A 6ª Edição do Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância da Fundação José Luiz Egydio Setúbal acontecerá no dia 2 de outubro de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca, centrando discussões sobre Saúde Mental e as Comunidades Escolares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais, é um estado de bem-estar, abrangendo a capacidade de interpretar o ambiente em que vivemos e manter um bom funcionamento psicossocial. Isso é vivenciado de maneiras diferentes de uma pessoa para outra, com diferentes níveis de estresse e influenciado por diferentes aspectos sociais, econômicos, de saúde, culturais, ambientais.

Promover a saúde mental de crianças e adolescentes é de extrema importância para enriquecer o repertório para lidar com os desafios diários e desenvolver habilidades sociais saudáveis. E a escola é um ambiente fundamental para o desenvolvimento psicossocial, considerando sua função educativa e comunitária.

No Brasil, estima-se que quase uma em cada seis meninas e meninos entre 10 e 19 anos vive com algum transtorno mental (UNICEF, 2021).

Compreendendo a relevância da escola no desenvolvimento infantil, o 6º PPSI Fórum debaterá sobre o papel que as comunidades escolares podem ter na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes. Exploraremos os desafios e oportunidades existentes para a implantação das políticas públicas vigentes considerando a realidade dos sistemas públicos de educação, saúde e assistência social e valorizando iniciativas que têm buscado atuar nos diferentes contextos regionais e de vulnerabilidade no Brasil.

9h – Abertura

9h20 – A Promoção da Saúde Mental na infância

A infância é uma etapa única, que molda e prepara os indivíduos para a vida adulta. Múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, além da exposição à violência e experiências traumáticas podem tornar esse público vulnerável a condições de saúde mental. Essa sessão irá abordar a importância e os desafios da promoção da saúde mental em perspectivas nacional e global.

• Rodrigo Bressan – Psiquiatra, neurocientista, professor livre docente da Escola Paulista de Medicina na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e presidente do Instituto Ame Sua Mente.
  • Márcia Kalvon Woods – Assessora de Relações Estratégicas na Fundação José Luiz Egydio Setúbal, possui mais de 20 anos de experiência em gestão de organizações do terceiro setor. Membro da Coordenação Colegiada da Agenda 227 e da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes.

10h20 – A saúde mental das juventudes: desafios e perspectivas

Ouvindo quem está no centro da questão! Nesta mesa, jovens debaterão sobre quais são os desafios enfrentados por eles e suas comunidades em relação à saúde mental e possibilidades de ação.

• Tayná Gomes – Psicóloga, atriz, escritora-poeta, educadora social pelo projeto Educa+, palestrante, pós-graduanda em Tecnologias Digitais e Educação à distância. Embaixadora, mentora e líder do programa Cidadão Digital da Safernet. Jovem liderança da Geração Zelo (2022), integrante do Movimento Saber Lidar Jovem da ASEC+.
  • Tel Guajajara – Indígena do Povo Guajajara/Tenetehar da Aldeia Morro Branco da Amazônia maranhense, 24 anos, Coordenador Nacional do Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (CUCA da UNE), Conselheiro Nacional de Juventude (CONJUVE) e estudante de Direito da Universidade Federal do Pará.
  • Tawane Theodoro – Nascida em 1998, cria do Capão Redondo, zona sul de São Paulo. É poeta marginal, uma das organizadoras do Sarau do Capão e Poeta Formadora do Slam Interescolar. Possui poesias publicadas em mais de 15 antologias poéticas. Autora dos livros “Afrofênix: A fúria negra ressurge” e “A pluralidade da poeta”, e do livreto “O que vem antes das 5 notas?”.
  • Esther Guerra – 21 anos, residente da Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, iniciou sua carreira musical aos 8 anos, cantando rap com sua família e participando das lutas sociais no seu território. Autora de músicas e poesias, compartilha seus conhecimentos para pautas como direitos das crianças e adolescentes e mulheres. Foi comunicadora da Rede Passa a Visão da Agenda Cidade UNICEF.
  • Moderador: Rodrigo Vanderlei – Pernambucano de 20 anos, Diretor Executivo do Mapa Educação, graduando em ciências sociais pela UFPE, Secretário Geral do Conselho Nacional de Juventude e Fundador do cursinho pré-vestibular para estudantes de escolas públicas, Redabeat.

11h20 – O papel da comunidade escolar na Promoção de Saúde Mental

A aprovada Lei 14.819/2024 estabelece a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, trazendo uma visão de atuação intersetorial para promoção da saúde mental. Esse painel debaterá os desafios da regulamentação e implementação da referida política pública frente às diferentes realidades e ao contexto das comunidades escolares no Brasil.

