Relatório de Atividades 2018

Introdução

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Principais Indicadores de 2018

Confira abaixo os números impressionantes que nossas iniciativas conquistaram durante o ano de 2018.

25 Milhões

de pessoas acessaram os canais da FJLES, sites, newsletters e redes sociais.

206 Mil

fãs do Autismo e Realidade no Facebook.
.

+23 Mil

downloads de cartilhas com ferramentas de apoio ao cotidiano de autistas.

2 Mil Pessoas

em Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil.
.

Mais Destaques

UTI e Centro Cirúrgico

O ano foi de grandes novidades no setor de alta complexidade do Sabará. A equipe de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) realizou um transporte primário de Jundiaí até a sede do Hospital e a primeira reconstrução traqueal pediátrica do Brasil. Também é importante destacar a inauguração do Centro de Cuidados Avançados em Doenças Cardíacas e Neurológicas, e o aumento de 8% no número de cirurgias de grande porte executadas.

Pronto-Socorro

Em 2018, 101.295 pacientes foram recebidos pelo pronto atendimento. O setor registrou uma redução de 39% na desistência após triagem em relação a 2017, atingindo o menor índice em três anos. A principal melhoria estrutural foi a implementação da ventilação avançada para os pacientes destinados à UTI.

Centro de Excelência

A área apresentou um crescimento de 68% em relação a 2017, totalizando 18.924 consultas de 27 especialidades. O aumento foi possível graças à criação de mais de 40 programas, núcleos e clínicas para atendimento multidisciplinar especializado.

Unidade de Internação

A qualidade da internação no Sabará foi assegurada por mais um ano: a taxa de ocupação operacional subiu mais uma vez, chegando a 97,7%, enquanto a taxa de mortalidade completou o 3º ano consecutivo em zero. O nível de satisfação da equipe médica (99%) e da enfermagem (98%) se mantiveram em patamares excelentes.

Hospital Infantil Sabará

101 Mil

pacientes atendidos no pronto socorro do Hospital Infantil Sabará.
.

56,6 Mil

exames realizados durante o ano de 2018.
.
.

44 Mil

agendamentos de consultas e exames online.
.
.

18,9 Mil

atendimentos no Centro de Excelência.
.

75%

de menções positivas nas redes sociais.
.

25 Mil Horas

de treinamento para 1.176 cuidadores..
.

900 cuidadores

vacinados na Campanha Influenza.
.

Mais Destaques

UTI e Centro Cirúrgico

O ano foi de grandes novidades no setor de alta complexidade do Sabará. A equipe de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) realizou um transporte primário de Jundiaí até a sede do Hospital e a primeira reconstrução traqueal pediátrica do Brasil. Também é importante destacar a inauguração do Centro de Cuidados Avançados em Doenças Cardíacas e Neurológicas, e o aumento de 8% no número de cirurgias de grande porte executadas.

Pronto-Socorro

Em 2018, 101.295 pacientes foram recebidos pelo pronto atendimento. O setor registrou uma redução de 39% na desistência após triagem em relação a 2017, atingindo o menor índice em três anos. A principal melhoria estrutural foi a implementação da ventilação avançada para os pacientes destinados à UTI.

Centro de Excelência

A área apresentou um crescimento de 68% em relação a 2017, totalizando 18.924 consultas de 27 especialidades. O aumento foi possível graças à criação de mais de 40 programas, núcleos e clínicas para atendimento multidisciplinar especializado.

Unidade de Internação

A qualidade da internação no Sabará foi assegurada por mais um ano: a taxa de ocupação operacional subiu mais uma vez, chegando a 97,7%, enquanto a taxa de mortalidade completou o 3º ano consecutivo em zero. O nível de satisfação da equipe médica (99%) e da enfermagem (98%) se mantiveram em patamares excelentes.

Instituto Pensi

9,4 Mil

amostras no programa de Triagem Neonatal PRONAS.
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1,4 Mil

profissionais de saúde do Amazonas treinados pelo Telemedicina do PRONON..
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31 Mil

pessoas na plataforma de EAD e Educação continuada..
.

