Home 9 Who we are 9 Governance

Governance

The José Luiz Egydio Setúbal Foundation abides by the governance rules as recommended by the IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – Brazilian Institute for Corporate Governance) for foundations, with an Executive Board, a Director, and a Supreme board with an independent Fiscal Council.

The Board is made up of one President and an Administrative Director, chosen by the institutor or his family, with the function of controlling the administration of the Sabará Children’s Hospital, the PENSI Institute, and Autism and Reality. The alignment of communications, the strategic relations of FJLES and special projects are under their responsibility.

The Supreme board comprises up to 11 members, with half being external members and the other half representing the family of the institutor. Out of the members of the Supreme board, one is the President and one the Vice-President, elected in the manner set forth in the Internal By-Laws for a six-year term, these terms not coinciding, so there is a partial renewal of the terms of the respective members every three years. The members of the Supreme Board shall be chosen by the institutor of the José Luiz Egydio Setúbal Foundation. In the case of resignation, impediment, or death of the institutor, then his responsibilities shall be carried out by his children. In this case, each one shall appoint one member of the Supreme board and, for any remaining vacancies, the choice shall be made based on a consensus between them.

The Fiscal Council is made up of five members, and acts independently, reporting its analyses to the Supreme board.

The Sabará Children’s Hospital has a Deliberative Board with seven members, of which three are from the Supreme board and four are independent members.

Board of directors and supreme board

José Luiz
Egydio Setúbal

President

Sandra Regina
Mutarelli Setúbal

Director

Supreme Board FJLES

Familiar

Alfredo Egydio Setúbal

Alfredo Egydio Setúbal

Na Itaúsa S/A é Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores desde maio/2015 e Membro do Conselho de Administração desde setembro/2008; Coordenador da Comissão de Investimentos e Membro das Comissões de Finanças, de Pessoas e Ética, de Sustentabilidade e Riscos desde abril/2017 e Membro da Comissão de Governança Corporativa desde julho/2020.  Na Alpargatas S/A é Membro do Conselho de Administração desde setembro/2017 e do Comitê de Estratégia desde outubro/2017. Na Duratex é Presidente do Conselho desde abril/2021; e Membro do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação desde julho/2015. No Itaú Unibanco Holding S/A é Membro do Conselho de Administração desde junho/2007; Membro do Comitê de Divulgação e Negociação desde novembro/2008; Membro dos Comitês de Nomeação e Governança Corporativa desde agosto/2009; Membro do Comitê de Pessoas e do Comitê de Gestão de Risco e de Capital desde abril/2015 e Membro do Comitê de Responsabilidade Social desde janeiro/2019. No Instituto Brasileiro de Relações com Investidores – IBRI é Membro do Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética desde janeiro/2010. No Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM é Membro do Conselho desde 2019. No MASP é membro do Conselho Deliberativo desde setembro de 2014, e preside o Conselho desde outubro/2018. Na Bienal de São Paulo é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação desde junho/2009.

Familiar

Beatriz de Mattos Setúbal da Fonseca

Beatriz de Mattos Setúbal

Formada em comunicação e cinema, atuou na área de fotografia por um curto espaço de tempo até se dedicar integralmente à confeitaria. Criou a Big Bang Candy Lab e aos poucos deixou de ser confeiteira para ser empresária e hoje se dedica a projetos socioambientais e de autoconhecimento. Vem desenvolvendo um projeto voltado para jovens em situação de abrigo envolvendo ressignificação de traumas através do poder das próprias histórias com uma abordagem lúdica para crianças.

Familiar

Gabriel de Mattos Setúbal

Gabriel de Mattos Setúbal

Formado em licenciatura em música pela faculdade Santa Marcelina, completou os cursos de arranjo, harmonização e harmonia modal do professor Claudio Leal. Atuou como compositor e instrumentista no grupo Pitanga em Pé de Amora, e professor na escola de música Domus, no ateliê da Escola Viva e na Escola Vila Alpha. Atualmente desenvolve um trabalho de canções solo e atua como professor particular de violão, guitarra e trompete.

