Relatório de Atividades 2018

Instituto PENSI

2018 em Resumo

Este período registrou um aumento inédito nas atividades do Instituto PENSI, com ampliação das parcerias para pesquisas externas, além do crescimento expressivo das pesquisas institucionais e do programa de estágios desenvolvido no Sabará Hospital Infantil.

Projetos em Parcerias

Projetos do Ministério da Saúde

PRONAS

Imunodeficiências

Sob a coordenação da Dra. Fátima Rodrigues Fernandes e suporte científico do Prof. Dr. Antonio Condino Neto do ICB-USP, a área atualmente tem como principal projeto “Novos defeitos genético-moleculares relacionados a deficiência física, deficiência intelectual e transtornos do espectro autista associados a imunodeficiências congênitas”. O objetivo é detectar precocemente, por meio de um teste realizado na triagem neonatal, utilizando tecnologia diagnóstica inovadora no Brasil. Até o final de 2018, foram analisadas 9.474 amostras de recém-nascidos e crianças de até 12 meses com casos clínicos complexos, resultando na definição do diagnóstico de dezenas de casos.

Neurodesenvolvimento e Primeira Infância

Este projeto utiliza a técnica do Eye Tracking associada à escala CARS para detectar precocemente sinais do Transtorno do Espectro Autista em crianças de zero a quatro anos em situação de vulnerabilidade social. Após a confirmação do diagnóstico, os portadores são direcionados a tratamento com o método de Análise Aplicada do Comportamento (ABA) com ênfase no treino de atenção visual e atenção compartilhada. Em parceria com o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), o estudo é coordenado por uma equipe do Instituto PENSI formada por Prof. Dr. Edson Amaro, Prof. Dr. Lino de Macedo e Dra. Marcília Lima Martyn.

PRONON

Projeto de Telemedicina no Amazonas

Programa de capacitação e orientação a distância para profissionais da Estratégia de Saúde da Família – ESF (Agentes Comunitários, Enfermeiros e Médicos) para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil em oito cidades do Estado do Amazonas. Foram mais de 1.400 profissionais de saúde capacitados no ano de 2018 e, na segunda fase do projeto, a equipe de especialistas discutirá casos e orientará médicos generalistas do Amazonas por meio da plataforma de Telemedicina.

1.425

profissionais capacitados em 2018 

1.264

Agente Comunitário de Saúde (ACS)
  

89

Enfermeiros

37

Médicos

35

Outros Profissionais.

Parceria com a UNIFESP

Nutrologia e Metabolismo: Coordenação do Prof. Dr. Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Grupo multidisciplinar formado por pediatras, nutricionistas e fonoaudiólogos, com foco de pesquisa em Nutrição e Dificuldades Alimentares.  

Parceria com a USP

Em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP), a equipe do Pensi realiza o mapeamento dos agravos à saúde infantil que envolvem problemas nutricionais, respiratórios e do neurodesenvolvimento típico, considerando fatores de risco no âmbito biológico, ambiental e socioeconômico. O objetivo principal é levantar os fatores de risco relacionados às diferentes condições socioeconômicas e ecológicas para influenciar políticas públicas na cidade de São Paulo.

Centro de Pesquisa

O Centro de Pesquisa do Instituto PENSI desenvolve pesquisas clínicas intervencionais, observacionais e epidemiológicas por meio de incentivos ao seu corpo clínico interno e parcerias com outras instituições. Tem por objetivo expandir o conhecimento em pediatria e incentivar estudos que melhorem a eficácia e a segurança da assistência global à saúde da população pediátrica.

 

Linhas de Pesquisa

São seis áreas prioritárias para o desenvolvimento de pesquisas institucionais, com suporte científico de renomados pesquisadores da academia:

 

  • Nutrição e Metabolismo
  • Imunodeficiências
  • Doenças Respiratórias e Alérgicas
  • Autismo
  • Neurodesenvolvimento e Primeira Infância
  • UTI Pediátrica e Cardiopediatria

Projetos Apresentados em 2018

Projetos Institucionais

Número de Atendimentos em 2018

Pesquisas Clínicas em Parceria com Laboratórios Farmacêuticos em 2018

Em 2018 atingimos a meta de 10 pesquisas em andamento e, além disso, temos 6 projetos em fase regulatória.

Cardiologia: Pacientes de 2 a 18 anos com diagnóstico de doença cardíaca, que exija prevenção de tromboembolismo – 1 estudo em andamento.

Endocrinologia: Pacientes adolescentes de 12 a 18 anos recém diagnosticados com diabetes tipo II – 2 estudos em andamento.

