Premiação reconhece iniciativas sobre saúde infantojuvenil e valoriza a produção de conteúdos que ampliam e qualificam o debate público; valor total dos prêmios é de R$ 97.200,00 e inclui votação popular como novidade em 2025
A partir de 29 de abril, estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Setúbal (FJLS). Criado em 2021, o Prêmio vem se consolidando como uma das principais iniciativas de valorização da cobertura jornalística e da produção de conteúdo sobre saúde da criança e do adolescente no Brasil.
A realização do Prêmio é uma das estratégias da Fundação para ampliar e qualificar o debate público sobre saúde infantojuvenil, fortalecendo o compromisso da instituição com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes ao desenvolvimento saudável.
“Acreditamos que defender os direitos das crianças e adolescentes passa por garantir que a sociedade tenha acesso à informação segura, baseada em evidências. Esse conhecimento é essencial para construir argumentos, influenciar políticas públicas e provocar mudanças de comportamento”, destaca José Luiz Setúbal, pediatra e presidente da FJLS.
A premiação contempla conteúdos de jornalistas, comunicadores, produtores de conteúdo e estudantes universitários de todo o Brasil que abordem a saúde infantojuvenil com profundidade, embasamento científico, criatividade e acessibilidade. O valor total dos prêmios é de R$ 97.200,00, distribuídos entre os primeiros e segundos colocados nas seis categorias — sendo quatro voltadas para profissionais e duas para estudantes, estes acompanhados de seus orientadores(as) docentes.
A novidade desta edição é a criação de uma etapa de votação popular, que permitirá ao público participar da escolha das melhores iniciativas entre os finalistas. Essa mudança reforça o caráter democrático e participativo do Prêmio, ampliando o alcance das mensagens e das pautas relevantes premiadas.
Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham certificados, troféus exclusivos e visibilidade nos canais da Fundação, incluindo o podcast Crescer com Saúde, que destaca os trabalhos vencedores e aprofunda as discussões trazidas por eles.
As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de julho de 2025, por meio do site oficial do Prêmio.
Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Setúbal – 5ª edição
Quem pode se inscrever?
- Jornalistas, comunicadores e produtores de conteúdo.
- Organizações da sociedade civil, coletivos e instituições de saúde (não comerciais).
- Entidades públicas e privadas.
- Estudantes universitários (graduação), com orientação docente.
CATEGORIAS
Profissionais de comunicação e produtores de conteúdo:
- Texto
- Áudio
- Vídeo
- Redes Sociais (mínimo de 5 mil seguidores, com três publicações relevantes nos últimos seis meses)
Estudantes universitários (com orientação docente):
- Texto
- Áudio
Cada proponente pode inscrever até 3 conteúdos, em categorias distintas ou repetidas.
ETAPAS DE SELEÇÃO
- Avaliação inicial pela equipe técnica da ponteAponte.
- Júri especializado com profissionais das áreas de saúde, infância e comunicação.
- Votação popular entre os finalistas de cada categoria (novidade de 2025).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Relevância do tema
- Qualidade do conteúdo
- Acessibilidade da informação
- Criatividade
CRONOGRAMA
- Início das inscrições: 29 de abril de 2025
- Encerramento: 11 de julho de 2025
- 1ª fase de avaliação: julho e agosto
- Divulgação dos finalistas: agosto e setembro
- Avaliação do júri: setembro
- Votação popular: setembro a outubro
- Cerimônia de premiação: 10 de novembro, em São Paulo (SP)
Mais informações e inscrições aqui.
Sobre a Fundação José Luiz Setúbal (FJLS)
A Fundação José Luiz Setúbal é o maior sistema de saúde infantil do País. Com o propósito de pensar, cuidar e defender a infância saudável no Brasil, promove o bem-estar de crianças e adolescentes por meio da assistência médica, ensino e pesquisa e advocacy e filantropia.
É formada pelo Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo (SP), e referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos; pelo Instituto PENSI e pelo PENSI Social– frentes de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil, que realizam e promovem estudos científicos para profissionais da saúde, educadores, famílias e sociedade em geral; e pelo Infinis – Instituto Futuro Infância Saudável, braço de filantropia e advocacy, que luta em defesa da saúde da criança e do adolescente e do fortalecimento da sociedade civil no Brasil.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Connectare Comunicação
Claudia Santos – claudia@connectarecomunicacao.com.br – (11) 97663-4001
Eleni Gritzapis – eleni@connectarecomunicacao.com.br – (11) 99182-7993