Home 9 Nosso Trabalho 9 Investimento na Saúde Infantil 9 Fórum de Políticas Públicas

Fórum de Políticas Públicas

O avanço das desigualdades prejudica o desenvolvimento de crianças e adolescentes em nosso país. Entendemos que a melhor forma de construir juntos uma sociedade mais justa é pela garantia de bem-estar de nossa juventude.

Foi isso que nos motivou a reunir especialistas de diferentes áreas para analisar dados, debater hipóteses, apontar caminhos e, com isso, incentivar governos, entidades e o público em geral a priorizar os investimentos na infância.

5ª Edição

A 5ª Edição do Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que acontece no dia 24 de outubro de 2023, no Instituto Butantan em São Paulo, com o tema Cobertura Vacinal de crianças

No Brasil, apesar do sucesso do Programa Nacional de Imunização, as coberturas vacinais têm sofrido quedas desde 2016, de acordo com dados do DataSUS. Desde 2019, nenhuma das vacinas oferecidas para crianças com até 1 ano atingiu o mínimo de 90% de cobertura, acendendo um alerta para o risco de um retorno de doenças já erradicadas, como o Sarampo e a Poliomielite.  

Neste Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância teremos o lançamento de dois estudos inéditos sobre hesitação vacinal e desinformação, além de abordar as estratégias e desafios para a retomada das altas coberturas vacinais em crianças e boas práticas. Com isso, esperamos ampliar o debate e criar um espaço de diálogo entre atores de diversos setores da sociedade civil, poder público e academia.

Programação

8h00 – Credenciamento/Café de boas-vindas

8h30 – Abertura ​

Esper Georges Kallás – Presidente do Instituto Butantan
José Luiz Egydio Setúbal – Presidente e Fundador da FJLES​

9h00 – Mesa 1 – Desafios para a Retomada das Altas Coberturas Vacinais no Brasil​

Moderação: Luciana Phebo – Chefe de Saúde do UNICEF Brasil
Palestrantes:
Thayssa Fonseca – Coordenadora Geral do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde
Geraldo Reple Sobrinho – CONASEMS

10h30 – Mesa 2 – Lançamento da Pesquisa Inédita sobre Hesitação Vacinal​

Moderação: Marcos Paulo de Lucca Silveira – Fundação José Luiz Egydio Setúbal
Palestrantes:
Apresentação: Lorena Barberia – Departamento de Ciência Política/USP
Debatedor: José Cassio de Moraes – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

11h30 – Mesa 3 – Ações para retomada das altas coberturas​ vacinais na infância

Moderação: Dr. Renato Kfouri – Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)
Palestrantes:
Maria de Lourdes Maia – Departamento de Assuntos Médicos, Estudos Clínicos e Vigilância Pós-Registro de Bio-Manguinhos/Fiocruz
Sayonara Cidade – Secretaria de Saúde do Município de Baturité (CE) /Busca Ativa Vacinal/UNICEF
Athenê Maria de Marco França Mauro – Prefeitura Municipal de São Paulo

13h00 – Almoço oferecido pela FJLES

14h00 – Mesa 4 – Comunicação e Desinformação

Moderação: Paula Miraglia – Nexo Jornal
Palestrantes:
Ana Julia Bonzanini Bernardi – Instituto Democracia em Xeque
João Guilherme Bastos dos Santos – Instituto Democracia em Xeque
Chloé Pinheiro – Podcast Ciência Suja/Revista Veja Saúde

Assista a Transmissão:

Fotos do Evento:

4ª Edição

No dia 5/10/2022 aconteceu o 4º Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância, promovido pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, sob o tema “insegurança alimentar em crianças e adolescentes”. Houveram mesas temáticas para debater o assunto com base nas experiências práticas de enfrentamento que vão da articulação local, passando pelo uso da tecnologia e inteligência artificial a políticas redistributivas.

O evento híbrido aconteceu em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, das 8h às 13h, com transmissão ao vivo pela Canal Saúde na Infância no YouTube.

Assista ao Fórum no player abaixo:

3ª Edição

Realizado de forma online, a 3ª edição teve como tema “Violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes – o papel da prevenção”, e contou com mesas temáticas com base no contexto brasileiro dos casos, a percepção nacional sobre esse tipo de agressão e as estratégias de enfrentamento e prevenção dos abusos. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Instituto Galo da Manhã e a Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes foram parceiros do evento.

Violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes – dados do contexto brasileiro.

