O propósito da Fundação José Luiz Setúbal é “infância saudável para uma sociedade melhor”, entendendo saúde da maneira como é definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde): “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades”. Assim, ao influenciar a sociedade para que cuide das crianças estamos cuidando da própria sociedade.

Essa visão vem sendo construída ao longo de uma trajetória que em 2025 completa 15 anos e que começou quando o Dr. José Luiz Setúbal adquiriu o Sabará Hospital Infantil e o doou à recém-criada Fundação, de maneira que os resultados financeiros fossem revertidos para o financiamento de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelo Instituto Pensi, criado em 2012.

Com o tempo, enquanto esses pilares cresciam e se fortaleciam, a própria Fundação ampliou suas atividades, passando a se dedicar à saúde infantil de forma mais abrangente: formando parcerias, promovendo encontros que colocam a infância no centro do debate, apoiando projetos sociais e contribuindo com a produção de conhecimento para a formulação e aprimoramento de políticas públicas voltadas a esse público. Tal crescimento resultou na recente criação do Infinis – Instituto Futuro é Infância Saudável, dedicado à filantropia e ao advocacy (defesa da infância). Foram muitas realizações e conquistas em apenas 15 anos! Você pode conhecer melhor essa trajetória nos livros institucionais cujos links estão no final deste texto.

Em determinado momento dessa trajetória, a Fundação voltou o olhar para si mesma e avaliou de forma crítica seu próprio jeito de ser e a cultura organizacional que vinha sendo construída. Naquela ocasião, foram identificadas algumas características que perpassavam todas as condutas, as escolhas estratégicas e as relações dentro e fora da instituição, e essas características foram sintetizadas em seis valores: Humanismo, Filantropia, Cuidar, Conhecimento, Ética e Sustentabilidade.

Humanismo: acreditamos no ser humano em primeiro lugar, respeitando a individualidade e a diversidade

Filantropia: acreditamos na filantropia como uma das formas de ação na construção de uma sociedade melhor

Ética: acreditamos no respeito, integridade e atitudes responsáveis nos nossos compromissos

Cuidar: acreditamos que nossos cuidadores atuam com compaixão, cooperação e comprometimento

Conhecimento: acreditamos no conhecimento como instrumento de transformação da sociedade

Sustentabilidade: acreditamos na nossa sustentabilidade por meio da gestão eficiente, com qualidade e inovação

Uma vez identificados e reconhecidos como a base da cultura organizacional e da própria identidade da Fundação, esses valores passaram a ser não apenas aplicados de forma mais consciente, como também aperfeiçoados, preservados, fortalecidos e disseminados no dia a dia, às vezes por meio da teoria (como veremos nas próximas postagens), mas principalmente e essencialmente na prática.

Às vezes um valor pode remeter mais fortemente a um pilar ou outro da FJLS (como o Conhecimento para o Instituto Pensi ou o Cuidar para o Sabará), mas eles não são setorizados nem parciais. Eles estão presentes na instituição como um todo, das grandes decisões aos pequenos detalhes.

Nesse conteúdo especial de 15 anos, jogamos luz sobre esses valores trazendo iniciativas e histórias que demonstram sua presença no dia a dia da instituição. O objetivo não é apenas destacar a importância de tê-los como guias, mas também inspirar os leitores a refletirem sobre eles em suas vidas. Afinal, esses valores não são apenas da Fundação, mas de todos.

Saiba mais:

Raízes e Asas: 10 anos da FJLES

O saber para a saúde infantil: os primeiros dez anos do Instituto PENSI