Queridos amigos e amigas, cuidadores e cuidadoras, colabores e colaboras:
É com muito orgulho que entrego a vocês este relatório de atividades 2022. Fiz questão de iniciar com a bela frase do Mia Couto que tanto tem a ver com nosso propósito. Afinal, é junto à infância que podemos agir para formar pessoas cidadãs, indivíduos saudáveis que, quem sabe, vão mudar o destino do país. A citação também faz referência ao sentimento de tempo ― e como o tempo tem passado rápido para nós da Fundação José Luiz Egydio Setúbal!
Há 18 anos concebi o projeto que deu início a tudo isto, e há 12 instituí a Fundação. De lá para cá, crescemos sem cessar numa escala, posso dizer, quase geométrica. Não foi diferente em 2022, quando a pandemia se mostrou bem menos assustadora.
O Sabará Hospital Infantil multiplicou significativamente cirurgias e taxas de internação, a ponto de precisarmos ampliar as unidades de terapia intensiva. Alugamos um edifício que elevará em 50% nossa capacidade de internação em 2023. Conquistamos diversos prêmios e reconhecimentos, recebemos pela quarta vez a acreditação da Joint Commission International – um selo de qualidade que sempre buscamos. E a geração de recursos para nosso Fundo Patrimonial tem sido, ano após ano, maior que a prevista.
O Instituto PENSI também vem aumentando em área física e em quantidade de atividades. Em 2022, começou a atender crianças do SUS no PENSI Ambulatório Pediátrico (Pape), ampliou muito suas pesquisas e publicações. No ano em que completou a primeira década, publicou um livro contando sua história e realizou seu sexto congresso com grande sucesso. Também obteve reconhecimentos e prêmios (leia mais em Assistência à saúde, Geração de conhecimento e Difusão de conhecimento).
Na Fundação, as ações de advocacy ampliaram-se grandemente, e o núcleo de pesquisa se expandiu para apoiar a área de advocacy e o terceiro setor como um todo. As parcerias com outras instituições se intensificaram, mas nossa grande realização em 2022 foi o 4º Fórum de Políticas Públicas, com o tema “Insegurança Alimentar” (leia mais nas seções Filantropia, Geração de conhecimento e Difusão de conhecimento).
Do ponto de vista financeiro, estamos cada vez mais saudáveis. Nosso Fundo Patrimonial atingiu R$ 300 milhões e vem sendo capaz de atender tanto o hospital quanto o PENSI – e ainda de fazer todo o investimento social que queremos. O projeto de expansão do novo Sabará já foi aprovado pela Prefeitura de São Paulo, e a construção deve ter início em meados de 2023.
Como devem ter notado a partir das menções que fiz acima, neste ano inovamos na estruturação do relatório: em vez de dividir as atividades por instituição (Sabará, PENSI, Autismo e Realidade, Fundação), dividimos em áreas transversais – Institucional (nossa home), Geração de conhecimento, Difusão de conhecimento, Filantropia, Assistência à saúde, Demonstrações financeiras e Comunicação (onde vocês poderão ver o quanto estamos atingindo nossa missão de bem informar sobre saúde infantil). Esperamos que gostem, e que consigam ter uma ideia mais precisa da dimensão, da abrangência e do caráter multidimensional de nosso trabalho.
Agradeço a todos e todas. A nossos cuidadores e cuidadoras, pelo empenho e pela dedicação às crianças e aos adolescentes. A professores, alunos, alunas, pesquisadores e pesquisadoras do Instituto PENSI e da FJLES, pelo trabalho desenvolvido. A nossos parceiros nos projetos. Também às nossas voluntárias e aos conselheiros e conselheiras, pela dedicação que demonstram e pela participação tão efetiva. Sem vocês, o que apresentamos aqui não seria possível.
MUITO OBRIGADO!