Esta sessão debateu este fenômeno no Brasil, bem como o papel do Estado e da sociedade em sua prevenção. Foram apresentados os primeiros resultados de um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública dos registros de ocorrência sobre maus-tratos e violência doméstica, além das violências letais e sexuais, em 12 Unidades da Federação das cinco regiões do país para o período de janeiro de 2019 até junho de 2021.

Debatedores:

  • Cassia Carvalho, Global Partnership to End Violence (ONU/ UNICEF)
  • Sofia Reinach, Fórum Brasileiro de Segurança Pública
  • Luciana Temer, Instituto Liberta
  • Érika Kokay, Deputada Federal (PT/DF)
  • Mediação: Paula Miraglia, Nexo Jornal

Violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes – a percepção dos brasileiros.

Nesta sessão foram debatidos os achados de uma pesquisa nacional, encomendada pela FJLES e o Instituto Galo da Manhã, que busca capturar a percepção das atitudes e comportamentos da população brasileira em relação a violência e maus-tratos contra criança e adolescentes. Entender e debater os valores e práticas na criação de crianças e adolescentes é fundamental para protegê-las, garantir direitos e zelar pelo seu desenvolvimento saudável.

Debatedores:

  • Fabiana da Silva, Apadrinhe um Sorriso
  • Luci Pfiffer, Sociedade Brasileira de Pediatria (a confirmar)
  • Rodrigo Sinott, UNIFESP – PROVE (Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência)
  • Mediação: José Luiz Egydio Setúbal, FJLES

Violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes – como enfrentar e prevenir?

Gestores de iniciativas que buscam prevenir a violência e apoiar crianças, adolescentes e suas famílias na superação de traumas compartilharam acertos e desafios de suas práticas. Estas iniciativas integram o estudo que está sendo realizado pela parceria da FJLES com a Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes para o mapeamento e sistematização em estudos de casos de dez práticas de prevenção e enfrentamento da violência contra criança e adolescentes no Brasil.

Debatedores:

  • Ana Paula Lima, Anai, Projeto Cunhataí Ikhã
  • Márcia Dias, Associação Santa Fé
  • Gabriela Peixinho, Luta pela Paz
  • Michael Farias Alencar Lima, Secretaria de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista
  • Mediação: Renata Rivitti, Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo.

2ª Edição

A 2ª edição do Fórum marcou o início da jornada da FJLES nos seus três temas prioritários para esta década, com a produção de white-papers sobre imunizações, saúde mental e segurança alimentar.

Conduzido pela jornalista especializada em saúde Natalia Cuminale, o fórum reuniu autoridades destas três áreas.Juarez Cunha, pediatra e Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e Renato Kfouri, Pediatra e Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Christian Kieling, Psiquiatra e professor UFRGS e Jair Mari, psiquiatra e chefe do Departamento de Psiquiatria e Psicologia da UNIFESP, Mauro Fisberg, pediatra, nutrólogo e coordenador do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares do Instituto PENSI, Maria Paula de Albuquerque – nutróloga e diretora clínica do CREN/UNIFESP, Flavia Mori Sarti, economista, nutróloga e Professora Associada da EACH-USP.

Por conta da pandemia, ele foi realizado no formato híbrido e os vídeos das sessões podem ser acessadas pelo canal do YouTube Saúde da Infância e, na nossa página de Notícias, é possível ver um resumo do evento.

1ª Edição

A primeira edição do fórum foi realizada em setembro de 2018, no Teatro Maksoud Plaza (São Paulo), com apoio técnico do Instituto PENSI e curadoria das revistas Veja e Saúde. O evento teve dois eixos. Em um, mais conjuntural, representantes de candidatos à Presidência da República apresentaram suas propostas para a infância e a adolescência. Em outro, mais estrutural, especialistas abordaram os principais desafios da área. Reunimos neste relatório as apresentações feitas pelos estudiosos na ocasião, envolvendo temas como políticas públicas para a infância, a mortalidade infantil e suas discrepâncias nacionais, obesidade infantil e o impacto da violência sobre as crianças e adolescentes.

PDF Interativo da 1ª Edição do Fórum de Políticas Públicas

Baixe o PDF interativo que reune os temas discutidos no 1ª Fórum de Políticas Públicas de Saúde para a Infância.

Quem Somos

Saiba Mais

Biblioteca

Saiba Mais

Notícias

Saiba Mais

Translate »