O avanço das desigualdades prejudica o desenvolvimento de crianças e adolescentes em nosso país. Entendemos que a melhor forma de construir juntos uma sociedade mais justa é pela garantia de bem estar de nossa juventude.
Foi isso que nos motivou a reunir especialistas de diferentes áreas para analisar dados, debater hipóteses, apontar caminhos e, com isso, incentivar governos, entidades e o público em geral a priorizar os investimentos na infância.
1ª Edição
A primeira edição do fórum foi realizada em setembro de 2018, no Teatro Maksoud Plaza (São Paulo), com apoio técnico do Instituto PENSI e curadoria das revistas Veja e Saúde. O evento teve dois eixos. Em um, mais conjuntural, representantes de candidatos à Presidência da República apresentaram suas propostas para a infância e a adolescência. Em outro, mais estrutural, especialistas abordaram os principais desafios da área. Reunimos neste relatório as apresentações feitas pelos estudiosos na ocasião, envolvendo temas como políticas públicas para a infância, a mortalidade infantil e suas discrepâncias nacionais, obesidade infantil e o impacto da violência sobre as crianças e adolescentes.
PDF Interativo da 1ª Edição do Fórum de Políticas Públicas
Baixe o PDF interativo que reune os temas discutidos no 1ª Fórum de Políticas Públicas de Saúde para a Infância.
2ª Edição
A 2ª edição do Fórum marcou o início da jornada da FJLES nos seus três temas prioritários para esta década, com a produção de white-papers sobre imunizações, saúde mental e segurança alimentar.
Conduzido pela jornalista especializada em saúde Natalia Cuminale, o fórum reuniu autoridades destas três áreas.Juarez Cunha, pediatra e Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e Renato Kfouri, Pediatra e Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Christian Kieling, Psiquiatra e professor UFRGS e Jair Mari, psiquiatra e chefe do Departamento de Psiquiatria e Psicologia da UNIFESP, Mauro Fisberg, pediatra, nutrólogo e coordenador do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares do Instituto PENSI, Maria Paula de Albuquerque – nutróloga e diretora clínica do CREN/UNIFESP, Flavia Mori Sarti, economista, nutróloga e Professora Associada da EACH-USP.
Por conta da pandemia, ele foi realizado no formato híbrido e os vídeos das sessões podem ser acessadas pelo canal do YouTube Saúde da Infância e, na nossa página de Notícias, é possível ver um resumo do evento.
3ª Edição
Realizado de forma online, a 3ª edição teve como tema “Violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes – o papel da prevenção”, e contou com mesas temáticas com base no contexto brasileiro dos casos, a percepção nacional sobre esse tipo de agressão e as estratégias de enfrentamento e prevenção dos abusos. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Instituto Galo da Manhã e a Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes foram parceiros do evento.
Violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes – dados do contexto brasileiro.
Esta sessão debateu este fenômeno no Brasil, bem como o papel do Estado e da sociedade em sua prevenção. Foram apresentados os primeiros resultados de um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública dos registros de ocorrência sobre maus-tratos e violência doméstica, além das violências letais e sexuais, em 12 Unidades da Federação das cinco regiões do país para o período de janeiro de 2019 até junho de 2021.
Debatedores:
- Cassia Carvalho, Global Partnership to End Violence (ONU/ UNICEF)
- Sofia Reinach, Fórum Brasileiro de Segurança Pública
- Luciana Temer, Instituto Liberta
- Érika Kokay, Deputada Federal (PT/DF)
- Mediação: Paula Miraglia, Nexo Jornal
Violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes – a percepção dos brasileiros.
Nesta sessão foram debatidos os achados de uma pesquisa nacional, encomendada pela FJLES e o Instituto Galo da Manhã, que busca capturar a percepção das atitudes e comportamentos da população brasileira em relação a violência e maus-tratos contra criança e adolescentes. Entender e debater os valores e práticas na criação de crianças e adolescentes é fundamental para protegê-las, garantir direitos e zelar pelo seu desenvolvimento saudável.
Debatedores:
- Fabiana da Silva, Apadrinhe um Sorriso
- Luci Pfiffer, Sociedade Brasileira de Pediatria (a confirmar)
- Rodrigo Sinott, UNIFESP – PROVE (Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência)
- Mediação: José Luiz Egydio Setúbal, FJLES
Violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes – como enfrentar e prevenir?
Gestores de iniciativas que buscam prevenir a violência e apoiar crianças, adolescentes e suas famílias na superação de traumas compartilharam acertos e desafios de suas práticas. Estas iniciativas integram o estudo que está sendo realizado pela parceria da FJLES com a Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes para o mapeamento e sistematização em estudos de casos de dez práticas de prevenção e enfrentamento da violência contra criança e adolescentes no Brasil.
Debatedores:
- Ana Paula Lima, Anai, Projeto Cunhataí Ikhã
- Márcia Dias, Associação Santa Fé
- Gabriela Peixinho, Luta pela Paz
- Michael Farias Alencar Lima, Secretaria de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista
- Mediação: Renata Rivitti, Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Quem Somos
Saiba Mais
Biblioteca
Saiba Mais
Notícias
Saiba Mais