20.810 horas

de estágios supervisionados em Pediatria, UTI e outras áreas de saúde..

6 residentes

selecionados para Pediatria Geral e Medicina Intensiva Pediátrica..

Mais Destaques

UTI e Centro Cirúrgico

O ano foi de grandes novidades no setor de alta complexidade do Sabará. A equipe de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) realizou um transporte primário de Jundiaí até a sede do Hospital e a primeira reconstrução traqueal pediátrica do Brasil. Também é importante destacar a inauguração do Centro de Cuidados Avançados em Doenças Cardíacas e Neurológicas, e o aumento de 8% no número de cirurgias de grande porte executadas.

Pronto-Socorro

Em 2018, 101.295 pacientes foram recebidos pelo pronto atendimento. O setor registrou uma redução de 39% na desistência após triagem em relação a 2017, atingindo o menor índice em três anos. A principal melhoria estrutural foi a implementação da ventilação avançada para os pacientes destinados à UTI.

Centro de Excelência

A área apresentou um crescimento de 68% em relação a 2017, totalizando 18.924 consultas de 27 especialidades. O aumento foi possível graças à criação de mais de 40 programas, núcleos e clínicas para atendimento multidisciplinar especializado.

Unidade de Internação

A qualidade da internação no Sabará foi assegurada por mais um ano: a taxa de ocupação operacional subiu mais uma vez, chegando a 97,7%, enquanto a taxa de mortalidade completou o 3º ano consecutivo em zero. O nível de satisfação da equipe médica (99%) e da enfermagem (98%) se mantiveram em patamares excelentes.

Demonstrações Financeiras

PricewaterhouseCoopers

Auditores Independentes
CRC 2SP000160/0-5

Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Demonstrações Financeiras em 31 de dezembro de 2018 e relatório do auditor independente.

Relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras.

 

 

Aos Administradores, Diretores e Conselheiros
Fundação José Luiz Egydio Setúbal

 
 
Opinião com ressalva

Examinamos as demonstrações financeiras da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (“Fundação”), que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2018 e as respectivas demonstrações do superávit, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.

Em nossa opinião, exceto pelos efeitos do assunto descrito na seção a seguir intitulada “Base para opinião com ressalvas”, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Fundação José Luiz Egydio Setúbal em 31 de dezembro de 2018, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil para pequenas e médias empresas – Pronunciamento Técnico CPC PME – “Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas”.

Base para opinião com ressalva

Conforme mencionado na Nota 14 às demonstrações financeiras, a Fundação efetuou provisão para fazer frente às obrigações tributárias para recolhimento da COFINS como disposto pela MP nº 2.158-35/2001, no montante total de R$ 66-462 mil (2017 – 52.636 mil). Todavia, considerando a evolução do processo judicial durante o exercício de 2018, os consultores jurídicos da Fundação consideram a probabilidade de perda como remota, portanto, a constituição desta provisão não atendeu aos preceitos estabelecidos pelo Pronunciamento Técnico CPC 25 – “Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes”. Uma vez que a administração optou por manter o registro da provisão, em 31 de dezembro de 2018, a conta de provisão de contingências está superavaliada em R$66-462 mil (2017 – 52.636 mil) e o superávit do exercício e o patrimônio liquido estão subavaliados em R$ 13.826 mil (2017 – 13.572 mil) e R$ 66-462 mil (2017 – 52.636 mil), respectivamente.

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras”. Somos indeyendentes em relação à Fundação, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Etica Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas conforme essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião com ressalva.

Responsabilidades da administração e da governança pelas demonstrações financeiras

A administração da Fundação é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil para pequenas e médias empresas

Pronunciamento Técnico CPC PME – “Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas” e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações financeiras livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Na elaboração das demonstrações financeiras, a administração é responsável pela avaliação da capacidade de a Fundação continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações –

 

financeiras, a não ser que a administração pretenda liquidar a Fundação ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

Os responsáveis pela governança da Fundação são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações financeiras.

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações financeiras.

