Ilustração de uma pequena luminária abóbora, com foco de luz amarelo voltado ao chão. O pano de fundo é azul-escuro, pontilhado de branco — como um céu muito estrelado

Comunicação

Reformulamos nossos sites, que passaram a incluir tradutor para Libras e possibilidades de formatar tamanhos, espaços e contraste entre os elementos. Inauguramos nosso canal no TikTok, o Squad da Saúde, que em poucos meses acumulou quase 90 vídeos. No YouTube, publicamos séries especiais sobre esporte infantojuvenil e sobre crianças trans. Nossos sites receberam mais de 6 milhões de acessos em 2023

Destaques 2023

R$ 6,5 mi

de acessos aos sites da Fundação

869,5 mil

seguidores acompanhando nossas redes sociais

+ de 2.100

conteúdos originais publicados nas mídias sociais

50 milhões

de pessoas alcançadas por reportagens envolvendo as unidades da FJLES

A causa da Fundação é a saúde de crianças e adolescentes. Mas, para conquistar a adesão de quem toma decisões, costumamos falar com adultos. Lançamos mão de uma estrutura que inclui 16 frentes de comunicação, voltadas à divulgação de informações qualificadas sobre os muitos temas ligados à infância e à adolescência. Temos orgulho de nos tornarmos referência na área, com os sites de cada unidade (a própria FJLES, o Sabará, o Instituto PENSI e o Autismo e Realidade), as mídias sociais delas (dez perfis ao todo), o blog Saúde Infantil e o canal do YouTube Saúde na Infância. Essa rede tratou, em 2023, de tópicos como vacinação, primeira consulta ao ginecologista, crianças trans, cirurgia inovadora em bebê com gastrosquise (um problema que afeta a parede do abdômen) e mudanças recentes na classificação oficial do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Abordamos outros assuntos, e chegamos a um público ainda maior, por meio de reportagens na imprensa, apoiadas pela nossa assessoria.

Nosso relacionamento com a imprensa, aliás, se intensifica no Prêmio de Comunicação da FJLES, que tem o objetivo de valorizar e incentivar a produção jornalística sobre saúde na infância. Em 2023, a premiação teve mais de 100 inscritos e distribuiu R$ 85 mil aos melhores trabalhos.

Grupo de homens e mulheres posando para a foto. Vários estão com as mãos para o alto, num gesto de comemoração. Eles seguram o troféu do prêmio. Ao fundo, há uma tela de projeção com o layout do prêmio de comunicação

Foto: Marcos Samed/FJLES

Sim, pais, gestores, profissionais e comunicadores são uma audiência fundamental para nós. Contudo, de forma crescente também estamos nos dirigindo diretamente ao nosso público final: crianças e adolescentes. Em 2023, estreamos o canal Squad da Saúde, no TikTok. E lançamos no YouTube uma série de vídeos sobre esportes na infância e na adolescência, com entrevistas conduzidas pela skatista-mirim Maria Júlia. Afinal, é essencial que as crianças tenham voz nos debates sobre temas que dizem respeito a elas.

Ações Comunicação

Nossas ações em 2023

FJLESFJLES

seguidores no TikTok

1,5 milhão

de visualizações no canal Saúde na Infância, do Youtube
Sites e redes sociais

Nossos sites estão mais inclusivos

A imagem mostra a home do site da Fundação, com destaque para o assistente de libras

Todos os sites da Fundação – o dela própria, do Sabará, do Instituto PENSI e do Autismo e Realidade – passaram a contar com diversos recursos de acessibilidade, para que nosso trabalho possa chegar diretamente a ainda mais pessoas.

As novidades incluem um tradutor para a língua brasileira de sinais (Libras) e comandos para facilitar quem tem deficiência visual: aumentar o tamanho das letras ou da entrelinha, ajustar os contrastes ou a intensidade das cores e controlar outros detalhes de visualização.

Tik Tok

Informação de qualidade, agora também no TikTok

A Fundação estreou seu canal do aplicativo TikTok, o Squad da Saúde. O objetivo é abrir um diálogo com o público adolescente, grande usuário dessa plataforma, sobre temas como inclusão, sexualidade e saúde mental. Em seu ano de estreia, o canal usou linguagem descontraída para falar de assuntos tão diversos como cuidados da pele no verão, sífilis, namoro de pessoas com autismo e primeira consulta ao ginecologista.

