Autismo e Realidade

Originalmente formado como uma ONG de pais e profissionais de saúde, o Autismo e Realidade nasce com o propósito de difundir conhecimento sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA), combatendo preconceitos e auxiliando na orientação de familiares, professores e cuidadores. Em 2015, o projeto foi incorporado à Fundação José Luiz Egydio Setúbal e, junto da estrutura do Instituto Pensi, passa a atuar em ações de capacitação e pesquisa científica sobre os transtornos.

Cartilhas

Ao longo da sua atuação o Autismo e Realidade construiu uma vasta seleção de manuais, ferramentas de apoio e cursos online direcionados para familiares e cuidadores de crianças e jovens portadores de TEA. Os materiais incluem desde orientações para facilitar o manejo do cotidiano familiar e a inclusão social na escola, até a transição para a idade adulta e a entrada no mercado de trabalho. O site também conta com uma listagem de livros, filmes e artigos sobre as diferentes particularidades do transtorno.

Pesquisa Científica

O Núcleo Autismo e Realidade desenvolve dois projetos com incentivo do PRONAS/Ministério da Saúde. A Triagem Neonatal para Imunodeficiências tem o objetivo de detectar precocemente portadores de síndromes genéticas. A identificação é realizada por meio de triagem neonatal em hospitais e maternidades de todo país, feita com uma tecnologia inovadora no Brasil. Já o Projeto Rastreio Ocular utiliza a técnica do Eye Tracking para detectar precocemente sinais do transtorno do espectro autista em crianças de zero a quatro anos em situação de vulnerabilidade social.

Abril Azul

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado com ações ao longo de todo o mês de abril. Em 2018, a Caminhada pelo Autismo, organizada em conjunto com a Associação de Pais Inspirare, o Instituto Lumi e o Grupo TEApoio, distribuiu materiais informativos e vouchers de descontos nos cursos online da plataforma EAD do Núcleo. Outra iniciativa foi a colaboração técnica com o canal Nat Geo Kids para o lançamento do desenho animado Pablo, a primeira série infantil que incentiva a inclusão de crianças com autismo.