Pular para o conteúdo
Ilustração de um coração vermelho e, sobre ele, um estetoscópio, segurado por uma mão pequena.

Assistência à saúde

Das unidades da Fundação, a mais antiga é o Sabará, fundado em 1962 por um renomado grupo de pediatras. Nossa instituição, portanto, herdou um alto padrão de assistência médica, que hoje tem seis décadas de tradição. Ao adquirir o hospital, em 2005, a FJLES acentuou a ênfase em conhecimento de ponta, boa gestão e atendimento humanizado – uma tendência reforçada ainda mais com a criação do Instituto PENSI, em 2012. Os resultados desses esforços vêm aparecendo frequentemente, como mostram os diversos prêmios conquistados em 2022 e obtenção, pela quarta vez, do selo de qualidade da principal certificadora do mundo na área de saúde.

Os reconhecimentos nos orgulham e nos dão certeza de que estamos no caminho certo – a mesma certeza e o mesmo orgulho despertados pelo sorriso de cada pequeno paciente que vemos saindo pela porta do hospital melhor do que entrou.

Pessoas

63 mil

crianças e adolescentes foram atendidos no Sabará em 2022

Hospital

17 mil

procedimentos cirúrgicos foram feitos no hospital em 2022

Composição do corpo clínico do Sabará

Feminino

61%

Mulheres

Masculino

39%

Homens

Especialidades com mais médicos

Anestesiologia 161
Pediatria 152
Otorrinolaringologia 136
Radiologia 94
Cirurgia pediátrica 89
Odontologia 76
Intensivista 69
Oftalmologia 57
Ortopedia 55
Neurologia 48
Cardiologia 39
Urologia 38
Gastroenterologia 31
Neurocirurgia 30
Inovação

Inovação

PENSI

Um teste do pezinho melhor – e premiado

Originalmente, a versão gratuita do teste do pezinho (exame feito a partir de pequena amostra de sangue coletado no calcanhar do recém-nascido) rastreava apenas seis tipos de doença. Um extenso trabalho financiado pela FJLES e executado pelo Centro de Pesquisa do Instituto PENSI demonstrou que é possível – e essencial como política pública – identificar 52 enfermidades. O estudo, em parceria com o Departamento de Ciências Biomédicas da USP, envolveu análise de 25 mil amostras de crianças de 18 maternidades, em nove estados brasileiros. Gerou sete artigos científicos e cinco apresentações em congressos. Serviu para fundamentar uma lei aprovada na cidade de São Paulo em 2020 e outra, federal, aprovada em maio de 2021 – que garantiu a inserção do teste ampliado no SUS.

Em 2022, o esforço foi reconhecido pelo 5º Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde: na categoria “Genômica”, o vencedor foi o projeto “Triagem neonatal ampliada para imunodeficiências congênitas associadas a outras deficiências”.

Profissional da saúde, com avental branco, máscara branca e luvas azuis, segura o pé de um bebê e aproxima-o do equipamento que colhe uma amostra do sangue. O bebê está no colo de uma mulher, também de máscara, com vestido azul.
Troféu do Prêmio Dasa de Inovação Médica: ele tem uma base cor de laranja e uma forma vertical, transparente, com círculos da cor azul-claro no lado esquerdo.
Aspas

Veremos uma mudança na realidade e na mortalidade infantil no Brasil. É um trabalho que começou na academia e tem um desfecho prático para a saúde pública.”

Fátima Fernandes, diretora-executiva do PENSI

Sabará

ECMO Silver
'

Uma terapia salvadora e uma equipe treinada – e premiada

Desde 2015, o Sabará usa a terapia ECMO em alguns casos complexos — aqueles em que o coração ou o pulmão da criança precisa ser substituído para que o órgão se recupere. É uma tecnologia terapêutica extremamente sofisticada: consiste em conectar a criança a um equipamento que bombeia, aquece e oxigena o sangue fora do corpo. Ficou em muita evidência em várias partes do mundo durante a Covid-19. Em 2022, o Sabará tornou-se a única instituição no Brasil com o selo Silver certificado pela Extracorporeal Life Support Organization (Elso), organização não governamental que se dedica ao desenvolvimento, à avaliação e a melhorias relacionadas a esse tipo de terapia.

'

Uma técnica promissora – e premiada

O Sabará foi o primeiro hospital do mundo a simular uma cirurgia no metaverso: uma avatar fez neurocirurgia de biópsia de tumor cerebral por endoscopia num boneco simulador. O procedimento, fruto de uma parceria entre o Sabará e o Instituto Educsim, rendeu ao hospital os prêmios Health IT 2022 e Inovação, concedidos pelo Grupo Mídia.

Foto Prêmio Metaverso
Aspas

Futuramente, será possível oferecer a expertise dos especialistas do Sabará para regiões remotas, expandindo o conhecimento e ampliando as opções de tratamento para os pacientes."

Rogério Carballo, gerente médico das Linhas de Cuidado e Head de Inovação do Sabará Hospital Infantil

Um virtual tão bom quanto o presencial

Uma consulta por videochamada pode ser tão boa quanto uma presencial? E se incluir termômetro digital, estetoscópio digital ou laringoscópio, capaz de gerar imagens do ouvido e da garganta? O TytoCare, equipamento usado em teleconsultas no Sabará, permite acoplar vários dispositivos. Não se trata apenas, portanto, de câmera de alta resolução e microfone preciso. Por meio de seus diferentes recursos, é possível avaliar infecções na garganta, auscultar pulmões, coração e abdômen, ter imagens de lesões na pele e aferir a frequência cardíaca e a temperatura. Será que assim equivale a uma consulta presencial?