Tela de celular com imagem de um post do TikTok com o título de "O que é a adolescência?"
NOSSOS PRIMEIROS MESES NO TIKTOK

Seguidores

Visualizações

A primeira consulta a gente nunca esquece

O post mais visto da Fundação no TikTok em 2023 abordava – numa série de frases curtas e ao som de Taylor Swift – a importância da primeira consulta com ginecologista. O texto informa que o ECA garante às adolescentes o direito de ir a uma consulta ginecológica sem autorização nem acompanhamento de um adulto. O post também frisa que a primeira consulta não precisa estar relacionada à menstruação.

Assista ao vídeo: 1ª vez no ginecologista

Tela de celular com a imagem de uma menina sorrindo e o título: 1ª vez no ginecologista

Criança e esporte: dá jogo?

Tela de um computador com um fundo colorido e os dizeres: Crianças no Esporte

Nosso canal Saúde na Infância, do YouTube, publicou uma série sobre crianças no esporte. A skatista-mirim Maria entrevistou médicos e preparadores físicos, que deram dicas sobre como evitar lesões, como cuidar da alimentação e da hidratação e apontaram os benefícios da atividade física. De quebra, os vídeos também mostraram os desafios (e preconceitos) enfrentados por meninas que levam o futebol a sério.

Assista à série: Crianças perguntam, médicos respondem: esportes na infância

Apoio na transição: uma série sobre visibilidade

Tela de um computador com um fundo rosa em meia lua e, em azul, o título: Mãe de trans

Outra playlist de vídeos veiculada em 2023 tratou de crianças trans. Ser trans não é uma doença, mas pode requerer acompanhamento médico sobre pontos ligados a hormônios, por exemplo. Ao dar destaque ao tema, ouvir famílias e profissionais de saúde, a série abordou algumas necessidades específicas, como a falta de preparo de pediatras para lidar com o assunto.

Assista à série: Crianças Trans

O ano da vacinação

Tela de computador com uma série de pequenos band-aid de cores diferentes e sobre eles um título branco: A vacinação está em dia?

A assessoria de imprensa da FJLES regularmente informa aos jornalistas sobre novidades que nossas unidades estão produzindo – eventos, estudos, procedimentos médicos inovadores, posicionamentos sobre temas de saúde pública etc. Em 2023, as reportagens elaboradas a partir desse contato com os veículos de comunicação chegaram a mais de 50 milhões de pessoas. Só o estudo sobre hesitação vacinal, apresentado em nosso Fórum (leia mais sobre o tema na seção Difusão de Conhecimento), serviu de base para a publicação de 110 matérias.

Prêmio

Mais de 100 inscritos no Prêmio de Comunicação

A terceira edição do Prêmio de Comunicação da FJLES recebeu mais de 100 inscrições e distribuiu R$ 85 mil aos trabalhos vencedores. A entrega da premiação e a apresentação dos 31 finalistas ocorreu em 25 de setembro, no Teatro UOL, em São Paulo, com a presença dos concorrentes e dos convidados. Pela primeira vez houve um empate, na categoria reportagens em texto; o júri decidiu premiar as duas.

Assista aos melhores momentos da cerimônia de entrega da premiação

Fotos: Marcos Samed/FJLES

CONHEÇA OS PROJETOS PREMIADOS

Áudio

ÁUDIO

Profissional
Tão cedo, os desafios da prematuridade
Ana Luiza Bongiovani | Radio Itatiaia (MG)

Estudante
Uma dose de informação
Isabella Ladislau Placeres | Faculdade Cásper Líbero (SP)

VÍDEO

Profissional
Não era para ele ser um pai? Como combater o abuso sexual infantil
Heitor Moreira | EPTV – Afiliada TV Globo (SP)

TEXTO

Profissional
De volta à classe: como fica a saúde mental de alunos que vivenciaram ataques
Beatriz da Silva Araújo | Portal Terra/Estadão (SP)

Profissional
Crianças Yanomami morrem 13 vezes mais por causas evitáveis do que média nacional
Rafael de Souza Oliveira | Agência Pública (SP)

Estudante
“Lá vem o popopô”: o barco que promove saúde para crianças do Pará
Giselly Correa Barata | Universidade Federal do Ceará (CE)

