Uma jornada de saúde e sustentabilidade. Há cerca de seis meses, iniciamos nossa série sobre os valores institucionais da FJLS apontando a correlação entre pediatria e a definição de saúde da OMS, segundo a qual saúde é mais do que a ausência de doença, mas o bem-estar do ser humano em seus aspectos físico, mental e social. O conceito de sustentabilidade, por sua vez, é muito semelhante ao de saúde, uma vez que se assenta em um tripé baseado em três princípios (social, econômico e ambiental), que precisam caminhar juntos para garantir que as necessidades do presente sejam atendidas sem comprometer a capacidade de desenvolvimento das futuras gerações.
Podemos ir adiante ao falar de sustentabilidade sempre dependente da harmonia entre diferentes fatores lembrando a importância de ter os três setores da sociedade (governo, empresas e sociedade civil) fortalecidos e trabalhando juntos, cada qual cumprindo seu papel, para que possamos enfrentar os problemas estruturais que impedem a sociedade de se desenvolver.
Aqui na Fundação, nossa missão se alicerçou desde o início nas atividades de assistência, ensino e pesquisa, posteriormente acrescentando o pilar do advocacy. E como organização, nos alinhamos ao tripé mais amplo da sustentabilidade por meio da adoção de práticas ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança) trazendo diversidade para nosso quadro de Cuidadores, aderindo a iniciativas como o Pacto Global da ONU, fortalecendo nossa governança corporativa e adotando práticas ambientalmente responsáveis, como aquelas indicadas pelo Selo Green Kitchen, que reconhece o alinhamento da cozinha do Sabará às melhores práticas de sustentabilidade em aspectos como tratamento ar, descarte de resíduos e uso racional de água e energia.
E como temos uma nova unidade do Hospital em construção, nada melhor do que incorporar a pauta ambiental desde o planejamento! Por isso, a obra segue as diretrizes da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que tem como objetivo promover maior sustentabilidade nas atividades hospitalares, e busca a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema internacional que avalia todo o processo de construção e atribui um selo dependendo da quantidade de critérios atendidos pela obra dentro de aspectos como eficiência energética/hídrica e emissão de gases de efeito estufa.
Sustentabilidade com valores. O crescimento da FJLS nesses 15 anos está alicerçado nos pilares da sua atuação, da sustentabilidade do planeta e da sociedade, assim como nos pilares dos seus valores. Afinal, um mundo Sustentável ou uma instituição sustentável só pode ser alcançada por seres humanos que se reconhecem dessa maneira e que reconhecem a humanidade dos outros (Humanismo), que amam seus semelhantes (Filantropia) e que Cuidam de muitas maneiras dos outros e do planeta, agindo de forma Ética e usando seu Conhecimento em prol do bem social.
Com tudo isso, as diferentes esferas de sustentabilidade se entrelaçam para que possamos fazer frente aos inúmeros desafios que impactam o mundo e que têm crianças e adolescentes como sujeitos mais vulneráveis – seja, por exemplo, o perigo da exposição às redes sociais, sejam as mudanças climáticas, tema que ganhou cada vez mais espaço na agenda da Fundação nos últimos anos e que hoje integra o Programa Comunidades Saudáveis do Infinis de forma transversal.
Partes em busca do todo. A fragmentação de atividades e saberes nos ajuda a melhor administrá-los e desenvolvê-los, mas sabemos que o mundo é complexo e que essas partes estão sempre se influenciando mutuamente. A ideia de sustentabilidade nos diz que precisam funcionar juntas, em harmonia. Mais do que isso, é importante lembrar sempre o propósito que dá sentido a todas as nossas ações. Para que pesquisamos? Para que construímos um Hospital? Para que fazemos orçamentos? Para que contamos histórias? Para que inovamos? Por que estamos aqui? A Fundação existe para defender a promessa do futuro, ou seja, a infância, e erguemos diariamente essa bandeira para construir um mundo melhor e mais justo para todos.
Leia também:
Balanço 2025: https://institutopensi.org.br/balanco-de-2025
Referências
O que é sustentabilidade? https://nuvenergia.com.br/sustentabilidade/o-que-e-sustentabilidade/