Familiar

Olavo Egydio Mutarelli Setúbal

Olavo Egydio Mutarelli Setúbal

É graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, onde atuou com estudos de desenvolvimento e relações internacionais. No último ano da graduação foi premiado como Melhor Trabalho de Iniciação Científica por sua pesquisa sobre a influência da mídia impressa nas pesquisas de opinião pública do governo do prefeito Fernando Haddad. Trabalhou no Itaú Unibanco por dois anos e meio no programa de trainees. Fez um trabalho juntando-se ao time Primavera X com Edgard Gouveia Jr em busca de soluções tecnológicas para aprimorar a experiência do jogo Jornada X para expandir o impacto restaurador no meio ambiente. Atualmente é parte da equipe de produtos da QuintoAndar.

Externo

Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas

Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo com Mestrado e Doutorado em Psicolinguística pela University of Connecticut. Possui Pós-doutorado em Linguística pelo IEL, UNICAMP. Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Orientadora do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana. Associada fundadora do Instituto ABCD (iABCD). Coordenadora do Conselho Científico da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA). Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação. Editora Chefe, Revista científica CoDAS. Coordenadora adjunta dos programas Profissionais da área 21 (Educação Física, Fisiologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) da CAPES (2018-2021).

Externo

Frederico Octávio Sabatel Bourroul

Frederico Octávio Sabatel Bourroul

Administrador de Empresas. Possui experiência de mais de 30 anos em Consultoria de Gestão e no Mercado Financeiro. Participa, como membro independente, de Conselhos de Administração e Fiscal em instituições do Terceiro Setor.

Externo

Henri Penchas

Henri Penchas

É Presidente do Conselho de Administração da Itaúsa S/A. Além disso, foi Diretor Presidente da Duratex S/A e Itautec S.A, e também Diretor Vice-Presidente Sênior do Itaú Unibanco Holding S/A responsável pela contabilidade legal e gerencial, planejamento fiscal, gestão de risco e planejamento estratégico do Conglomerado. Atualmente, exerce também cargos em algumas empresas do Conglomerado Itaúsa, como Presidente do Comitê de Finanças da Alpargatas S/A e Presidente do Comitê de Auditoria da Copagaz Distribuidora de Gás S/A, além de ser Presidente do Conselho da Fundação Itaúsa Industrial. Exerce também os cargos de Conselheiro do Conselho Consultivo da Empresa H.I.G. Capital Brasil e de Conselheiro Fiscal no Instituto ALANA. É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie, com Pós-Graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas.

Externo

Maria Alice de Toledo Damasceno Saiki

Maria Alice de Toledo Damasceno Saiki

Iniciou sua carreira na Promon nas áreas de engenharia, telecomunicações e tecnologia. Posteriormente, migrou para o setor de investimento social e responsabilidade corporativa, onde serviu o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Trabalhou também no Instituto Ibi de Desenvolvimento Social, Porticus, Instituto Península e Fundação Cargill. Desde janeiro de 2020 é responsável pela Lenovo Foundation para América Latina, com a missão de promover o acesso à tecnologia e à educação científica e tecnológica (STEM education). Também e faz parte do comitê de filantropia da Umane. É engenheira formada pela Escola Politécnica da USP e possui MBA da University of Michigan Business School.

Externo

Marco Tulio Leite Rodrigues

Marco Tulio Leite Rodrigues

É formado em engenharia de produção e em economia pela Universidade de São Paulo e tem um MBA (finanças) pela University of Chicago. Atualmente, é membro do conselho fiscal da Itaúsa (desde jul/20), do comitê de estratégia da Tupi (desde jul/19), (desde dez/17) e é sócio e conselheiro da Peter Graber Monitoramento (desde out/19). Previamente, de 2004 a 2013, foi membro ou assessor dos conselhos de administração da Irmandade Santa Casa de São Paulo, Brasmetal Waelzholz, Graber, Papaiz, Bematech, Cremer, Tigre e outras empresas. Como executivo, foi CEO da Mapri-Textron Fastening Systems (1992-1999), TotalNet/Tradecom(2000-2004) e Sensormatic do Brasil (2006-2007), além de consultor da Booz, Allen & Hamilton (1987-1992) e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1982-1985). Institucionalmente, foi vice-presidente do Sindipeças (1993-1999) e membro do comitê de economia da CIESP (2004-2007).

