética em pesquisa com seres humanos do Instituto de Psicologia da USP; Mentor e conselheiro de empreendedores sociais (IPEFEM, Decor Social, Recomeçar, Responsa, Reflexões da Liberdade); Membro dos conselhos fiscais do CENPEC e da Humanitas 360 Brasil. Representante sênior para a América Latina do International Capital Markets Association (ICMA).
Conselho Deliberativo HIS
Presidente
José Luiz Egydio Setúbal
Externo
Daniel Gomes Monteiro Beltrammi
Daniel Gomes Monteiro Beltrami
Médico Sanitarista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo. Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde do Estado da Paraíba.
Externo
Frederico Octávio Sabatel Bourroul
Frederico Octávio Sabatel Bourroul
Administrador de Empresas. Possui experiência de mais de 30 anos em Consultoria de Gestão e no Mercado Financeiro. Participa, como membro independente, de Conselhos de Administração e Fiscal em instituições do Terceiro Setor.
Externo
Gonzalo Vecina Neto
Gonzalo Vecina Neto
Médico sanitarista, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, ex-presidente da Anvisa, ex-Secretário Municipal de Saúde de São Paulo e ex-CEO do Hospital Sírio Libanês.
Externo
Marco Tulio Leite Rodrigues
Marco Tulio Leite Rodrigues
É formado em engenharia de produção e em economia pela Universidade de São Paulo e tem um MBA (finanças) pela University of Chicago. Atualmente, é membro do conselho fiscal da Itaúsa (desde jul/20), do comitê de estratégia da Tupi (desde jul/19), (desde dez/17) e é sócio e conselheiro da Peter Graber Monitoramento (desde out/19). Previamente, de 2004 a 2013, foi membro ou assessor dos conselhos de administração da Irmandade Santa Casa de São Paulo, Brasmetal Waelzholz, Graber, Papaiz, Bematech, Cremer, Tigre e outras empresas. Como executivo, foi CEO da Mapri-Textron Fastening Systems (1992-1999), TotalNet/Tradecom(2000-2004) e Sensormatic do Brasil (2006-2007), além de consultor da Booz, Allen & Hamilton (1987-1992) e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1982-1985). Institucionalmente, foi vice-presidente do Sindipeças (1993-1999) e membro do comitê de economia da CIESP (2004-2007)
Externo
Vivien Bouzan Gomez Navarro Rosso
Vivien Bouzan Gomes Navarro Rosso
É membro dos Conselhos de Administração da UMANE e da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve). Membro do Comitê de Ensino e Pesquisa do HAOC. Experiência nos setores da saúde, comunicação e tecnologias digitais. Anteriormente ocupou posições de Conselho em outras instituições, de C.E.O. no A.C.Camargo Cancer Center, Grupo Fleury e Clarín Digital, assim como diretora de unidade de negócios e de planejamento. Realiza atividades de voluntariado e mentoria em iniciativas de inclusão social, educação e empreendedorismo. Administradora de Empresas pela FGV, com MBA em Economia da Saúde, especializações em Marketing, Governança Corporativa, Finanças e Estratégia.
Externo
José Antonio de Lima
José Antonio de Lima
Médico, com especialização em Nefrologia, pós-graduado em Administração Hospitalar pelo Proahasa (FGV). Atuou em diferentes instituições na área da Saúde, na esfera pública e privada, como o Hospital Heliópolis e Hospital Samaritano de São Paulo, onde foi CEO por 13 anos. Foi também Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Cremesp, Membro do Conselho Consultivo da AACD e da Venture Corpore da Endeavor. Foi Presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados – Anahp e Diretor de Economia Médica da Associação Paulista de Medicina. Foi Diretor-Presidente da Fundação Zerbini, responsável pela Interface com as demandas Institucionais do Instituto do Coração-InCor-HCFMUSP, de 2013 a abril de 2018.
Equipe Fundação
Márcia Woods
Márcia Woods
Márcia Kalvon Woods tem mais de 20 anos de experiência em gestão de organizações do terceiro setor e investimento social privado. É assessora da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Presidente do Conselho Deliberativo da ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, membro do Conselho Curador da Fundação Stickel, Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação e Presidente da SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros.
Luciana Munaretti
Luciana Munaretti
Luciana Munaretti é consultora de Comunicação com 28 anos de carreira, formada em jornalismo pela PUC-RS e pós-graduação em Gestão da Comunicação pela ECA/USP. Atuou em emissoras de TV e rádio como repórter e apresentadora e, nos últimos anos, se dedica à Comunicação Corporativa junto a empresas e organizações públicas e privadas. Na FJLES colabora com a construção e manutenção da imagem institucional da Fundação, produzindo conteúdo, coordenando canais e iniciativas parceiras.
Nosso Trabalho
Leia Mais
Notícias
Leia Mais