Genética: Pacientes menores de 18 anos com mucopolissacaridose tipo VII – 1 estudo em andamento.

Hematologia: Pacientes de 6 meses a 17 anos com diagnóstico de trombose venosa – 3 estudos em andamento; Pacientes menores de 6 anos com hemofilia A grave – 1 estudo finalizado.

Infectologia: Pacientes de 28 dias a  3 anos com diagnóstico de vírus sincicial respiratório positivo – 1 estudo finalizado; Pacientes de 1 mês até 18 anos com candidíase invasiva – 1 estudo finalizado.

Nefrologia: Pacientes de 6 a 18 anos com hipertensão arterial secundária – 1 estudo em andamento.

Neurologia: Pacientes de 1 mês até 4 anos com diagnóstico de epilepsia com crises de início parcial – 2 estudos em andamento.

Principais publicações em Revistas Científicas do Corpo Clínico/PENSI em 2018

Núcleo Periódico Títulos Autores
Nutrologia e Metabolismo Frontiers in Pediatrics Maternal Feeding Practices among Children with Feeding Difficulties—Cross-sectional Study in a Brazilian Reference Center Rachel H. V. Machado*, Abykeyla M. Tosatti, Gabriela Malzyner, Priscilla Maximino, Cláudia C. Ramos, Ana Beatriz Bozzini, Letícia Ribeiro and Mauro Fisberg
Pediatria Geral Rev Ped SOPERJ Neurofibromatose tipo 2: relato de caso na infância Danila de Souza Carraro; Priscila Paula Pires; Alessandra Kiesewetter; Clarissa Bueno; Sabrina Bortolin Nery; Nelson Kazunobo Horigoshi
Nutrologia e Metabolismo Nutrición Clínica y Dietética Hospitalaria Clinical use of a food inventory to identify maternal underreport on children’s food intake: experience of a reference center in Brazil. Letícia W Ribeiro, Priscila Maximino, Rachel HV Machado, Ana Beatriz Bozzini, Cláudia C Ramos, Gabriela Malzyner, Mauro Fisberg
Neurologia Journal of neurology & neurosurgery A case of idiophatic progressive middle cerebral arteriopathy in a child with lenticulostiate stroke and the cerebral perfusion improvement after EDAS surgery Conceição Campanário Almeida; Gabriel Scarabôtolo Gattas, Douglas Mendes Nunes, Daniela Barbieri Bariani
Nutrologia e Metabolismo Frontiers in Pediatrics Editorial: Feeding Difficulties inChildren and Adolescents Mauro Fisberg
Imunologia Frontiers in Pediatrics A Novel Homozygous JAK3 Mutation Leading to T-B+NK– SCID in Two Brazilian Patients Lucila A. Barreiros, Gesmar R. S. Segundo, Anete S. Grumach, Troy R. Torgerson, Hans D. Ochs, Antonio Condino-Neto
Nutrologia e Metabolismo Suzana Janson Franciscato, Guilherme Janson, Rachel Machado, José Roberto Pereira Lauris, Silvana Marques J Andrade, Mauro Fisberg Impacto do Programa de educação nutricional “Nutriamigos®” nos níveis de conhecimento sobre alimentação saudável em crianças escolares Journal of Human Growth and Development
Nutrologia e Metabolismo Ana Beatriz Bozzini, Priscilla Maximino, Rachel Helena Vieira Machado, Jéssica S Soares, abykeyla M Tosatti, Cláudia Cássia Ramos, Mauro Fisberg Dyslipidemia in children with feeding difficulties – cross sectional study in a Brazilian reference center. Revista Chilena de Nutricion
Nutrologia e Metabolismo Priscila Maximino, Rachel H V Machado, Raquel Ricci, Claudia de Cassia Ramos, Maria Julia Russo de Carvalho, Mauro Fisberg Crianças com dificuldades alimentares consomem proteínas e suplementos lácteos em quantidades excessivas – como romper este ciclo? Demetra: Nutrição, alimentação e saúde (revista UERJ)

CEP – Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) foi constituído e aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em 2012, e tem como meta a avaliação dos aspectos éticos que permeiam as pesquisas em crianças e adolescentes. Apresenta caráter multi e transdisciplinar e presta serviço à comunidade analisando os projetos encaminhados por pesquisadores do Instituto PENSI e também por profissionais de outras instituições que não têm CEP próprio. Possui 15 membros e 2 suplentes e realiza reuniões mensais garantindo agilidade na análise e aprovação dos projetos.

