O que você entende por uma infância saudável?
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser saudável é algo mais relacionado ao bem-estar físico, mental e social que necessariamente à ausência de doenças.
Esse é o ideal com o qual a Fundação José Luiz Egydio Setúbal pactua: afinal, acreditamos que é pelo desenvolvimento integral de oportunidades de vida digna que crianças e adolescentes se tornarão adultos conscientes de seu papel na sociedade. E, assim, construiremos uma sociedade melhor.
É isso que, em 2010, norteou a nossa criação: a proposta de deixar um legado pela melhoria da saúde das crianças e adolescentes brasileiros.
Nosso Trabalho
Se no início nos dedicamos à assistência médica e ao desenvolvimento de ensino e pesquisa, nesta nova fase vamos aprofundar o trabalho de geração e disseminação de conhecimento científico em saúde infantojuvenil para contribuir com a formulação e a adoção de boas práticas, normas e políticas públicas capazes de impactar, de forma relevante, a realidade das crianças e adolescentes brasileiros.
Ao aperfeiçoarmos a nossa estratégia de atuação, alinhamos as nossas ações com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e definimos as prioridades temáticas para a próxima década: saúde mental, segurança alimentar e imunizações.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, compõem uma agenda mundial pela construção e implementação de políticas públicas que buscam guiar a humanidade até o ano de 2030.
Ao todo, são 17 objetivos, compostos por 169 metas e 232 indicadores. Eles apontam a urgência de se colocar a sociedade em um caminho mais sustentável – social, econômica e ambientalmente.
Todas as iniciativas da FJLES buscam contribuir com os ODS. Para tanto, definimos que, durante a atual década (2020-2030), participaremos, prioritariamente, dos seguintes ODS:
2 – Fome zero e agricultura sustentável – “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.”
3 – Saúde e bem-estar – “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”
4 – Educação de qualidade – “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”
16.2 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes – “Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças”.
De forma complementar, co-participamos ainda das ODSs 1 (Erradicação da pobreza), 6 (Água potável e saneamento), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e 11 (Cidades e comunidades sustentáveis).
Já a ODS 17 (Parcerias e meios de implementação), que prevê “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”, será transversal às nossas ações.
Biblioteca
A FJLES disponibiliza em sua Biblioteca digital uma variedade de artigos acadêmicos, publicações para o público geral e vídeos que compõem o conteúdo técnico-científico da entidade.
A divulgação desse material junto a governos, instituições privadas e terceiro setor auxilia na formulação e na efetividade de normas e políticas públicas capazes de impactar, de forma relevante, a adoção de boas práticas para a promoção da saúde infantil.
Biblioteca
Saiba Mais
Notícias
Saiba Mais