Campanhas de comunicacação

CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO / ORGANIZAÇÕES

Tele Oncoped – ICI
Valéria Foletto | Instituto do Câncer Infantil (RS)

Iniciativas Digitais

INICIATIVAS DIGITAIS

Aprendendo a me proteger da violência
Giulia de Jesus | Eu me Protejo (RJ)

Sabará Hospital InfantilSabará Hospital Infantil

3.669.780

de conjuntos de interações no site

posts publicados nas redes sociais

seguidores no Facebook

Cirurgia inovadora para correção de gastrosquise

O Instagram do Sabará teve mais visitas (222%) e mais engajamento (66%) em 2023. Um dos posts mais vistos envolveu o pequeno Francisco, filho tão esperado de Adriana Takata. Ainda nos exames pré-natais, foi diagnosticado que o bebê tinha gastrosquise, um defeito congênito que afeta a parede abdominal e que precisa ser corrigido logo depois do nascimento. A família procurou o Sabará para realizar o procedimento.

Pela primeira vez, um hospital pediátrico corrigiu o problema com o bebê ainda ligado à placenta pelo cordão umbilical. A técnica facilita o aleitamento materno e reduz o tempo de internação e de dieta parenteral.

Foto de bebê deitado sobre um pano branco. Ele está com um gorro branco, sem camisa e de fralda branca, com um curativo sobre a barriga

Brinquedoteca ainda mais acolhedora

O LinkedIn do Sabará também cresceu muito em impressões (90%) e engajamento (146%). Um dos posts mais visualizados foi sobre a reabertura da brinquedoteca – um espaço adaptado, com brinquedos para todas as idades. Na inauguração, o local foi decorado com temas da turma do Sítio do Picapau Amarelo.

Instituto PensiInstituto Pensi

visualizações no blog Saúde Infantil

posts publicados nas redes sociais

seguidores no Facebook

Terapia ABA para crianças com autismo: um tema sempre atual

Tela de computador com a página do blog Saúde Infantil e o título: Terapia ABA: conheça esse método para crianças com autismo

O blog Saúde Infantil, hospedado no site do Instituto PENSI – Sandra Mutarelli Setúbal, recebeu mais de 400 mil visualizações em 2023. Um dos campeões de audiência foi um texto que nem é tão novo (é de 2018), mas continua atraindo muita atenção (desde que foi publicado, quase 200 mil pessoas o leram). O artigo explica o que é a Terapia ABA, também conhecida como Análise de Comportamento Aplicada, cujo foco é reforçar comportamentos positivos.

Leia o texto: Terapia ABA: conheça esse método para crianças com autismo!

Curso de Pediatria Hospitalar: um depoimento

Se o perfil do PENSI no Instagram teve o dobro do engajamento em relação ao ano anterior, é porque cada vez mais gente está interessada em temas ligados à saúde da criança. Por exemplo, a estudante de Medicina Priscila Florência de Oliveira, que fez o Curso Teórico-Prático de Pediatria Hospitalar. Seu depoimento sobre a experiência foi um dos posts mais curtidos. “Ter a oportunidade de acompanhar de perto um serviço centrado na humanização, com um atendimento multidisciplinar eficiente e voltado exclusivamente ao público pediátrico, foi muito gratificante “, comentou.

Leia o depoimento da estudante de Medicina

Autismo e RealidadeAutismo e Realidade

downloads de cartilhas

1.318.766

visualizações no blog

inscritos na newsletter

Sites e redes sociais

As novas perspectivas sobre o TEA

Tela de site e capa de publicação sobre mudanças nas classificações do diagnóstico de transtorno do espectro autista

A audiência das redes e do site do Autismo e Realidade também aumentou entre 2022 e 2023. Boa parte do público procurou informações sobre novos modos de encarar e, sobretudo, diagnosticar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tanto o texto mais visitado no site quanto o post mais curtido tratam desses temas. A nova abordagem foi consolidada em 2013, na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5): ela unificou todos os quadros no TEA. Em 2022, o mesmo critério foi usado na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). Os diagnósticos antes registrados como transtorno global do desenvolvimento (por exemplo: autismo infantil, Síndrome de Asperger e transtorno desintegrativo da infância) passaram a ser classificados como TEA.

Leia o texto: TEA na CID-11: o que muda?

Assistência à Saúde