Integrantes

Nome Posição Profissão
Adriano Figueiredo Bechara Membro efetivo Arquiteto
Amira Awada Suplente Regina Prospero Advogada
Ana Maria Cocozza Membro efetivo Pediatra
Ana Paula Pereira de Meneses Membro efetivo Farmacêutica
Antonio Carlos Malheiros Membro efetivo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Edina Mariko Koga da Silva Membro efetivo Pediatra
Eloisa Elena Braghetta Silberberg Vice coordenadora do CEP Advogada
Emilia Barbosa Barata Membro efetivo Pediatra
Fatima Rodrigues Fernandes Coordenadora do CEP Pediatra Alergista e imunologista
Lino de Macedo Membro efetivo Psicopedagogo
Mauro Fisberg Membro efetivo Pediatra e nutrólogo
Maria Lucia Moreira Castanheira Membro efetivo Enfermeira
Nelson Kazunobu Horigoshi Membro efetivo Pediatra Intensivista
Regina Grigolli Cesar Suplente – Nelson K. Horigoshi Pediatra Intensivista
Regina Prospero Representante do usuário Advogada
Regina Ruivo Bertrand Membro efetivo Enfermeira
Renata Pereira Membro efetivo Enfermeira

255

projetos
aprovados

199

notificações
a autores

11

reuniões
ordinárias

33

apreciações de novos projetos

  • Membros – 15 
  • Reuniões ordinárias – 11
  • Apreciações de novos projetos – 33
  • Projeto novos do centro coordenador – 24
  • Projetos novos de centro participante – 9
  • Emendas – 33
  • Notificações – 199

Centro de Ensino

O Centro de Ensino contribui para o desenvolvimento da educação em saúde infanto-juvenil e promove iniciativas voltadas aos profissionais da saúde de diversas áreas, além de educadores, pais e famílias. Os programas educacionais abrangem cursos presenciais e a distância, estágios acadêmicos, pós-graduações, programas de residência médica, organização de eventos científicos, simpósios e congressos, além de outros projetos. O público-alvo dessas iniciativas compreende profissionais da saúde de todas as áreas, além de educadores, pais e cuidadores.

74

reuniões

3202

participantes

Estágios Acadêmicos

Os estágios oferecidos pelo Instituto PENSI têm como campo de atuação o Sabará Hospital Infantil. Tratam-se de estágios não remunerados que proporcionam ao aluno acompanhar a rotina do setor sob supervisão do gestor da área e participar de eventos realizados pelo PENSI.

Residentes em Pediatria, UTI/Urgências e Anestesiologia – O estágio justifica-se pelo diferente perfil de atendimento dedicado ao público pediátrico com intenso movimento diagnóstico e cirúrgico, o que representa uma miríade de oportunidades ao desenvolvimento técnico, científico e ético necessários ao especialista.

Estudantes de Medicina – Estágio não curricular observacional, onde alunos de medicina a partir do 3º ano acompanham as rotinas do Sabará Hospital Infantil, sempre acompanhados de um profissional. Este estágio tem como objetivo estimular o acadêmico a escolher a especialização em pediatria.

Estudantes de outras áreas da Saúde – Estágio observacional em Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Pesquisa Clínica, entre outros, para conhecer as rotinas e atividades do Hospital, sempre acompanhados de um profissional da área.

Indicadores

20.810

Número total de Horas Realizadas entre Estágio e Residência

166

Número Total de Estagiários/Residentes

Mais de 14 mil horas de residentes (observacional) e 6 mil horas de estagiários (Medicina, Nutrição, Farmácia, Psicologia).

57 residentes em Anestesiologia, 45 residentes em UTI, Pediatria, 36 residentes acadêmicos de Medicina, 16 estagiários em Nutrição – CDA (Chile), Mackenzie e PUC-SP e 12 estagiários em outras áreas (Farmácia, Psicologia, Adm, etc).

14.431 hrs

Recebidos 102 Residentes (observacional).

6.379 hrs

Recebidos 64 estagiários (Medicina, Nutri, Farm. Psicol.)

