Home 9 Publicações 9 Pesquisa da FJLES faz raio-X nacional da solidariedade e da filantropia no Brasil

Pesquisa da FJLES faz raio-X nacional da solidariedade e da filantropia no Brasil

Publicado em: 25/11/2024

Por: Equipe FJLES

Em um país com a riqueza e as desigualdades do Brasil, não podemos subestimar a relevância da construção de evidências científicas sobre solidariedade e filantropia. Buscando compreender as particularidades do nosso país e seus efeitos na ajuda a quem precisa, apresentamos o relatório da pesquisa “Retrato da Solidariedade: Comportamento Pró-Social no Brasil”, que inaugura a mais abrangente pesquisa sobre filantropia e solidariedade da população brasileira.

Comportamento pró-social é aquele que se refere a ações voluntárias que geram bem-estar. Essa conduta pode ser observada sob diversas formas, como nos atos de ajudar, compartilhar, doar e se voluntariar. “Retrato da Solidariedade” é uma realização do Departamento de Pesquisa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e examina como os brasileiros colaboram com o próximo.

O levantamento de dados sobre o tema possui dois objetivos. O primeiro é ser uma fonte de informação confiável sobre comportamento pró-social para que pesquisadores do Brasil e de outros países possam gerar conhecimento científico sobre o assunto. Por essa razão, seguimos as melhores práticas acadêmicas de transparência e disponibilizamos na internet todo o material necessário, em português e inglês, para que a pesquisa possa ser replicada por outras pessoas.

No repositório do projeto “Retrato da Solidariedade”, que se encontra hospedado no Open Science Framework (OSF), estão disponíveis a base de dados, o questionário aplicado no campo e um guia com o detalhamento metodológico da pesquisa.

O segundo objetivo é ser uma referência para o ecossistema de organizações do terceiro setor, uma vez que a pesquisa concede especial atenção à doação de dinheiro para Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ao trazer um perfil detalhado das pessoas doadoras no Brasil, as causas que mais mobilizam a população, a análise de valores doados e frequência de doação, preferência por meio de pagamentos, indicação dos canais mais eficientes para acessar doadores, entre outros tópicos.

“Essa é uma iniciativa que gera informações para o terceiro setor, o que é fundamental para o crescimento dele e para a tomada de decisões a partir de informações confiáveis. Além disso, em termos de doações, essa pesquisa informa caminhos que podem ser explorados, tais como saber o percentual de doadores recorrentes, como aumentar esse tipo de doação, por que o brasileiro doa, que causas mais o mobilizam, e assim por diante”, afirma Flávio Pinheiro, pesquisador líder da FJLES.

Diferenciais e inovações metodológicas

Em termos de representatividade e rigor científico, a “Retrato da Solidariedade” é pioneira no Brasil ao investigar o comportamento pró-social por meio de entrevistas presenciais (face a face) em domicílio. Em dezembro de 2023, foram ouvidas 2.545 pessoas nas cinco regiões do país. O questionário aplicado foi organizado em quatro grandes blocos de questões: opiniões e valores das pessoas respondentes, comportamento pró-social, comportamento de quem doa dinheiro para OSCs e dados sociodemográficos.
Para ampliar o poder analítico, a pesquisa inclui duas amostras adicionais que abrangem pessoas doadoras de dinheiro para OSCs e pessoas de alta renda (renda familiar acima de 20 salários mínimos).

Para baixar o PDF da pesquisa “Retrato da Solidariedade: Comportamento Pró-Social no Brasil”, clique aqui.

Para acessar o repositório do projeto, clique aqui.

Translate »