Nosso Trabalho

Instituto Pensi

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Fundação José Luiz Egydio Setúbal foi constituído e aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em 2012, e tem como meta a avaliação dos aspectos éticos que permeiam as pesquisas em crianças e adolescentes. Apresenta caráter multi e transdisciplinar e presta serviço à comunidade analisando os projetos de pesquisa encaminhados por pesquisadores da Instituição e também por profissionais de outras instituições que não possuem CEP próprio. Possui 17 membros e realiza reuniões mensais garantindo agilidade na análise aprovação dos projetos.

O Instituto Pensi tem como objetivos o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias alternativas; e a produção, divulgação e ensino de conhecimentos técnicos e científicos nas áreas de saúde infanto-juvenil. Além disso, o instituto atua em projetos sociais que contribuem para o universo de crianças e adolescentes.

Pesquisa

O Centro de Pesquisa atua no desenvolvimento de novos medicamentos e no estudo de diferentes condições de saúde, por meio de incentivos ao seu corpo clínico interno e parcerias com outras instituições de pesquisa. As pesquisas clínicas, observacionais e epidemiológicas realizadas com crianças, seguindo os preceitos médicos e legais, ajudam a melhorar a eficácia e a segurança das terapias pediátricas, estabelecendo parâmetros e diretrizes adequados para cada faixa etária.

Ensino

O Núcleo de Ensino é responsável pela capacitação contínua dos profissionais pediátricos por meio da promoção e realização de congressos, simpósios e cursos de atualização. O corpo clínico também tem acesso a uma biblioteca virtual com mais de 30 mil revistas médicas e mais de 2 milhões de artigos científicos. Além de atender profissionais de saúde, o núcleo também promove eventos e cursos sobre saúde infantil para pais e cuidadores de crianças de diferentes áreas.

Voluntários

O Instituto Pensi desenvolve a formação de voluntários que vão atuar no Hospital Infantil Sabará para ajudar as crianças e suas famílias a lidar de uma forma positiva com a hospitalização. Os voluntários são capacitados sobre as particularidades da condição da criança enferma, do desenvolvimento infantil e do ambiente hospitalar e pode atuar em uma das cinco áreas do Hospital: pronto socorro, brinquedoteca, unidade de internação, unidade de terapia intensiva e centro cirúrgico.

Projetos Sociais

O instituto apoia e atua em diversas iniciativas sociais que contribuem para o universo infantil e adolescente. Atualmente, o Pensi trabalha em conjunto com a Fundação Tide Setubal na formação de profissionais de saúde que atuam na periferia de São Paulo; participa dos grupos de trabalho da Rede Nacional da Primeira Infância ao lado de outras 158 instituições; e desenvolve parceria com o Núcleo Ciência pela Primeira Infância para auxiliar na elaboração de políticas públicas.

Projetos com Ministério da Saúde

Os programas PRONON e PRONAS são base para projetos de pesquisa e capacitação, como o Telemedicina, que promove formação e orientação a distância de profissionais de saúde para ampliar o acesso a diagnóstico e tratamento de câncer infantojuvenil no Amazonas. Outro exemplo é o Projeto de Triagem Neonatal para Imunodeficiências, que usa tecnologia inovadora para detectar precocemente crianças portadoras de deficiências física e intelectual e transtornos do espectro autista.

Projetos com Prefeitura de São Paulo

Em parceria com a Associação Samaritano e a Secretaria Municipal da Saúde, o Instituto Pensi executa o projeto AMAS (Programa de Atendimentos Multi Assistenciais), que inclui ações de promoção, prevenção e assistência à saúde em abrigos e entidades de desenvolvimento infantil. São mais de 13 especialidades médicas, além de atividades de apoio, para reduzir as situações de risco que afetam crianças e adolescentes.

Parceria USP

Em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP, a equipe do Pensi realiza o mapeamento dos agravos à saúde infantil que envolvem problemas nutricionais, respiratórios e do neurodesenvolvimento típico, considerando fatores de risco no âmbito biológico, ambiental e socioeconômico. O objetivo principal é levantar os fatores de risco relacionados às diferentes condições socioeconômicas e ecológicas para influenciar políticas públicas na cidade de São Paulo.