Home 9 Nosso Trabalho 9 Comunidades Saudáveis

Comunidades Saudáveis

Em paralelo às ações de advocacy e à disseminação de conteúdo, também buscamos estar presentes em áreas estratégicas, seja em iniciativas próprias ou por meio de parcerias com outras instituições.

Nossas Iniciativas

Boa Praça

Por entendermos que o brincar é fundamental para o bem-estar da criança, temos como uma de nossas metas reformar praças da cidade de São Paulo. Todo ano, um bairro é pleiteado para receber as melhorias em um processo colaborativo que, além da nossa equipe, envolve a comunidade, a Prefeitura e a plataforma Cidades.co.

Voluntariado Hospitalar

Voluntariado é assunto sério na Fundação – não basta gostar de criança e ter disposição para brincar. Uma parceria entre o Instituto PENSI e o Sabará Hospital Infantil, o voluntariado tem a missão de ajudar as crianças e suas famílias durante a permanência no Sabará, suavizando a experiência delicada da hospitalização. Todo voluntário passa por um intenso treinamento, composto de mentorias, aulas, simulações e rodas de conversa com cada nova turma, além de constante reciclagem com quem já integra o quadro. Atualmente, o programa conta com 130 participantes, que totalizaram em 2021 mais de 4.000 horas de trabalho doadas. As atividades foram realizadas majoritariamente de forma remota, devido à pandemia.

Viagem Fantástica

Realizada desde 2017, a Viagem Fantástica visa fomentar a atitude cidadã entre nossos funcionários, com um final de semana de trabalho voluntário. A iniciativa anual costuma reunir centenas de pessoas entre colaboradores, amigos e parentes – tanto da Fundação, quanto do Sabará e do PENSI. Durante um fim de semana, equipes trabalham em comunidades carentes realizando reformas e obras. Antes de cada edição, os voluntários levantam doações de materiais de construção e outros itens necessários. O resultado é uma transformação na vida e na autoestima da comunidade que recebe a Viagem Fantástica.

2018

Reforma de 12 casas onde vivem 420 crianças com necessidades especiais, em Santana de Parnaíba. O trabalho de melhoria dos ambientes e da acessibilidade foi realizado em parceria com a Associação Rainha da Paz, ONG que responsável pelos pequenos.

2019

Neste ano, a Viagem desembarcou em 12 centros de acolhimento de crianças e jovens da Prefeitura de São Paulo, as chamadas Saicas, nos bairros de Perus, Pirituba, Lapa e Pinheiros. Os mais de 300 voluntários realizaram reparos e pequenas reformas nos espaços, além de alegrarem o final de semana de crianças e adolescentes.

2022

A FJLES promoveu o plantio de 5 mil mudas de árvores que formaram um memorial às crianças e adolescentes vítimas da pandemia de #Covid19 no Brasil. A iniciativa integra o movimento global “Healing Trees”, que se propõe a plantar uma árvore por vítima perdida para a doença . A ação aconteceu em uma área da ONG Instituto Anchieta Grajaú (IAG), que atua na região há 28 anos e atende diariamente mais de 600 crianças e adolescentes em seus projetos.

2023

Na edição da Viagem Fantástica 2023, mais de 200 pessoas – entre cuidadores, familiares e amigos – doaram 2,8 mil horas de trabalho em cinco SAICAS (Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) do foro Penha, na capital paulista. Foram feitas pinturas, pequenas reformas, arrumação de livros e brinquedos, hortas e melhorias diversas. Foi também promovida uma grande ação de incentivo à doação de roupas, brinquedos, livros, materiais de construção, produtos de higiene e limpeza, entre outros. Ao todo, arrecadou-se mais de 3 mil itens.

Apoio a Projetos

Memorial Crianças e Adolescente vítimas da covid-19 – Healing Trees e Instituto Anchieta Grajaú

Valor: R$ 568.944,00
Período: 15 meses