FJLES
137 propostas para o que tem de ser prioritário
Foi criado em 2022, com apoio da Fundação, o movimento Agenda 227, que reúne mais de 380 entidades da sociedade civil em prol da implantação efetiva do artigo 227 da Constituição – aquele que diz que crianças, adolescentes e jovens devem ser “prioridade absoluta”. Com participação de organizações e centros de pesquisa, o grupo elaborou 137 propostas, divididas em 22 áreas, como saúde, nutrição (ambas coordenadas pela FJLES), educação e esporte. São propostas pra valer, compostas de diagnóstico, ações, metas e relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Propostas que precisam sair do papel
Como a ideia do movimento é que as sugestões de fato virem política pública, uma síntese com as 144 medidas propostas foi entregue a todos os partidos políticos e às pré-candidaturas presidenciais que aceitaram receber um representante da Agenda 227.
Aumentar recursos, diminuir a violência
A FJLES faz parte da coordenação colegiada da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, grupo de 46 entidades da sociedade civil que, entre outros objetivos, luta pela ampliação do orçamento público para prevenção e combate a esse problema. As propostas de intervenção baseiam-se na estratégia Inspire, formulada a partir da análise de programas bem-sucedidos em diversas partes do mundo. Essa linha de ação envolve sete princípios, cujas iniciais formam a palavra “inspire”: Implementação e vigilância do cumprimento das leis, Normas e valores, Segurança do ambiente, Pais, mães e cuidadores recebendo apoio, Incremento de renda e fortalecimento econômico, Resposta de serviços de atenção e apoio, Educação e habilidades para a vida.