Fiscal Committee FJLES and IP

Presidente / Externo

Fabio Claro Coimbra

Externo

Edison Tayar

Edison Tayar

Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí em 1976. Pós-graduação em administração hospitalar pela EAESP/FGV,1978. Pós-graduação em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, 1983. Assessor da Divisão Nacional de Organização de Serviços de Saúde do Ministério da Saúde de 1980 a 1984. Diretor Executivo do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Saúde da Fundação Getúlio Vargas (PROAHSA) entre 1984 e 1986. Superintendente do Hospital Sírio Libanês de São Paulo de 1986 a 2005. Secretário de Saúde do município de Jundiaí entre 2007 e 2008. Diretor Executivo do Instituto do Coração do HCFMUSP de 2008 a janeiro de 2020.

Externo

Oswaldo Arantes Nogueira Neto

Oswaldo Arantes Nogueira Neto

Graduado em Administração de Empresas pela FAAP, em 1998, e com MBA Executivo no INSPER, concluído em 2007. Desde 2006, é o Vice Presidente de Negócios da Cisa Trading S.A., empresa onde iniciou a sua carreira como Gerente Comercial. Também atuou como Diretor Geral da Baculere Agroindustrial, focando na renegociação de passivos e reestruturação da parte fabril e comercial relacionadas ao mercado exterior e local.

Externo

Ricardo Lemos

Ricardo Lemos

Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, mestre em Administração de Empresas (FGV), MBA em Controladoria (Fipecafi-USP) e graduado em Administração de Empresas (FGV), Ciências Contábeis (UNIP) e em Estudos Teológicos (SBPV-Seminário Bíblico Palavra da Vida). Mais de 30 anos de experiência e carreira desenvolvida a partir da Arthur Andersen, com atuação nas áreas de Auditoria, Business Consulting e Business Risk Consulting. Em 2006, foi um dos diretores fundadores da Protiviti Brasil, mentor e líder da fusão com a ICTS Global Ltda, em 2010. Exerceu na CTI (2012 a 2016) e na Parker Russell (desde 2017) a posição de sócio-diretor responsável pela execução e gestão de trabalhos relativos à governança, risco e compliance. Atualmente, é o diretor financeiro da W12 e membro da Comissão de Ética na Governança e da Comissão de Conselho do Futuro do IBGC. É professor em cursos de pós-graduação/MBA, lecionando governança corporativa, gestão de riscos, compliance e controles internos no Instituto ARC, IBGC, IBMEC, ENS, entre outras instituições.

Externo

Rogério Pecchini

Rogério Pecchini

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1994 (27ª turma). Concluiu os cursos de Pós Graduação em nível Mestrado, área de concentração em Pediatria, em 2008 e em nível Doutorado, Ciências da Saúde, em 2011. Realizou o Curso de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde na EAESP – FGV. Foi Diretor do Departamento de Pediatria e Puericultura da Santa Casa de São Paulo, e exerceu a Presidência da Comissão de Residência Médica. Atualmente, é Médico Chefe de Clínica e Diretor Técnico do Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Também atua como Professor Assistente pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Externo

Rodolfo Henrique Fischer

Rodolfo Henrique Fischer

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP e Mestre em Negócios pela Sloan School – Massachusetts Institute of Tecnology (MIT). Idealizador e diretor da Associação Anna Laura (parques acessíveis, auxílio ao luto, logística social). Investidor sócio e conselheiro em startups (Eureka Coworking, Rentbrella, Robobanker, Talent Academy, Elas Bank). Membro dos conselhos do MAM de São Paulo, do Instituto Gerando Falcões, do MSLAO (MIT Sloan Latin America Office), do MIT Clube do Brasil, da CAS Tecnologia, da Associação Comunitária Despertar, do IPGG (Instituto Pequenos Grandes Guerreiros). Membro do conselho curador da Fundação Everis. Membro do comitê de ética em pesquisa com seres humanos do Instituto de Psicologia da USP; Mentor e conselheiro de empreendedores sociais (IPEFEM, Decor Social, Recomeçar, Responsa, Reflexões da Liberdade); Membro dos conselhos fiscais do CENPEC e da Humanitas 360 Brasil. Representante sênior para a América Latina do International Capital Markets Association (ICMA).

Deliberative Board – Sabará Children’s Hospital

Presidente

José Luiz Egydio Setúbal

Externo

Daniel Gomes Monteiro Beltrammi

Daniel Gomes Monteiro Beltrami

Médico Sanitarista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo. Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde do Estado da Paraíba.

