Carta do Dr. José Luiz

Foto de José Luiz Egydio Setúbal. Ele é um homem grisalho, com óculos de aro preto e uma camiseta branca. A camiseta tem ilustrações infantis e a frase "Sou voluntário"

José Luiz Egydio Setúbal • Foto: Alécio Cezar/FJLES

Aspas

É necessário aguardar a colheita, por mais distante que esteja, quando os frutos são colhidos, algo bom aconteceu.”

Charles Darwin

Caros amigos e caras amigas, companheiros desta jornada de plantar sementes e esperar a colheita.

Ano a ano, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal e suas organizações (Sabará Hospital Infantil e Instituto PENSI – Sandra Mutarelli Setúbal) vêm gerando frutos cada vez melhores e cada vez mais abundantes. Isso indica que as sementes foram bem escolhidas, semeadas em solo fértil e bem cuidadas até sua colheita. Em 2023 não foi diferente.

Destaco três fatos, com potencial para se mostrarem essenciais ao nosso futuro. Um, a reestruturação da governança da FJLES, que prepara a transição para minha saída da área operacional, em 2026. Eu já havia saído da operação do Sabará e do PENSI, e agora me preparo para fazer o mesmo na Fundação – passarei a me dedicar ao Conselho Superior e ao Núcleo de Estratégia Institucional.

O processo, que tem contado com a ótima consultoria da Oppen Social, resultou na criação de uma Diretoria de Integração Organizacional, a ser ocupada pelo professor Carlos Alberto Malheiros, amigo de 40 anos, com brilhante carreira acadêmica e experiência na direção da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, uma das melhores do Brasil. Dr. Carlos deve assumir parte das minhas tarefas e será responsável por integrar as três instituições (o hospital, o PENSI e o advocacy da FJLES). Cada uma delas terá um diretor-executivo e um conselho deliberativo.

O segundo fato relevante é o início da construção da nova torre do Sabará Hospital Infantil, na esquina da avenida Rebouças com a rua dos Pinheiros. A obra está prevista para terminar em meados de 2026. Entregaremos um hospital com 210 leitos, equipado com o que acreditamos ser o melhor para atender pessoas de 0 a 18 anos. Certamente teremos um grande ganho de eficiência, com fluxos e processos já desenhados e muitos já testados na unidade do hospital na avenida Angélica.

O terceiro fato relevante é a declaração de legado feita por mim e assinada pela minha esposa, Sandra, e pelos meus filhos, Beatriz, Gabriel e Olavo. O documento define como queremos que a instituição seja gerida nas próximas décadas.

Em parte, nosso propósito é manter as condições para que o impacto continue sendo benéfico e expressivo como tem sido. No Sabará, por exemplo, a abertura da unidade II da avenida Angélica impulsionou o fluxo de pacientes. Em 2023, batemos recordes de cirurgias, atendimentos ambulatoriais e internações. Fizemos 130 mil atendimentos médicos especializados.

No Instituto PENSI, conseguimos credenciamento para abrir duas novas residências médicas: Emergência Pediátrica e Anestesiologia Pediátrica. É um sinal adicional de que estamos no caminho certo de capacitar mais e melhor os profissionais de saúde infantil. Os simpósios, cursos e eventos obtiveram muito sucesso e as pesquisas, grande alcance. No campo social, o PAPE, nosso ambulatório em parceria com a Prefeitura, começa a engrenar.

O instituto, aliás, ganhou outro nome. Agora se chama Instituto PENSI – Sandra Mutarelli Setúbal. É uma homenagem a todo apoio que ela dá ao projeto da FJLES, desde o início, e ao trabalho de humanização que desenvolve, com o Voluntariado e a introdução dos profissionais Child Life aqui no Brasil.

Foto de José Luiz Setúbal e Sandra Mutarelli Setúbal. Eles estão lado a lado, sorrindo, um olhando para o outro. Ele está de camiste branca com o logotipo do Unicef e ela com uma camiseta azul, branca e com leves tons de lilás.

José Luiz Setúbal e Sandra Mutarelli Setúbal • Foto: Alécio Cezar/FJLES

O Autismo e Realidade, gerenciado pelo PENSI, vem se mostrando cada vez mais importante, em razão do destaque do tema na saúde pública. Nossas pesquisas e nosso ambulatório, tenho certeza, em pouco tempo serão referência incontornável no setor.

A área de advocacy e pesquisa da FJLES também cresceu muito. Nosso Fórum de Políticas Públicas sobre imunização, realizado com o Instituto Butantan, foi excelente. Palestrantes de relevo, ligados ao Ministério da Saúde e a secretarias de Saúde, e uma pesquisa inédita patrocinada pela Fundação ajudaram a enriquecer o debate sobre como aumentar as taxas de vacinação no Brasil. O Departamento de Pesquisa, hoje com mais de 40 estudiosos, produziu muitos trabalhos e fez levantamentos de dados muito úteis para o terceiro setor.

Esse enorme volume de novidades, avanços e pesquisas tem chegado a mais pessoas graças ao trabalho da nossa área de comunicação. Em 2023, alcançamos 50 milhões de pessoas e fomos fontes para 110 publicações na imprensa.

Por fim, na área financeira enfrentamos um cenário desafiador: apesar de conseguirmos cumprir o que estava projetado no orçamento, a crise na saúde dilatou os prazos de pagamento e atrasou a remuneração de nossos serviços. Isso prejudicou nossos resultados, mas eles foram muito bons em comparação aos do setor como um todo.

Para saber mais sobre o que resumi aqui, convido todos a lerem este relatório de atividades. Vários dos frutos plantados ao longo dos últimos 13 anos aparecem neste site que preparamos. Agradeço aos Cuidadores e às Cuidadoras que tanto se dedicaram para alcançarmos essas conquistas. Como diz a frase de Charles Darwin citada na abertura deste texto, se houve frutos a colher, algo de bom aconteceu. No nosso caso, foram muitos frutos, porque o trabalho de todos foi muito bom.

Obrigado!

JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL