Pular para o conteúdo
Ilustração de um pequeno lápis amarelo, em formato de avião, subindo em posição totalmente vertical.

Difusão de conhecimento

Ainda há muito o que descobrir sobre saúde infantil, em especial quando encarada sob uma perspectiva ampla, como a adotada pela FJLES. Todas as unidades da Fundação têm se dedicado não só a avançar nas pesquisas de suas áreas, mas (igualmente importante) em difundir seus achados junto à sociedade. Organizamos eventos – como o Fórum de Políticas Públicas em Saúde na Infância e o Congresso Internacional de Saúde Infantil –, elaboramos publicações de modo a fomentar debates sobre temas do momento. E repassamos conhecimentos já consolidados por meio de uma estratégia sistemática de ensino, que envolve desde educação à distância (são mais de 90 mil matrículas no Instituto PENSI) até residência médica e estágio observacional no PENSI e no Sabará.

Ticket

93 mil

matrículas na plataforma de educação à distância do PENSI

Inscrições

113

inscrições nos dois programas de residência médica

Fórum

Fórum

FJLES

A fome disparou. O que fazer?

O número de crianças sofrendo de insegurança alimentar praticamente dobrou entre 2020 e 2022: de 9,4% para 18%. Um drama que castiga o presente e prejudica o futuro – afinal, crianças e adolescentes que passam fome tendem a apresentar dificuldades de desenvolvimento que deterioram o aprendizado. Como superar o problema? Esse foi o tema do principal evento anual da Fundação, o 4º Fórum de Políticas Públicas em Saúde na Infância.

Depois de dois anos online, a última edição foi presencial (também com transmissão pelo YouTube). Os especialistas participantes das três mesas fizeram um diagnóstico da insegurança alimentar no Brasil, apresentaram projetos locais sobre o assunto e discutiram como programas de transferência de renda podem ser construídos para fazer frente a tais questões.

Assista os debates na íntegra

Precisamos falar mais sobre insegurança alimentar

Realizado ao vivo e registrado em vídeo, o Fórum envolveu debates mais amplos. A FJLES fez parcerias de mídia com as publicações do Nexo (Nexo, Nexo Políticas Públicas e revista eletrônica Gama) e com o Observatório do Terceiro Setor, que produziram textos relativos ao tema. Também financiou sete estudos sobre projetos de combate à insegurança alimentar na infância. Todos eles viraram artigos a serem publicados numa edição especial da revista Stanford Social Innovation Review Brasil.

Pesquisas em parceria

Eventos

PENSI

270 horas de atualização

O maior evento científico da Fundação – o Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil – reuniu mais de 1,6 mil pessoas. Recebeu 350 palestrantes, que ministraram 270 horas de conteúdo sobre diversos temas, como doenças das vias aéreas, desafios no consultório pediátrico, saúde mental, cuidados paliativos, neuropediatria e neurocirurgia. As três aulas magnas abordaram o impacto da poluição na saúde das crianças, o investimento em pesquisa e a filantropia na saúde.

Conjunto de fotos mostra várias cenas do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil: palestrantes sobre o palco, plateia em auditório e dezenas de pessoas em pé, conversando.
Conjunto de fotos mostra várias cenas do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil: palestrantes sobre o palco, plateia em auditório e dezenas de pessoas em pé, conversando.
Conjunto de fotos mostra várias cenas do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil: palestrantes sobre o palco, plateia em auditório e dezenas de pessoas em pé, conversando.

Autismo e Realidade

Atualização também sobre autismo

O 6º Congresso do Instituto PENSI abrigou vários eventos menores. Um deles foi o 7º Simpósio de Atualização do Transtorno do Espectro Autista: as quatro mesas contaram com 337 participantes, em palestras sobre rastreio ocular e aprimoramento das técnicas de abordagem, entre outros pontos.

Para celebrar heróis de carne e osso

Todo ano o Autismo e Realidade organiza ações em abril, como parte da campanha Abril Azul, de conscientização sobre a inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Em 2022, foi montada a exposição “Meu Super-Herói”, em Ribeirão Pires (Grande São Paulo); nela, crianças e jovens autistas aparecem em grandes fotos, vestidas de seus super-heróis preferidos. Às estações do Metrô e da CPTM, o Autismo e Realidade levou exposições de cartazes e distribuiu 4.500 cartilhas sobre o tema.

Para celebrar heróis de carne e osso Crédito: Prefeitura de Ribeirão Pires

FJLES

Visão multissetorial sobre prevenção

Educação midiática para crianças e adolescentes. Direitos da gestante e do nascituro. Participação da comunidade no combate ao antivacinismo. Protagonismo juvenil em situações de violência psicológica. Intoxicações comuns no ambiente doméstico. Esses foram alguns dos tópicos discutidos no 16º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência, realizado em novembro pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, em formato híbrido. Cerca de 80 pessoas participaram. A Fundação apoiou o evento, ajudando a custear serviços de comunicação.