• Christy Pato – Coordenador-Geral de Estratégia da Educação Básica do Ministério da Educação e Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Ciência Política, também pela USP.
  • Katia Souto – Coordenadora-Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde do Ministério da Saúde, mestre em Sociologia pela UnB e Doutora em Saúde Pública pela ENSP/FioCruz.
  • Giovanni Salum – Vice-Presidente e diretor de Programas Globais do Child Mind Institute, e co-diretor do Programa de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes em parceria com a Stravos Niarchos Foundation. Foi coordenador da saúde mental do município de Porto Alegre entre 2017 e 2019 e é professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS.
  • Moderação: Dayana Rosa – Administradora pública, doutora em Saúde Coletiva e gerente do Programa de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).

12h50 – Almoço

14h – A Violência nas comunidades escolares e o impacto na saúde mental de crianças e adolescentes

A violência é um fenômeno multicausal, com manifestações individuais, nos relacionamentos, na comunidade e sociedade. O avanço da violência no âmbito escolar traz desafios em zelar pela saúde mental de crianças e adolescentes e garantir que a escola seja um espaço seguro para promover o aprendizado e a prática de comportamentos pró-sociais. Esta sessão irá debater o papel da promoção da saúde mental e a prevenção e resposta às violências nas comunidades escolares.

• Karen Scavacini – CEO e Fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Psicóloga, pesquisadora, representante da Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio (IASP), Conselheira do Centro de Valorização da Vida (CVV).
  • Talita Lahr – Psicóloga, doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É membro do Grupo de Pesquisa GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – UNICAMP / UNESP e do GERAGE – Grupo de Estudos em Raça e Gênero.
  • Mario Augusto – Psicólogo, psicanalista, professor e diretor de Diversidade e Inclusão na Secretaria Estadual de Educação do Pará. Previamente foi responsável pelo Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar da Seduc-SP, o CONVIVA/SP, e liderou o grupo de trabalho na Seduc-SP que trata da implementação e formação na perspectiva da Educação Antirracista.
  • Christian Dunker – Psicólogo, psicanalista, professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Escritor, recebeu dois prêmios Jabuti em Psicologia e Psicanálise e atua também em divulgação científica por meio do YouTube, onde tem quase 500 mil seguidores (Canal Falando Nisso).
  • Moderadora: Tide Setúbal – Psicóloga, psicanalista, mestre pela universidade Paris V. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde participa de grupos de pesquisa e é professora do curso Clínica Psicanalítica – Conflito e Sintoma. Coordenadora do projeto Territórios Clínicos e conselheira da Fundação Tide Setúbal.

15h30 – Painel de casos: promovendo a saúde mental nas comunidades escolares

Os caminhos trilhados e desafios enfrentados pelo setor público e sociedade civil para promover o bem-estar de crianças, adolescentes e comunidades escolares mais saudáveis. No painel de casos poderemos conhecer algumas iniciativas de promoção da saúde mental em comunidades escolares no Brasil.

• Programa Gente Adolescente – Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza/CE.
    • Patrícia Bezerra – Professora responsável pelos ADOCS (Adolescentes Comunicadores de Saúde).
    • Maria Eduarda – Adolescente Comunicador de Saúde.
  • Programa V.I.D.A (Valores, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Afetividade) – Secretaria de Educação de Londrina/PR.
    • Andrea Militão – Professora e responsável por eventos e projetos educacionais. Formadora e facilitadora de círculos para construção de paz e integrante da equipe do Programa desde seu início, em 2020.
    • Thayla – Professora da rede municipal de educação e integrante da equipe do Programa.
  • ASEC+ (Associação pela Saúde Emocional) – Trajetória em Promoção da Saúde Mental no Brasil da Associação Pela Saúde Emocional.
    • Juliana Fleury – 60+ jovem e eterna aprendiz, lidera como CEO Voluntária na ASEC e é fundadora do Vertentes – Ecossistema de Saúde Mental. Certificada como executiva em impacto social pela Universidade da Pensilvânia, já foi conselheira da Partnership for Children (UK) e é representante das américas da Global Mental Health Action Network.
  • Instituto Ayrton Senna – eduLab21, laboratório de ciências para a educação.
    • Inês Miskalo – Diretora de disseminação e qualidade do Instituto.

17h – Encerramento

As inscrições já estão abertas (presencial e online).
Acompanhe mais informações no LinkedIn da FJLES.