O Sabará e o Instituto PENSI, em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, fizeram um estudo para responder a essa pergunta – e o texto foi aceito para publicação na prestigiada revista científica JAMA Network. A consulta de um residente em pediatria (auxiliado à distância por um segundo médico) foi comparada à feita presencialmente por um médico experiente. Os diagnósticos foram semelhantes.

A imagem mostra um bebê deitado, vestido com roupão verde. Na altura de seu peito, há um dispositivo de leitura de sinais clínicos, com mostrador digital. O dispositivo é segurado pela mão de um adulto que não aparece na foto. A mãozinha direita do bebê também segura o aparelho]
Gestão

Gestão

Qualidade reconhecida pela quarta vez

O Sabará foi o primeiro hospital exclusivamente pediátrico a receber o selo de qualidade e segurança em assistência da Joint Commission International (JCI), principal avaliadora de serviços de saúde no mundo. Isso foi em 2013. A cada três anos a JCI faz novo exame, para renovar (ou não) a acreditação. O Sabará foi reacreditado em 2016, 2019 e, mais recentemente, em 2022 – o que mostra nosso aprimoramento contínuo no atendimento aos pacientes.

Abastecido por energia limpa

A eletricidade que alimenta o Sabará Hospital Infantil é adquirida no mercado livre de energia, onde o consumidor negocia diretamente com o vendedor as condições de fornecimento. Isso traz duas vantagens: redução de custos e de emissões (clientes como o Sabará compram energia de fontes limpas). Desde 2020, a instituição economizou mais de R$ 650 mil, revertidos em investimentos em tecnologia, e cortou suas emissões em mais de 700 toneladas de CO2. A operação recebe o Certificado de Energia Renovável Comerc/Sinercult.

Redução de emissões de gases-estufa
(em toneladas equivalentes de CO2)

200

2020

380

2021

138

2022

Estrutura

Estrutura

Sabará

Mais espaço para internação

O Sabará passou a contar com mais 58 leitos de internação. Eles ficam num espaço na av. Angélica, número 1.920 (no mesmo quarteirão do hospital, mas do lado oposto do prédio). A ampliação é parte do projeto de crescimento da instituição para atender à alta demanda por leitos pediátricos em São Paulo.

Cama de hospital, coberta com roupa-de-cama toda branca. Uma das peças está dobrada sobre o lençol, em forma de um pequeno elefante.
Recepção, com mesa em forma de L e, ao fundo, uma parede com revestimento de madeira e uma placa escrita: “Sabará Hospital Infantil”. Em um dos lados da mesa há uma mulher de máscara branca, sentada em frente a um computador.

Uma sala, diversos usos

O Centro Cirúrgico do hospital ganhou uma sala de uso híbrido. Pode receber cirurgias ou abrigar a realização de exames – ou mesmo servir de apoio para capacitação, acolhendo médicos que vão assistir a transmissões de cirurgias realizadas em outras salas.

PENSI

Menos fila no SUS

Entre outubro e dezembro, mais de 470 consultas foram realizadas no PENSI Ambulatório Pediátrico (Pape), um projeto social nascido da cooperação entre o Instituto PENSI, a FJLES e a Secretaria de Saúde do município de São Paulo. A meta é todo mês atender 600 crianças pelo SUS, com hora marcada – o que significa reduzir em quase um quarto a fila de espera por consulta pediátrica na cidade. Inaugurado em 2022, ele deve fazer 6,8 mil consultas e 700 exames por ano.

24%

é a redução esperada na fila de pediatria do SUS em São Paulo, com o convênio entre a Secretaria de Saúde e a FJLES.

A foto traz, em primeiro plano, uma pessoa com uniforme branco e a logomarca do Sabará na manga. Em segundo plano, há três crianças brincando
Três crianças brincando junto a uma parede com furos onde se colocam objetos. Uma mulher de avental branco está agachada, próxima às crianças, auxiliando uma delas.
Humanização

Humanização

Grande ajuda aos pequenos pacientes

Hospital infantil é, tipicamente, aquele lugar onde as crianças entram ruinzinhas e saem melhores. Mas, entre o começo difícil e o final feliz, há um intervalo às vezes longo, em que momentos de tensão e aflição são comuns. Para tornar a estadia mais acolhedora, o Sabará dispõe de voluntários orientados pelo Instituto PENSI. Em 2022, eles produziram 5.742 kits surpresas e 675 sonequinhas. Capricharam principalmente em datas comemorativas, como Dia das Crianças, Natal e durante os jogos da Copa.

Horas doadas por voluntários no Sabará

6.063

2020

5.920

2021

6.300

2022

Doce balanço, a caminho do mar

A Helena chegou ao Sabará com quadro de vômitos e cólicas. Foi encaminhada ao Programa Avançado de Tratamento da Insuficiência Intestinal. O caso era complexo, e ela teve de ficar internada por seis meses. A solução foi colocar uma gastrostomia, dispositivo inserido no estômago que permite fornecer água e nutrientes para a criança. É extremamente útil, mas fica exposto do lado de fora. A julgar por um vídeo que a mãe da menina publicou nas redes, sabe o que a Helena acha disso? Não acha nada: ela se diverte como qualquer criança. O vídeo mostra a primeira vez em que a garotinha foi à praia com a gastrostomia: pulou ondas no rasinho, encheu o baldinho de areia com os amigos, correu com um sorrisão no rosto. E, como naquela música de outra garota que adora praia, o mundo inteirinho se encheu de graça.