16º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência
Publicações

Publicações

Autismo & Realidade

Escovando os dentes com capricho – e com humor

Fazer a higiene bucal pode parecer algo simples. Mas para muitas pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) é um momento tenso: o sabor do creme dental, a textura das cerdas, a coordenação motora exigida para a escovação e mesmo o ambiente do banheiro podem ser perturbadores. O Autismo e Realidade resolveu tratar do tema com humor. Lançou uma história em quadrinhos descontraída para orientar as famílias, com ilustrações do artista autista Lucas Quaresma.

Baixe aqui a cartilha Higiene Bucal.

A imagem mostra a capa da cartilha. Trata-se do desenho de um banheiro ou lavabo. A parede é de azulejos verdes, retangulares e verticais. Há uma pia em azul-turquesa, com uma torneira. Na frente da pia, um menino de calça cinza e camiseta amarela. Ele parece estar preocupado: está com as duas mãos na cabeça, a língua pra fora da boca e as sobrancelhas arqueadas. Dele sai um balão de diálogo, indicando pensamento. Dentro do balão há uma mão segurando uma escova de dente e outra mão com um tubo de pasta de dente. Na parte de cima da capa há um retângulo horizontal com fundo branco e o título da cartilha em azul-claro: Higiene Bucal. Logo abaixo, em letras pretas cursivas, há o nome do autor: Lucas Moura Quaresma]

FJLES

Uma referência em inovação social, agora em português

Há 20 anos, o Stanford Center on Philanthropy and Civil Society, dos Estados Unidos, produz uma das mais importantes revistas do mundo sobre inovação social e áreas afins: a Stanford Social Innovation Review. Em 2022, o conteúdo passou a ser editado no Brasil, graças ao apoio da FJLES, da Samambaia Filantropia, do Movimento Bem Maior e da Humanitas 360.

Há 20 anos, o Stanford Center on Philanthropy and Civil Society, dos Estados Unidos, produz uma das mais importantes revistas do mundo sobre inovação social e áreas afins: a Stanford Social Innovation Review. Em 2022, o conteúdo passou a ser editado no Brasil, graças ao apoio da FJLES, da Samambaia Filantropia, do Movimento Bem Maior e da Humanitas 360.
Ensino

Ensino

PENSI

Quase 90 mil matrículas

A plataforma de ensino à distância do Instituto PENSI atingiu a marca de 93 mil matrículas – um número maior, por exemplo, do que a população de Ubatuba, no litoral paulista. Os alunos são profissionais de saúde pediátrica, pais e cuidadores, além do corpo clínico do hospital Sabará. O canal terminou 2022 com 271 cursos e treinamentos disponíveis (155 voltados ao público interno e externo e 116 corporativos).

Primeiros residentes em Pediatria

O programa de residência médica em Pediatria do Instituto PENSI formou em 2022 sua primeira turma. Os residentes – assim como os do outro programa, de Medicina Intensiva Pediátrica – têm algumas aulas em nosso Centro de Simulação Realística e acompanham o cotidiano do Sabará Hospital Infantil, referência nacional em pediatria e alta complexidade. No ano, foram oferecidas quatro vagas para residência em Pediatria e três para Medicina Intensiva Pediátrica. Recebemos 113 inscrições (mais do que as 106 de 2021).

A imagem mostra o interior de uma sala toda branca. Na parede à esquerda, aparece a marca Instituto PENSI e seu logotipo, além de uma bancada com estetoscópios e um pequeno monitor. Na parte central da imagem, há uma cama com lençol branco e, sobre ela, um bebê (um boneco simulador), vestido também de branco. Uma mulher loira, de cabelo preso, máscara médica branca e avental branco, está à esquerda da cama, com uma das mãos próxima à cabeça do boneco. Atrás da cama, há um homem, também de avental branco e máscara médica branca. Ele segura equipamentos médicos, encostados à cabeça do boneco, e olha para um monitor de UTI, posicionado na parede atrás dele. Há ainda mais dois profissionais de jaleco branco na sala, à direita da cama. Os dois (outra mulher loira e um homem de cabelo curto) estão de costas para a foto, olhando outros monitores de acompanhamento do paciente.]

No estágio, teoria aliada à prática

O Estágio Observacional do Instituto PENSI recebeu, em 2022, 60 alunos. A atividade dura 60 horas, distribuídas em duas semanas. Ao longo do programa, os alunos têm contato com diversas áreas da saúde: medicina, enfermagem, farmácia, psicologia, nutrição, fisioterapia, pesquisa clínica, voluntariado, humanização e child life specialist. Eles recebem aulas teóricas no instituto e conhecem no Sabará a prática do pronto-socorro, da UTI e do centro cirúrgico.

Sala de hospital, com uma cama no meio e equipamentos médicos ao fundo. À esquerda da cama há dois homens, ambos com uniforme, touca e máscara branca. À direita, outras duas pessoas, uma mulher e um homem, também com touca e máscara. Um dos profissionais do lado esquerdo mexe em um grande aparelho, e está sendo observado pelos outros três.
Grupo de pessoas posando para a foto, atrás de uma mesa branca, dentro de uma sala de escritório. São 16 pessoas – 14 mulheres, dois homens. Todas estão de máscara branca.