Relatório de Atividades 2018

A Fundação JLES

2018 em Resumo

Este foi um período especial de amadurecimento do propósito da Fundação, que possibilitou a consolidação dos seus pilares de atuação. A repaginação interna foi o ponto de partida para a realização de iniciativas inéditas em políticas públicas, voluntariado e comunicação.

Saiba mais sobre:

A Fundação

Propósito, Visão e Missão

A partir de um mergulho nos resultados dos últimos oito anos de atividades da Fundação, revisamos alguns preceitos que nos fizeram chegar até aqui. Temos certeza de que estamos no caminho certo e, partir de agora, com novos “mantras” a seguir.

Novo Propósito

Infância saudável para uma sociedade melhor

Nova Visão

Influenciar a sociedade a cuidar da saúde das crianças

Nova Missão

Promover a saúde infantil por meio da assistência, geração e disseminação de conhecimento

Governança e
Fundo Patrimonial

A Fundação segue esta estrutura, respeitando as normas do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Todo o lucro do Hospital Infantil Sabará é depositado num Fundo Patrimonial, com uma gestão autônoma e supervisionada pelo Conselho. As aplicações são de perfil conservador com horizonte  de longo prazo, o que lhe permite maior capacidade para tolerar volatilidade de curto prazo. Em 2018, com a boa performance do hospital em comparação ao ano anterior, a receita subiu, e o volume financeiro do fundo aumentou.

Centro de Memória e Referência da Fundação José Luiz Egydio Setúbal

No segundo semestre, teve início a implantação do Centro de Memória e Referência. O projeto tem como propósito ser um programa permanente de captação, organização, preservação de registros documentais do Sabará Hospital Infantil e do Instituto PENSI, promovendo o papel dos mesmos no desenvolvimento da pediatria no Brasil. O primeiro módulo do trabalho, realizado por historiadores e documentalistas, se concentrou no mapeamento e tratamento do acervo de valor histórico, na pesquisa em fontes internas e externas, na produção de cronologia institucional, no estudo para concepção de portal e banco de dados e no planejamento do programa de história oral. Até 2020, o acervo histórico e o conteúdo produzidos deverão ser disponibilizados aos colaboradores e parceiros da Fundação.

[et_pb_better_overlay image=”https://fundacaojles.org.br/wp-content/uploads/2019/05/memoria-referencia.jpg” image_size=”large” font_size=”14px” font_color=”#ffffff” _builder_version=”3.17.6″ custom_css_main_element=”font-size: 15px;||border-radius: 5px;”]

Em 1962, nove pediatras do Hospital das Clínicas e do Hospital São Paulo criaram uma unidade de atendimento de emergência à criança, aberta de segunda a domingo, 24 horas por dia. Localizado na esquina das ruas Alagoas e Sabará, o Pronto Socorro Infantil Sabará contava com 12 quartos, uma enfermaria e três consultórios. Além dos sócios, atuavam quatro médicos e 30 auxiliares, entre atendentes, enfermeiras e outros profissionais.

[/et_pb_better_overlay]

Comunicação

A disseminação de informações e conhecimento sobre saúde infantil é um dos pilares desta Fundação. Por isso, a comunicação com o público externo é estratégica. Temos diversos canais, como portais, blogs, relacionamento com a imprensa e redes sociais.

25 MILHÕES

de pessoas impactadas por todos os canais das iniciativas da FJLES (sites, newsletters, redes sociais e conteúdo digital patrocinado).

Hospital Infantil Sabará

1,5 Milhão

de acessos ao site do Hospital Infantil Sabará
.

44 Mil

agendamentos de consultas e exames online.
.

11,8 mil

contatos telefônicos a partir do site
.

411,6 Mil

seguidores nas redes sociais (Facebook e Instagram)
.

75%

de menções positivas nas redes sociais
.

140 mil

cliques para o site vindos das redes sociais
.

Instituto Pensi

691,6 mil

acessos ao site do Pensi e ao Blog Saúde Infantil
.

415 Artigos

publicados no blog
Saúde Infantil.
.

3,6 mil

voluntários
cadastrados
.

Autismo e Realidade

1,1 Milhão

de acessos ao site do Autismo e Realidade
.

206 mil

fãs do Autismo e Realidade no Facebook.
.

+23 mil

downloads das cartilhas com ferramentas de apoio aos autistas

+ 3 mil

newsletters
enviadas.

27,4 mil

cadastros que recebem informações quinzenais.

Nossas Ações

4 º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil

Realizado em setembro de 2018, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, o Congresso se consolida no calendário médico-científico nacional, reunindo mais de 1,6 mil participantes. Foram mais de 200 horas de atividades, com 332 palestrantes e moderadores, entre eles nove internacionais. A 5º edição já está confirmada para 2020.

O congresso também abrigou a segunda edição do Prêmio de Pesquisa em Saúde do Instituto PENSI. Foram submetidos 62 projetos de todas as regiões do país, tendo como objetivo disseminar o conhecimento científico em saúde infantil, valorizando as melhores iniciativas em pesquisa na área.