Externo

Frederico Octávio Sabatel Bourroul

Frederico Octávio Sabatel Bourroul

Administrador de Empresas. Possui experiência de mais de 30 anos em Consultoria de Gestão e no Mercado Financeiro. Participa, como membro independente, de Conselhos de Administração e Fiscal em instituições do Terceiro Setor.

Externo

Gonzalo Vecina Neto

Gonzalo Vecina Neto

Médico sanitarista, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, ex-presidente da Anvisa, ex-Secretário Municipal de Saúde de São Paulo e ex-CEO do Hospital Sírio Libanês.

Externo

Marco Tulio Leite Rodrigues

Marco Tulio Leite Rodrigues

É formado em engenharia de produção e em economia pela Universidade de São Paulo e tem um MBA (finanças) pela University of Chicago. Atualmente, é membro do conselho fiscal da Itaúsa (desde jul/20), do comitê de estratégia da Tupi (desde jul/19), (desde dez/17) e é sócio e conselheiro da Peter Graber Monitoramento (desde out/19). Previamente, de 2004 a 2013, foi membro ou assessor dos conselhos de administração da Irmandade Santa Casa de São Paulo, Brasmetal Waelzholz, Graber, Papaiz, Bematech, Cremer, Tigre e outras empresas. Como executivo, foi CEO da Mapri-Textron Fastening Systems (1992-1999), TotalNet/Tradecom(2000-2004) e Sensormatic do Brasil (2006-2007), além de consultor da Booz, Allen & Hamilton (1987-1992) e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1982-1985). Institucionalmente, foi vice-presidente do Sindipeças (1993-1999) e membro do comitê de economia da CIESP (2004-2007)

Externo

Vivien Bouzan Gomez Navarro Rosso

Vivien Bouzan Gomes Navarro Rosso

É membro dos Conselhos de Administração da UMANE e da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve). Membro do Comitê de Ensino e Pesquisa do HAOC. Experiência nos setores da saúde, comunicação e tecnologias digitais. Anteriormente ocupou posições de Conselho em outras instituições, de C.E.O. no A.C.Camargo Cancer Center, Grupo Fleury e Clarín Digital, assim como diretora de unidade de negócios e de planejamento. Realiza atividades de voluntariado e mentoria em iniciativas de inclusão social, educação e empreendedorismo. Administradora de Empresas pela FGV, com MBA em Economia da Saúde, especializações em Marketing, Governança Corporativa, Finanças e Estratégia.

Externo

José Antonio de Lima

José Antonio de Lima

Médico, com especialização em Nefrologia, pós-graduado em Administração Hospitalar pelo Proahasa (FGV). Atuou em diferentes instituições na área da Saúde, na esfera pública e privada, como o Hospital Heliópolis e Hospital Samaritano de São Paulo, onde foi CEO por 13 anos. Foi também Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Cremesp, Membro do Conselho Consultivo da AACD e da Venture Corpore da Endeavor. Foi Presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados – Anahp e Diretor de Economia Médica da Associação Paulista de Medicina. Foi Diretor-Presidente da Fundação Zerbini, responsável pela Interface com as demandas Institucionais do Instituto do Coração-InCor-HCFMUSP, de 2013 a abril de 2018.

Foundation Team

Márcia Woods

Márcia Woods

Márcia Kalvon Woods has over 20 years of experience in the management of organizations within the third sector and private social investment. She is an advisor of the José Luiz Egydio Setúbal Foundation, President of the Deliberative Board of the Brazilian Association of Fundraisers (ABCR), a member of the Curator Council of the Stickel Foundation, the Coordinating Committee of the Movement for a Donation Culture, and President of the Association of Friends in Alto de Pinheiros (SAAP).

Luciana Munaretti

Luciana Munaretti

Luciana Munaretti is a Communications consultant whose career has spanned 28 years. Ms Munaretti is a Journalism graduate from the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUC-RS) and has pursued studies at graduate level in Communications Management at the School of Communications and Arts of the University of São Paulo (ECA/USP). She has worked with television and radio stations as a reporter and presenter. In recent years, she has dedicated herself to Corporate Communications, with organizations and companies, both public and private. At FJLES, she helps with the construction and maintenance of the institutional image of the Foundation, with the production of content, coordination of channels, and partner initiatives.

Our Work

More

News

More

Translate »