O desenvolvimento por meio da experiência... dos outros. Na postagem anterior, sobre o Grupo de Estudos de Humanidades, Saúde e Infância, destacamos a importância de conhecer diferentes pontos de vista que complementem e enriqueçam o nosso. Nesse mesmo sentido, conhecer a história de outra pessoa e suas experiências de vida, especialmente se ela vem de uma realidade muito diferente da nossa, é uma forma poderosa de aprender e se desenvolver. Mas para isso é preciso dar espaço para que o outro fale e estar aberto para ouvi-lo, e é isso que acontece em outro evento da Fundação, a Conversa com o Presidente, organizada pela área de Desenvolvimento Humano Organizacional, que é parte da Diretoria de RH.
Canal direto com o presidente. Em seu formato original, a Conversa com o presidente é um encontro no qual Cuidadores (funcionários da Fundação) de qualquer área podem levar suas sugestões, críticas e demandas diretamente ao nosso presidente, o Dr. José Luiz. Esse encontro também é bem antigo, acontece há mais de dez anos, e com o tempo foi se aprimorando. Hoje em dia, além do seu formato tradicional, é realizada o que chamamos de Conversa com o presidente temática.
Nesses eventos, pessoas da Fundação ou de fora dela são convidadas para falar sobre temas importantes para a instituição. Por exemplo, a primeira Conversa com o presidente nesse novo formato trouxe o tema Mulheres no mundo corporativo, com foco em questões de gênero e raça. A palestrante, Beatriz Mendes, para além da discussão teórica, números e estatísticas sobre o assunto, deu ênfase à sua própria experiência de vida como uma mulher preta e moradora da periferia, falando de seus desafios e conquistas. Ou seja, trazendo a questão de forma humanizada e, portanto, mais próxima daqueles que estavam ali assistindo e participando e que também puderam compartilhar suas experiências.
Como disse a Glaucianne Vieira, que é nossa gerente de compliance e propôs a pauta como parte da estratégia de ESG (Ambiental, Social e Governança) da Fundação, “além de ser um tema importante, podemos aprender com a trajetória das pessoas e replicar essas experiências, fortalecendo essa parcela da população que é tão vulnerável”.
Outros temas trazidos foram: Ética na medicina e pesquisa clínica, que contou com a participação de um pediatra muito querido da instituição, o Dr. David Nisenbaum, presidente da Comissão de Ética Médica do Sabará; e Inclusão LGBTQIA+, no qual conhecemos a inspiradora história de vida da Danielle Torres, membra do Conselho Fiscal da FJLS.
Ambiente de trabalho saudável para uma sociedade melhor. Boa parte da vida de uma pessoa se passa no ambiente de trabalho, portanto as instituições têm um grande papel no desenvolvimento de suas equipes, não apenas do ponto de vista profissional. Afinal, o ser humano é complexo e os diferentes aspectos de sua vida se relacionam e influenciam mutuamente. Portanto, ao promover dentro do ambiente de trabalho oportunidades para que as pessoas se confrontem com experiências para além das suas e ampliem seus olhares para questões que são importantes na sociedade como um todo, essas experiências reverberam não apenas no ambiente profissional, mas em toda a sua vida, onde quer que ela esteja. E, claro, se há momentos específicos nos quais o objetivo é a troca de experiências, mais importante ainda é que ela se dê de forma espontânea no dia a dia, o que é possível tornando a instituição como um todo diversa e inclusiva.