Home 9 Quem Somos 9 Histórico

Histórico

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal foi criada pela vontade do seu instituidor em deixar um legado pela melhoria da saúde das crianças brasileiras.

2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2010
2008
2006
2005

2020

A chegada da pandemia de covid-19 mudou os planos de todo mundo. A Fundação reorganizou o seu orçamento e destinou R$1 milhão para famílias de baixa renda a partir de parcerias com diversas organizações, além da doação de máscaras para a Santa Casa de São Paulo e o Hospital Tide Setúbal.

O 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil também foi afetado pela pandemia. Realizado em formato 100% online, o evento reuniu 1.700 participantes e teve o enfrentamento da covid-19 presente em diferentes trabalhos. Entre os principais assuntos dos simpósios figuraram entre outros temas, cirurgia pediátrica, neurologia, imunodeficiências e alergias e desafios enfrentados no consultório pediátrico.

O Sabará se adaptou à pandemia com o lançamento de serviços de telemedicina, a reorganização do fluxo cirúrgico e do atendimento do pronto-socorro e o programa Sabará nas Escolas, voltado para promover o retorno seguro da rotina escolar. Além disso, o hospital seguiu na vanguarda da pediatria, ampliando o cuidado para as crianças com doenças crônicas, com o lançamento do Centro de Excelência em Alta Complexidade, o serviço de enfermeiro navegador, e o Programa de Terapia Fetal e Neonatal.

2019

A Fundação segue expandindo a sua atuação, com a assinatura do Pacto Nacional pela Primeira Infância e a integração a Worldwide Initiatives for Grantmaker Support (Wings), rede internacional que promove o desenvolvimento do investimento social.

No PENSI, a equipe comemora as novas instalações – com o dobro do tamanho anterior, o instituto passa a contar com novas salas de trabalho, auditório, biblioteca e o Centro de Simulação Realística, que possibilita a estagiários e residentes em pediatria reproduzir situações reais em um robô idêntico a uma criança.

Outras novidades vêm da área de ensino. É lançada a residência em pediatria geral e em medicina intensiva pediátrica, um projeto conjunto do PENSI e o Sabará. Já a parceria com a Faculdade Educatie, a pós-graduação Psicologia e Saúde da Criança apresenta a abordagem Child Life Specialist, um profissional clínico que faz parte da equipe multidisciplinar do hospital e ajuda crianças e famílias a lidarem melhor com a hospitalização.

2018

Em paralelo à programação do Congresso, foi realizado o 1º Fórum de Políticas Públicas de Saúde para a Infância, que contou com a participação de cinco representantes de candidatos a eleição presidencial. Um painel de especialistas desdobrou as principais questões que envolvem a saúde infantojuvenil no Brasil, desde a mortalidade à falta de proteção social.

Em mais um movimento pioneiro, a fundação traz para o Brasil um novo tipo de profissional de saúde. Especializado no desenvolvimento infantil, o Child Life Specialist ajuda as crianças e suas famílias a lidar com o estresse e a incerteza durante a hospitalização. A partir de brincadeiras, preparação e atividades de autoexpressão, o especialista atua junto com a equipe multidisciplinar para trazer uma experiência mais leve aos pequenos pacientes.

Firmada uma parceria internacional com as Universidade de Harvard, Maryland e Tulane para trazer ao Brasil um estudo sobre impactos no desenvolvimento neurológico e psicossocial de crianças em abrigos. A pesquisa Impactos de Intervenções sobre a Institucionalização está sendo conduzida pelo Instituto PENSI em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com apoio do Tribunal de Justiça de São Paulo e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Com mais de 1.600 participantes, o 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil analisou de temas abrangentes, como o aumento da mortalidade infantil e a obesidade entre crianças e adolescentes, ao atendimento especializado, como o tratamento com oxigenação com membrana extracorpórea (ECMO) na UTI do Hospital Sabará. Os 11 palestrantes estrangeiros apresentaram uma abordagem atual nas pesquisas sobre autismo, Síndrome de Down, radiologia, doenças respiratórias e imunológicas e nutrição.

2017

Os bons resultados financeiros estimulam o Conselho Superior a criar um fundo patrimonial a partir dos recursos gerados pelo hospital, para financiar a atuação do Instituto PENSI e projetos sociais em saúde infantil. Acompanhando este movimento, a fundação reorganiza a sua estrutura de governança, com a contratação de lideranças executivas.

Realização da primeira edição da Viagem Fantástica – cerca de 120 voluntários passam o final de semana dedicados à construção de duas praças no bairro do Jardim Lapenna, na Zona Leste de São Paulo.

2016

Um ano de novidades no Instituto PENSI. Em parceria com o professor Antonio Condino Neto (ICB-USP), o PENSI tem o seu primeiro projeto aprovado pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). O Projeto para Triagem Neonatal de Imunodeficiências estudou o uso de uma tecnologia inovadora no diagnóstico precoce de doenças e síndromes associadas a problemas de imunidade. Com dados de mais de 26 mil crianças de 9 estados brasileiros, seus resultados foram cruciais para que o teste do pezinho ampliado virasse política pública do SUS.

Com um novo nome, o 3º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil aponta para uma ampliação do conceito de saúde, passando a incluir as dimensões biopsicossociais de crianças e adolescentes. Os quase 1.800 participantes contam com uma programação que explora a abordagem multiprofissional e multidisciplinar do atendimento à criança.

2015

A ONG Autismo e Realidade passa a fazer parte do Instituto PENSI. Criada em 2010, a organização reunia famílias de pessoas no espectro autista e profissionais de saúde para facilitar o acesso a informações científicas sobre o transtorno.