1º Fórum de Políticas Públicas de Saúde para a Infância

A primeira edição do Fórum aconteceu durante o Congresso Sabará, poucos dias antes do Primeiro Turno das Eleições. Por isso, reuniu cinco representantes dos candidatos à Presidência da República para falarem sobre sua plataforma na área da saúde. O encontro teve curadoria da Revista Veja São Paulo e mediação da jornalista Mônica Waldvogel, reforçando o compromisso da Fundação em influenciar a sociedade e as políticas públicas.

Livro Falando sobre Crianças e Adolescentes – Blog Saúde Infantil

Um dos pontos altos do Congresso foi o lançamento do livro “Falando sobre Crianças e Adolescentes”, organizado por José Luiz Setúbal, partir da seleção dos melhores textos publicados no Blog Saúde Infantil. Ingrediente para a leitura de mães e pais de primeira viagem, interessados em aprender mais sobre saúde, bem-estar, cuidados e educação. Uma sessão de autógrafos reuniu centenas de pessoas que prestigiaram Dr. José Luiz e os outros 16 autores dos textos reunidos – todos profissionais vinculados ao Sabará e ao Instituto PENSI.

Mobilização Empresarial pela Primeira Infância

Lançado no fim de 2018, o projeto visa reunir, sensibilizar, informar e treinar empresários para desenvolver atividades em prol da primeira infância, junto a seus funcionários e nas comunidades onde estão inseridos. A FJLES conta com o apoio da FIESP e da ReadyNation, entidade sem fins lucrativos com atuação mundial no desenvolvimento econômico a partir do investimento na juventude. A primeira infância vai de zero a seis anos, e é apontada por especialistas como o período-chave do desenvolvimento, o que  influencia todo o futuro de uma pessoa.

Autismo e Realidade

Celebrado em 02 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é o ponto alto da atuação do Autismo e Realidade, com ações de conscientização para o público geral e profissionais de saúde. Em 2018, o principal destaque foi a colaboração técnica com o canal Nat Geo Kids para o lançamento do desenho animado Pablo, a primeira série infantil que incentiva a inclusão de crianças com autismo.

A consultoria da entidade identificou crianças e jovens com transtorno do espectro autista para atuarem como dubladores da versão nacional da atração. Outra parceria, desta vez com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, espalhou mais de 200 cartazes informativos nas estações de metrô e nos relógios das principais avenidas da cidade.

Na Caminhada pelo Autismo, realizada na Avenida Paulista, foram distribuídos materiais informativos e vouchers de descontos nos cursos online da plataforma EAD do Instituto PENSI. Consolidado na agenda de saúde infantil, o Simpósio do Transtorno do Espectro Autista mobilizou o segmento médico com a sua 4ª edição. Os pontos altos foram as apresentações sobre uso da tecnologia na identificação do TEA, o tratamento de comportamento agressivo, o uso de medicações, e os efeitos da terapia fonoaudiológica.

O encerramento do evento teve como tema o papel da família e da escola, com palestras sobre orientação e capacitação de pais, irmãos e professores, e o papel das associações de pais no Brasil.

Voluntariado

A principal atividade do voluntariado do Sabará é lidar diretamente com as crianças internadas, ou que passam pelo pronto socorro, por meio de brincadeiras, jogos, histórias, música e muita conversa. O time passa por constantes capacitações, e novos voluntários são treinados.

129

Novos Volunários

formados em 3 capacitações

168

Participantes

em 6 encontros, entre oficinas, palestras e rodas

10

Mil Horas

doadas pela equipe de voluntários

19

Mil Crianças

atendidas

Viagem Fantástica

A Iniciativa acontece desde 2017 e envolve funcionários da Fundação, do Hospital Sabará e do Instituto Pensi. Durante um fim de semana, equipes trabalham em comunidades carentes realizando reformas e obras. Antes de cada edição, os voluntários levantam doações de materiais de construção e outros itens necessários. O resultado é uma transformação na vida e na autoestima da comunidade que recebe a Viagem Fantástica.

Neste ano, a atividade aconteceu em Santana de Parnaíba, na Associação Rainha da Paz, uma ONG que trabalha com 420 crianças com necessidades especiais. O time reformou 12 casas onde vivem estes pequenos, melhorando o ambiente e a acessibilidade.

Agenda 2030

A FJLES apoia e segue os preceitos estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015, num documento assinado por vários países e batizado de Agenda 2030. Tanto o Sabará quanto o Instituto Pensi já executam ações pensando nos próximos 12 anos. Os planejamentos estratégicos das organizações seguem os eixos:

Planeta

Proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis

Paz

Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas

Prosperidade

Assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal

Parcerias

Mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável

Saúde e Bem-Estar

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é essencial para o fomento das capacidades humanas

Água Potável e Saneamento

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos é fundamental para todos os aspectos da dignidade humana

Trabalho Crescente e Crescimento Econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Consumo e Produção Responsáveis

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis promovendo a redução da pegada ecológica sobre o meio ambiente

Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

© 2019 Fundação José Luiz Egydio Setúbal.
Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Collabs / Barracuda Conteúdo.

Translate »