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

  • Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.
  • Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas não com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Fundação.
  • Avaliamos a adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.
  • Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional da Fundação. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstrações financeiras ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Fundação a não mais se manter em
    continuidade operacional.
  • Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras, inclusive as divulgações e se essas demonstrações financeiras representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuais deficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossos trabalhos.

Balanço Patrimonial

Ativo 2018 2017 Passivo e patrimônio líquido 2018 2017
Circulante Circulante
Caixa e equivalentes de caixa - recurso sem restrição 5,377 15,020 Fornecedores 16307 15382
Contas a receber de clientes 67,395 61,679 Salários e encargos a pagar 10058 9048
Estoques 2,713 2,719 Impostos e contribuições a recolher 2216 2125
Adiantamentos a funcionários e fornecedores 1,357 1,069 Outras contas a pagar 3986 4152
Impostos a recuperar 1,320 1,729
Outras contas a receber 558 612
Despesas antecipadas 1,282 862
Total ativo circulante 80,002 83,690 Total passivo circulante 32,567 30,707
Não circulante Não circulante
Depósitos judiciais 26725 730
Aplicaçãoes financeiras - recurso sem restrição
113220 77037
Outros Ativos 1 1
Imobilizado 34002 26294
Intangível 1472 856 Provisão para contingências 71,776 60,973
Total ativo não circulante 175,420 104,918 Total passivo não circulante 71,776 60,973
Total do passivo 104,343 91,680
Patrimônio social 151,079 96,928
Total do patrimônio líquido 151,079 96,928
Total do ativo 255,422 188,608
Total do passivo e patrimônio líquido
255,422 188,608

Instituto Pensi

Demonstrações Financeiras em 31 de dezembro de 2018 e relatório do auditor independente.

Relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras.

Aos Administradores, Diretores e Conselheiros
Instituto de Pesquisa PEnSI

Opinião

Examinamos as demonstrações financeiras do Instituto de Pesquisa PEnSI (“Instituto”), que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2018 e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Instituto de Pesquisa PEnSI em 31 de dezembro de 2018, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil para pequenas e médias empresas – Pronunciamento Técnico CPC PME – “Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas”.

Base para opinião

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras”. Somos independentes em relação ao Instituto, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Etica Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas conforme essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Responsabilidades da administração e da governança pelas demonstrações financeiras

A administração do Instituto é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil para pequenas e médias empresas -Pronunciamento Técnico CPC PME – “Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas” e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações financeiras livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Na elaboração das demonstrações financeiras, a administração é responsável pela avaliação da capacidade de o Instituto continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações financeiras, a não ser que a administração pretenda liquidar o Instituto ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

Os responsáveis pela governança do Instituto são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações financeiras.

 

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações financeiras.

Como parte da auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso: 

  • Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.
  • Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados às circunstâncias, mas não com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos do Instituto.
  • Avaliamos a adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.
  • Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional do Instituto. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstrações financeiras ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar o Instituto a não mais se manter emcontinuidade operacional.
  • Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras, inclusive as divulgações e se essas demonstrações financeiras representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuais deficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossos trabalhos.

Balanço Patrimonial

Ativo 2018 2017 Passivo e patrimônio líquido 2018 2017
Circulante Circulante
Caixa e equivalentes de caixa 16 4,337 Fornecedores 187 605
Aplicação Financeira com restrição 1,898 2,080 Impostos e contribuições a recolher 37 26
Estoques 29 5 Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias 305 170
Outras contas a receber 397 694 Outras contas a pagar 100 108
Despesas antecipadas 31 11 Subvenções governamentais 1,627 1,959
Total ativo circulante 2,371 7,127 Total passivo circulante 2,256 2,868
Não circulante Patrimônio líquido
Aplicação financeira sem restrição 2,893
Imobilizado 1,785 1,800 Patrimônio social 6,077 6,077
Intangível 16 18 Déficit acumulado - 1,268
Total do patrimônio líquido 4,809 6,077
Total ativo não circulante 4,694 1,818
Total do ativo 7,065 8,945 Total do passivo e patrimônio líquido 7,065 8,945

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