166

Número total de Estagiários/Residentes

20.810

Número total de Horas Realizadas

Detalhamento

57 residentes

em Anestesiologia, totalizando 7.163 horas

45 residentes

(UTI, Pediatria), totalizando 7.268 horas

36 residentes

Acadêmicos de Medicina, totalizando 2.511 horas

16 estágios

em Nutrição – CDA (Chile), Mackenzie e PUC-SP – 2.943 horas

12 estágios

em outras áreas (Farmácia, Psicologia, Adm, etc) – 925 horas

Instituições Parceiras de Estágios Acadêmicos e de Residência Médica

Acadêmicos de Medicina

  • Anhembi Morumbi
  • Faculdade Ciências Médicas da Paraíba
  • Faculdade das Américas
  • Faculdade de Medicina do ABC
  • Faculdade Santa Marcelina
  • PUC Campinas
  • Universidade de Taubaté
  • Universidade Metropolitana de Santos
  • Universidade São Francisco-USF Bragança Paulista
  • UNIFAE Centro Universitário São João da Boa Vista

Residência Médica – UTI

  • UNESP

  • UNIFESP

  • Hospital Geral de Itapecerica da Serra

  • Santa Casa de Misericórdia São Paulo

  • Santa Casa de Misericórdia Santos

Nutrição

  • Universidad de Concepción – Chile

  • Mackenzie

  • PUC – São Paulo

Anestesiologia 

  • Faculdade de Medicina do ABC – FMABC

  • Hospital das Clínicas de Porto Alegre – HCPA

  • Hospital das Clínicas Ribeirão Preto USP

  • Hospital Estadual Franco da Rocha – HEFR

  • Hospital Geral de Itapecerica da Serra – HGIS

  • Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE

  • Hospital Municipal José de Carvalho Florence – HMJCF

  • IPAR

  • Santa Casa  de Misericórdia de São Paulo

  • Santa Casa de Misericórdia São José do Rio Preto

  • UNESP

  • Universidade São Francisco  

  • Vitória Apart Hospital

Programa de Residência Médica

Em 2018, recebemos o credenciamento para iniciar o Programa de Residência Médica da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), Sabará Hospital Infantil e Instituto PENSI, que destaca nossa instituição como um Hospital de Ensino. As residentes de Pediatria Geral e Medicina Intensiva Pediátrica vão atuar diretamente no Sabará Hospital Infantil, classificado como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina pela revista América Economia, em ranking de 2018.

Processo

  • Total de Inscritos: 73
    (60 em Pediatria e 13 em Medicina Intensiva Pediátrica)

Vagas

  • 02 Medicina Intensiva Pediátrica

  • 04 Pediatria Geral

Educação a Distância (EAD)

Com o objetivo de difundir conhecimento em Saúde Infantil, foi implantada, em 2015, a modalidade de Ensino a Distância (EAD) para divulgação de cursos e videoaulas ao público em geral. Esta ferramenta também é utilizada para realizar capacitações e treinamentos direcionados ao corpo clínico interno e equipe assistencial do Sabará Hospital Infantil.

Além dos treinamentos, foram desenvolvidos cursos abertos para atualizar profissionais da saúde, educação e grupos de pais interessados em temas diversos como Dificuldades Alimentares na Infância, Transtorno do Espectro Autista, Desenvolvimento na Primeira Infância, entre outros.

Atualmente a plataforma tem 31.298 alunos registrados, sendo 30.052 externos e 1.246 alunos da nossa instituição. Desde a sua implantação foram mais de 13.000 horas de capacitações realizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem.

90%

Média de Participação nos Treinamentos Obrigatórios

Projeto AMAs
(Atendimentos Multi Assistenciais)

O Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (Pensi) firmou um acordo de parceria com a Associação Samaritano e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo para continuidade ao Projeto AMAS (Atendimentos Multi Assistenciais), que vem ao encontro da missão da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), na condução de projetos sociais. A iniciativa inclui ações de promoção, prevenção e assistência à saúde em abrigos e entidades de desenvolvimento infantil. São mais de 13 especialidades médicas, além de atividades de apoio, para reduzir as situações de risco que afetam crianças e adolescentes. Esta parceria será ampliada tendo em vista o acesso à população atendida para fins de projetos de pesquisa e como campo de atuação para Residência Médica.

Educação Continuada

A Educação Continuada do Instituto PENSI tem por objetivo manter o corpo clínico atualizado e treinado de acordo com as boas práticas vigentes, visando sempre melhorar a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes do Sabará Hospital Infantil.

Para isso, procura sempre aplicar metodologias ativas como simulação realística, games etc., além de aulas de apoio na plataforma em ensino à distância. Trabalha diretamente com os gestores dos diversos setores buscando as necessidades e desafios de cada área. Além disso, ministra cursos de suporte de vida para todos os colaboradores da área administrativa, terceiros e voluntários.

4 mil

colaboradores, 10% a mais que 2017

46

temas diferentes

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