2014

Já parte da Rede Nacional da Primeira Infância, a Fundação expande sua atuação neste tema ao integrar-se ao Núcleo Ciência pela Primeira Infância (NCPI). Na sequência, realiza uma parceria com a fundação Tide Setubal, que desenvolve projetos de combate à desigualdade nas periferias de São Paulo. Esta atuação serve como base para a pesquisa “Impacto da creche sobre crianças em território vulnerável”, lançada em 2017, que tem como objetivo contribuir para políticas públicas de desenvolvimento saudável da primeira infância.

O 2º Congresso Internacional Sabará de Especialidades Pediátricas tem como pauta o atendimento integral em pediatria. Com um expressivo crescimento de público – quase 1.600 participantes –, o evento abre espaço para os trabalhos de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, voluntários, profissionais de humanização e pesquisadores. Também é marcante a apresentação da Sociedade de Pediatria de São Paulo e da Rede Nacional da Primeira Infância, que discute sobre a importância do brincar.

2013

Uma grande conquista para o Hospital: o Sabará recebe a acreditação da JCI (Joint Commission International), principal órgão certificador de qualidade de instituições de saúde no mundo. Com a rigorosa avaliação de mais de 1.000 itens de atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional, o Sabará teve atestado o nível internacional de seus serviços. Até então, apenas quatro hospitais pediátricos fora dos Estados Unidos tinham a certificação: dois na China, um na Itália e o Sabará, no Brasil.

Agora com o nome de Fundação José Luiz Egydio Setúbal, a entidade tem sua atuação direcionada a dois propósitos: de assistência médico-hospitalar, representada pelo Sabará Hospital Infantil, e o de ensino, pesquisa, projetos sociais e voluntariado, a cargo do Instituto PENSI.

2012

Em junho, é criado o Instituto PENSI — Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil, uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) responsável pelas áreas de educação, ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação. Logo em seguida, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FJLES, que avalia aspectos éticos de pesquisas em crianças e adolescentes, é aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Para comemorar os 50 anos do hospital, é realizado o 1º Congresso Sabará de Especialidades Pediátricas. Com mais de 300 palestrantes, entre brasileiros e estrangeiros, o evento conta com a participação dos presidentes da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade de Pediatria de São Paulo, da ex-senadora Marina Silva, do neurologista Dr. Miguel Nicolelis e do sociólogo Eduardo Giannetti.

2010

Este é um grande ano, que começa com a inauguração da nova sede do Sabará, na Avenida Angélica, 1987. A festa conta com a presença do prefeito Gilberto Kassab e dos secretários da Saúde e do Desenvolvimento Urbano. Com ambientes lúdicos e interativos, o novo espaço de 17 mil metros quadrados possui 104 leitos, sendo 28 em UTIs. O projeto – criado com a criança no centro da experiência – é assinado por Diana Malzoni, Luciane Vaz e o médico e arquiteto Domingos Fiorentini, uma das referências na arquitetura hospitalar brasileira.

Em seguida, é lançado Centro de Ensino e Pesquisa, que seria o embrião do Instituto PENSI. O desafio inicial é capacitar profissionais da saúde que atuam em pediatria e difundir conhecimentos sobre saúde infantojuvenil para famílias, cuidadores e o público em geral.

Este também foi o ano em que o Hospital Sabará se tornou uma fundação sem fins lucrativos, com o resultado financeiro direcionado a ações filantrópicas.

2008

O ano começa com o lançamento do Programa da Qualidade para promover a melhoria contínua dos serviços e o desempenho de profissionais e setores do hospital. Em seguida, é a vez do Grupo de Humanização, que busca uma política institucional de resgate da humanização por meio de ações como festas temáticas, uso de brinquedos terapêuticos e quadros de fotos na UTI.

2006

Início do Projeto Criança, que previa a construção de um novo hospital e a transformação de uma sociedade anônima em uma associação sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa e educação em pediatria.

2005

A história da Fundação começa com a compra do Pronto Socorro e Hospital Infantil Sabará, que já atuava há pouco mais de 40 anos na antiga sede, na Rua Dona Antônia de Queiroz. A ideia inicial era utilizar os recursos gerados pelo hospital em iniciativas para a melhoria das condições de saúde de crianças e adolescentes vulneráveis no Brasil. Nesse período, o Sabará Hospital Infantil aposta em aprimoramento de recursos humanos e serviços, em busca de qualidade e de atendimento humanizado. Na nova fase, essa premissa é seguida até na decoração dos espaços físicos.

Memória e Referência

Em 2018, teve início a implantação do Centro de Memória e Referência. O projeto tem como propósito ser um programa permanente de captação, organização, preservação de registros documentais do Sabará Hospital Infantil e do Instituto PENSI, promovendo o papel dos mesmos no desenvolvimento da pediatria no Brasil.

O primeiro módulo do trabalho, realizado por historiadores e documentalistas, se concentrou no mapeamento e tratamento do acervo de valor histórico, na pesquisa em fontes internas e externas, na produção de cronologia institucional, no estudo para concepção de portal e banco de dados e no planejamento do programa de história oral. O acervo histórico e o conteúdo produzidos serão disponibilizados aos colaboradores e parceiros da Fundação.

Livro 10 Anos

O livro conta a história da formação e dos primeiros dez anos da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES). Raízes e Asas narra como foi criada a maior instituição focada em saúde infantil no país. Registra seu aprendizado e atuação em iniciativas sociais dedicadas à melhoria da qualidade de vida na infância; na pesquisa e ensino de conhecimento científico com foco em saúde infantil; e na assistência médica infantojuvenil. Pelo que tem de universal e pelo que tem de único, esse é também o retrato do período de gestação, nascimento, primeiros passos e infância de uma organização do ecossistema de filantropia e investimento social privado no Brasil contemporâneo.

Nosso Trabalho

Leia Mais

Notícias

Leia Mais

Translate »