Começamos essa série sobre o Cuidar com uma explicação sobre o assunto oferecida por nosso instituidor, o Dr. José Luiz, na qual ele destaca a diferença entre tratar e cuidar, pensando especificamente no ambiente hospitalar:
Tratar, você trata a doença, e cuidar, você cuida da pessoa. Quando você cuida da pessoa, além de tratar a doença você faz outras coisas por aquela pessoa. É uma cura, de alguma maneira, com carinho, com afeto, com atenção. É saber ouvir, saber explicar, ter respeito. Tem uma série de coisas que envolvem essa cura.
As características mencionadas pelo Dr. José Luiz (de agir com carinho, afeto, respeito e atenção) se aplicam ao Cuidar de maneira geral, para além do assistencial. Começamos por ele, mas ao longo da trajetória da instituição outras formas de Cuidar foram se juntando a essa – primeiro por meio da produção e disseminação do conhecimento pelo Instituto Pensi e finalmente com as ações de advocacy realizadas pelo Infinis (Instituto Futuro é Infância Saudável), que estendem esse cuidado à saúde infantil como um todo.
O Cuidar assistencial. O Hospital Sabará vem cuidando da saúde infantil há mais de 60 anos, sempre investindo no que permite cuidar mais e melhor. Cuidamos mais, por exemplo, quando ampliamos e aperfeiçoamos nosso espaço físico, mas também quando implementamos tecnologias (como a telemedicina) que permitem levar esse cuidado a locais com pouca oferta de serviços pediátricos, ainda mais nas especialidades que tornam o Sabará uma referência. Mas também cuidamos melhor quando buscamos novos serviços e tratamentos e quando implementamos novas práticas que tornam esse cuidado mais humanizado.
O Cuidar científico. O Instituto Pensi, criado em 2012, trouxe outra forma de Cuidar: uma que procura entender os problemas relacionados à saúde infantil e desenvolver soluções para eles (realização de pesquisas), que divulga o conhecimento e garante que Cuidadores da equipe assistencial estejam sempre atualizados em relação às melhores formas de Cuidar, que divulga informações de qualidade em linguagem acessível para o público em geral, de maneira que pais e responsáveis cuidem melhor das crianças, que promove eventos nos quais profissionais dedicados à saúde infantil, de diferentes áreas, têm a oportunidade de conhecer e compartilhar seus trabalhos, suas experiências e discutir os desafios enfrentados pela área. Entendemos que o conhecimento não é feito para ficar fechado em uma caixa, mas para ser difundido e multiplicado, assim como o cuidado que ele proporciona.
O Cuidar panorâmico. O Infinis, por sua vez, cuida da infância por meio de ações de advocacy, ou seja, trabalhando junto ao poder público e outros atores da sociedade para criar e aprimorar estratégias e políticas que garantam a proteção e o bem-estar das crianças. E como entendemos que uma sociedade saudável é capaz de oferecer o melhor cuidado para as crianças, o Infinis também atua pelo fortalecimento do terceiro setor e pelo desenvolvimento da filantropia no Brasil.
Cuido, logo existo. Por tudo isso, a história do Cuidar aqui na Fundação é a história da própria Fundação, e nas próximas postagens vamos conhecer algumas iniciativas que demonstram como essas diferentes formas de Cuidar se traduzem na prática e como até mesmo ações distantes da assistência direta confluem para o cuidado à infância realizado pela Fundação.